quinta-feira, 17 de maio de 2012

Crème brûlée

Crème brûlée: menos é mais

Vou confessar que sinto bastante preguiça de preparar sobremesas. Tenho postado poucas receitas doces  justamente por isso. Geralmente prefiro preparar um prato mais elaborado sem sobremesa, do que um simples com.  Ainda mais que sempre tenho um chocolatinho em casa pra me salvar nos momentos preciso-de-um-doce-agora-ou-morrerei. Porém, existem ocasiões em que a sobremesa é mandatória. Neste dia das mães, resolvi fazer pela primeira vez o tradicional Crème brûlée. Presente nos cardápios de restaurantes sofisticados do mundo inteiro, esse creminho clássico francês vence pela simplicidade. Se você nunca imaginou que ele pudesse ser feito em casa, chegou a hora de mudar de ideia. Sem mistérios ou complicações e apenas 4 ingredientes, é a sobremesa-preguiça ideal para impressionar os amigos. Sua casa nunca esteve tão perto de virar um restaurante cinco estrelas!

CRÈME BRÛLÉE
  • 4 gemas e 1 ovo inteiro
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 xícaras de creme de leite fresco
  • 1/2 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de extrato de baunilha)
  • 1 colher de sopa de licor de laranja, como Grand Marnier (opcional)
1) Pré aqueça o forno a 150 graus
2) Coloque o creme de leite e a baunilha em uma panelinha. Esquente bem, mas não deixe ferver. (se for usar fava, faça um corte longitudinal nela para extrair a "polpa" e sementes. A fava não é comestível, mas tem muito sabor. Use a fava e a polpa no creme de leite)
3) Enquanto o creme de leite esquenta, bata as gemas, o ovo e 1/2 xícara de açúcar em velocidade baixa na batedeira, até que os ingredientes estejam bem misturados (não bata demais).
4) Acrescente o creme de leite quente lentamente à mistura de ovos e bata em velocidade baixa na batedeira. Adicione o licor de laranja (opcional). 
5) Encha potinhos individuais com o creme, e asse-os em banho maria de 45-60 minutos, varia de forno pra forno. Para o banho maria, encha uma assadeira alta com água fervente, e coloque os potinhos dentro. É importante que os potinhos estejam cobertos pela água até a metade. 
6) Depois de retirar do forno, deixe esfriar e coloque na geladeira por pelo menos 2 horas. Antes de servir, salpique açúcar em cada potinho e queime o açúcar com um maçarico. Caso não possua um maçarico, pode queimar o açúcar no forno. É assim: ligue a opção gratinar do forno e deixe ficar bem quente. Coloque os potinhos dentro de uma assadeira com água gelada pra que o creme não esquente. O gratinador deve apenas derreter e caramelizar o açúcar! Espere de 1 a 2 minutos antes de servir para que o açúcar esfrie e forme uma casquinha. 

PS- Essa receita precisa ser preparada com antecedência, já que exige pelo menos 2 horas de refrigeração. 

Fonte: Barefoot Contessa, Back to Basics

4 comentários: