terça-feira, 29 de maio de 2012

Frango Crocante Com Molho Agridoce de Laranja

Frango agridoce: mais alegria pro peito de frango

Peito de frango é a carne que mais aparece durante a semana no meu cardápio. Além de prático e versátil, é super fácil de encontrar em qualquer supermercado, o preço é ótimo, a carne possui baixo teor de gordura e está sempre macia.  Diria que o peito de frango só não é perfeito pois é necessário usar muita criatividade e artimanhas pra transformá-lo em algo especial. Eu até curto um franguinho grelhado simpático com arroz e salada, especialmente quando estou preocupada com as calorias. Mas ficar nessa de franguinho grelhado sem emoção cansa, então estou sempre correndo atrás de alternativas mais interessantes. 

Lembro da comida chinesa estar super em alta nos anos 90 e eu adorava quando minha mãe me levava no China in Box. Minha alegria era comer yakisoba na caixinha mesmo e na época não havia nada que eu gostasse mais. Tenho a impressão que a comida chinesa acabou ficando ofuscada (pelo menos em Floripa), depois da onda dos restaurantes japoneses. Espero estar errada, afinal os chineses são danados que só eles quando se trata de culinária. Super habilidosos e até um pouco exibidos ao cozinhar, os chineses e uma wok guardam um mundo de surpresas. Quando se trata de agridoce então, não há competição: eles têm as melhores ideias e combinações. Esse franguinho crocante, passado em um molho docinho e melado, é cheio de nuances interessantes de sabores, que vão desde o molho shoyo e gengibre ao suco de laranja e o ardido do molho Tabasco. Quer provar?


FRANGO AGRIDODOCE DE LARANJA

Ingredientes ( 4 pessoas):
  • 3 peitos de frango sem pele e sem osso cortados em cubinhos
  • 1/4 de xícara de sakê 
  • 1/2 de xícara de molho shoyo
  • 4 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 1 xícara de suco de laranja
  • 1/4 de xícara de água
  • 1 colher de sopa de Tabasco (ou a gosto)
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1/4 de xícara de cebolinha picada
  • 1 ovo
  • farinha de trigo pra empanar
  • 1 colher de sopa de maizena dissolvida em um pouco de água
1) Junte o frango, o sakê, 1/4 de xícara de shoyo e 2 colheres de gengibre em um saco plástico e deixe marinando por 30 minutos no mínimo.
2) Empane o frango assim: primeiro passe os cubinhos na farinha, depois em um ovo batido e de novo na farinha. Frite em óleo quente até que o frango esteja dourado. Se você estiver evitando frituras, asse o frango em forno preaquecido a 200 graus por uns 20 minutos ou até dourá-lo. Naturalmente não vai ficar tão crocante e suculento quanto o frito, mas também dá certo.
3) Para o molho, junte 1/4 de molho shoyo, o restante do gengibre, suco de laranja, água, tabasco, vinagre de arroz, açúcar. Mexa bem e deixe ferver por 3-4 minutos. Engrosse com a maizena, e deixe cozinhando por mais 2 minutos. Desligue o fogo, e coloque o frango já frito dentro da panela pra que ele pegue bastante molho. Salpique cebolinha e sirva com arroz japonês ou branco.


Um comentário:

  1. Fiz e garanto que é de comer ajoelhado! Por bom tempo ficarei afastada de restaurantes chineses...

    ResponderExcluir