sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Brunch de domingo: crepes recheados com cogumelos e creme de queijo


Crepe de queijo e cogumelos: a redução de vinagre balsâmico dá o toque final!

Crepe é uma daquelas comidas que todo mundo adora, mas morre de preguiça de fazer em casa. Pelo menos falo por mim. Aquela massa bem fininha que parece complicadíssima, preparar o recheio e a montagem do prato acabam desanimando qualquer um. Vou falar que um dos meus maiores incentivos pra tentar prepará-los foi o preço do danado em restaurantes: com um recheio mais elaborado pode custar até 25 reais (pelo menos na creperia que eu gosto de ir). Se você pensar que a massa do crepe é só farinha, leite e ovos, coisa de centavos, 25 reais é uma bela grana não? Em casa, uma receita pra quatro pessoas varia de 5 a 15 reais dependendo do recheio. Bom demais né?

Existem várias maneiras de preparar a massa do crepe, variando desde a espessura e maneira de dobrar, até os temperinhos que vão dar sabor à massa.  Essa receita é de um livro de receitas que tenho "Seattle's most celebrated chefs", um livro com uma seleção de receitas incríveis dos melhores restaurantes de Seattle. Sempre gosto de acrescentar ou tirar algum ingrediente de acordo com meu gosto pessoal. Pra essa receita, acrescentei espinafre e muçarela ao creme de queijo. O creme de queijo é super saboroso e fica com uma textura incrível. A calda de balsâmico dá o toque final, harmonizando todos os sabores do prato. Delícia!

 Apesar de ter achado super simples de fazer, esse prato leva  um certo tempo de preparo. Demorei pouco mais de uma hora, mas valeu cada minuto! Foi 100% sucesso! Com uma saladinha e um belinni geladinho, sua manhã de um domingo qualquer vai se tornar um dia super especial! Bora lá!


CREPES RECHEADOS COM QUEIJO E COGUMELOS

Ingredientes (4 pessoas)

Para a massa:
  • 1/2 xícara de cebolinha
  • 2 xícaras de leite
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha
  • sal e pimenta a gosto
1) Bata a cebolinha no liquidificador com o leite ate virar um líquido verdinho.
2) Acrescente os ovos e bata por mais alguns segundos
3) Acrescente a farinha e bata bem até que vire uma massa bem líquida, algo como sorvete derretido. Se precisar coloque um pouco mais de leite pra obter a textura desejada
4)Unte uma frigideira antiaderente de 30 cm de diâmetro e esquente-a em fogo baixo. Coloque meia xicara da massa na frigideira quente espalhando a massa ate que toda a frigideira esteja coberta por ela. Doure por 2 minutos de cada lado, sempre em fogo baixo. Retire da frigideira e ponha em um prato. Repita o processo e vá empilhando os crepes à medida que ficam prontos. Pra quatro pessoas, 8 crepes são suficiente.

Para o recheio

  • 1 xicara de ricota
  • 1/2 xicara de queijo muçarela
  • 1/2 de queijo parmesão
  • 1/2 xicara de espinafre cozido
  • 1 cebola picadinha
  • 1 cabeça de alho
  • 100gr de cogumelos frescos (vendido em bandejinha no supermercado)
  • raspas de 2 limões sicilianos
  • 1 xicara de vinagre balsâmico
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • sal, pimenta e noz moscada
1) Em uma assadeira, coloque os cogumelos, um pouco de azeite e pimenta do reino. Asse por 30 minutos em forno a 180 graus.
2) Pegue a cabeça de alho inteira (com casca e tudo) e enrole no papel alumínio. Coloque na mesma travessa dos cogumelos pra assá-los. O alho depois de assado fica super docinho e delicado, pode usar a cabeça inteira sem medo que não vai ficar aquele gosto forte de alho
3) Enquanto os cogumelos e o alho assam, misture os queijos em uma tigela. Tempere com sal, pimenta, noz moscada (bastante!) e as raspas de limão siciliano.
4) Refogue a cebola em uma frigideira com azeite ou manteiga (2 colheres de sopa), tempere com sal e pimenta e deixe dourando até que elas fiquem macias e caramelizadas. Mais ou menos uns 8 minutos, mexendo sempre.
  5) Acrescente as cebolas ao creme de queijo e os cogumelos já assados. Retire a casca do alho (o alho praticamente desliza pra fora da casca) e amasse bem o alho ate virar uma pasta. Incorpore ao creme de queijo. Aproveite o forno quente e coloque o creme pra esquentar, e derreter os queijos.

