quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Moqueca de Peixe

Moqueca baiana: explosão de sabores

Se você me perguntar qual é meu prato favorito, provavelmente vou responder moqueca. Aliás, acho essa pergunta um pouco injusta, afinal como escolher um prato entre tantos maravilhosos? Mas há algo que me fascina na simplicidade da moqueca. Nenhum método mirabolante ou ingrediente complicado. Apenas uma combinação de sabores que deu certo, aquele gostinho de comida rústica, de ingredientes frescos e um leve toque exótico, característico do azeite de dendê. Sou louca por azeite de dendê. Apesar de ter nascido em Salvador, só fui conhecer a cidade 24 anos depois (me mudei pra Floripa aos 8 meses de idade). O que mais gostei na cidade foi o cheiro quase hipnotizante de azeite de dendê, indicando que em alguma esquina, encontraria alguma baiana vendendo acarajé, anunciando ser o seu, o melhor da cidade.

Existe moqueca de peixe, de camarão, lula, mariscos ou de qualquer coisa que sua imaginação permitir! Cresci comendo essa receita, então a  escolhi para inaugurar a seção moqueca. Mais pra frente pretendo colocar outras receitas de moqueca que também são sucesso. Se você é daqueles que acha moqueca um prato complicado de fazer em casa e geralmente só pede em restaurante, tente fazer esta pelo menos uma vez! Há grandes chances de você mudar de ideia...

MOQUECA DE PEIXE

Ingredientes (5 pessoas)
  • 1kg de postas de peixe (cação, namorado ou qualquer outro de sua preferência)
  • 2 cebolas grandes cortadas em rodelas
  • 2 pimentões (1 verde e 1 vermelho) cortados em rodelas
  • 4 tomates em rodelas
  • 1 xícara de coentro picado
  • 150 ml de leite de coco
  • ½  xícara de azeite de dendê (ou a gosto do freguês)
  • ½ xícara de água
  • suco de meio limão

1) Tempere as postas do peixe com sal e pimenta.
2) Em uma panela, de preferência de barro, coloque metade das rodelas de tomate, pimentão,  cebola, o coentro  e as postas de peixe. Em seguida cubra-as  com a outra metade dos temperos. 
3) Regue com o leite de coco dissolvido em ½ xícara de água e parte do azeite, tampe a panela e cozinhe em fogo brando até que o peixe cozinhe, em torno de 15 minutos. Alguns minutos antes de desligar, acrescente o restante do azeite de dendê.
4) Por último acrescente o suco de limão. 



10 comentários:

  1. Oba, chegou a vez da nossa velha moqueca, aquela que já marcou momentos maravilhosos em nossas vidas! Delícia!

    ResponderExcluir
  2. Mariana parece ser muito fácil! Vou providenciar a panela, fazer e depois te digo como ficou!!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Mari, voltei pra dizer uma coisa, acho que seu feed não ta certo ok? pois fui adicionar seu blog no meu reader, e as últimas postagens são d 7 de fevereiro, essas mais novas não aparecem.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Ju, é facílima, não tem erro! O único cuidado que tem que tomar é não deixar o peixe cozinhar demais! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Sra. N, vou dar uma olhada no que está acontecendo! Me conta quais as receitas vc consegue ver? Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Mari,

    Já tentasse fazer um molinho tipo pomodoro e colocar no lugar da água ( entre as camadas de peixe) fica uma delicia e da uma corzinha e engroça o molho.
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rudi! Nunca experimentei esse truque! Tu usa molho pronto ou faz em casa? Eu particularmente gosto do molho bem tipo sopa mesmo, mas essa ideia parece bem interessante! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,


    Tb sou baiana e moro em Salvador. Sua moqueca está linda e parece deliciosa. Só uma dica, ao invés de colocar água, experimente colocar leite de vaca. Te garanto conterrânea, fica deliciosa e um caldinho mais encorpado e o limão usamos para LAVAR o peixe somente, não colocamos no cozimento....só uma dica, ok?
    Bjs, parabéns, sucesso no doutorado e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mara!

    Que bom que vc encontrou o blog e curtiu minha moqueca! Com certeza vou testar suas dicas, pois a busca pela moqueca perfeita é eterna! Gosto de colocar limão no caldo só pra dar um azedinho gostoso. Amei a ideia do leite!! Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. A dica do leite dada pela Mara, realmente deve dar um toque especial na moqueca. Da próxima vez que fizer moqueca vou adicionar o leite.

    ResponderExcluir