Redução de balsâmico

O vinagre balsâmico por ser docinho, se reduz a uma calda bem grossinha. Super fácil de fazer. Ponha uma xícara de vinagre balsâmico numa panelinha pequena, um ramo de alecrim e deixe ferver em fogo baixo por uns 30 minutos. Cuidado pra não passar do ponto, ele tem que ficar levemente grossinho, mas não virar ponto de bala heim?

Montagem

Pegue um crepe e imagine ele dividido em 4 partes. Em uma das partes coloque uma colher bem generosa de recheio. Dobre ao meio e dê uma leve amassada. Por fim, dobre ao meio de novo. Quando todos estiverem prontos, aqueça-os no forno por uns 5 minutos pra ficarem bem quentinhos na hora de servir. Já no prato, decore com a redução de balsâmico.

6 comentários:

  1. Oi Mariana, adorei o seu blog/site. Minha irmã é amiga da tua irmã e pelo visto o sucesso na cozinha é de família, porque sei que a Bela faz ótimas sobremesas!! Estou com a ideia de abrir um café/restaurante ano que vem e estou conversando com ela sobre o assunto. Parabéns pelo layout, pelas fotos e pelas receitas...fiquei com vontade de fazer todas!!! Também ando me aventurando na cozinha e também tenho um blog www.julianabaronpinheiro.blogspot.com. Logo vou falar de ti lá porque adorei o modo como tu apresenta os pratos!! beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Ju! Que fofa! Que bom que gostasse, fiquei muito feliz de ler seu comentário! Vou torcer pra ideia do restaurante ir pra frente, minha irmã fala disso há tanto tempo! Vou dar uma olhadinha no seu blog, e fica de olho que to com várias postagens no forno! Uma mais delícia que a outra! Se fizeres alguma das receitas que eu posto, ia adorar saber como ficaram!! Vamos trocando figurinhas através de nossos blogs né? beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mariana!
    Acabei de fazer o crepe, foi jantar, nao brunch, sofri um pouquinho p/fzer eles redondos, os primeiros pareciam um mapa, como disse meu namorado...kkk
    Mas ficou uma delicia!
    Nao segui a sua receita, fiz so um molho branco do Gordon Ramsay e adicionei champignon com shallots, ficou otimo!
    Vou fazer mais vezes p/ praticar...kk
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Beatriz! Que bom ouvir que vc testou os crepes! Não se preocupe, o meu primeiro crepe tbm não deu muito certo. Ficou grosso demais. O bom é que a massa é tão baratinha que podemos nos dar o luxo de fazer e errar até acertar! Vc usou que panela? Minha frigideira é bem redondinha, então consegui acertar o formato. Fiquei curiosa pra experimentar o seu recheio! Como vc fez exatamente? O bom do crepe é que da pra deixar a imaginação voar e usar o recheio que quisermos! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. OI Mariana!
    Entao, usei uma frigideira redonda msm, axo q a minha massa ficou um pouco mais grossa do q deveria...vou tentar de novo qquer hora.

    O recheio eu fiz assim:
    Fiz essa receita de molho bco do Gordom Ramsay www.youtube.com/watch?v=VlMtbX-0ABA
    Usei queijo cheddar da Mainland que tem aqui na NZ chamado Vintage, o gosto eh bem parecido com parmesao.
    E dpois na frigideira fritei shallots com um pouquinho de azeite e o champignon (de lata msm) fatiado, so p/ tirar a agua e dar uma douradinha, so temperei com sal e pimenta moidos na hora.
    Ficou uma delicia!! =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Amei essa receita!!
    Linda e sofisticada! (Além de parecer deliciosa)
    Estou louca pra testar!

    ResponderExcluir