sábado, 19 de maio de 2012

Meu xodó: frigideira de ferro fundido

Frigideira de ferro fundido: tem que ter! 

Deixando um pouco as receitas de lado, achei que seria útil dividir meus itens preferidos na cozinha. Ultimamente sempre que tenho um dinheirinho extra, em vez de ir ao shopping comprar sapatos, vou a lojas de cozinha pra comprar brinquedinhos culinários. Minha última aquisição foi uma máquina de massas que já usei e estou louca pra mostrar pra vocês.  

Hoje vou falar sobre a frigideira de ferro fundido que comprei há alguns meses e não vivo mais sem. É  ótima alternativa para evitar as panelas teflon, que acho duvidosas no quesito saúde, além de serem pouco duráveis. Ainda, é uma alternativa mais em conta do que as famosas panelas de ferro fundido esmaltadas, que apesar de excelentes são caríssimas. Um dia terei as lindas Le Creuset, mas por enquanto vou curtindo a minha de ferro. A panela de ferro é ótima porque: 

1) Não emite nenhum resíduo prejudicial, pelo contrário! A comida feita em panela de ferro é mais nutritiva, já que o próprio ferro dela é passado para comida. No passado, os médicos indicavam essas panelas para curar anemias, além de altamente indicadas para grávidas.

2) É antiaderente: com o devido tratamento (ela exige certos cuidados) cria uma fina camada antiaderente com o uso, tornando-a ideal para grelhar carnes, panquecas, omeletes etc. 

3) Atinge temperaturas altíssimas: não se compara a nenhum outro material. A panela de ferro fica pelando, além de manter o calor por muito mais tempo. É perfeita para selar carnes, que ficam lindas e muito saborosas quando feitas nessas frigideiras. 

4) Pode ser levada ao forno: perfeita para dar uma selada legal em uma carne que você vá assar. Sele a carne na frigideira e leve direto ao forno. Mais prático impossível! O melhor bolo de milho, com certeza é o feito em panela de ferro, pois fica bem dourado e com uma casquinha irresistível.

5) Dura pra sempre: e fica cada vez melhor com o tempo. Quem me dera ter herdado uma panela de ferro da minha vó!

Com tantas vantagens, você deve estar se perguntando por que ela não é tão popular nos lares ou listas de casamento. A panela de ferro fundido requer alguns cuidados e a manutenção pode parecer meio esquisita pra quem não está acostumado. Por exemplo, você não deve lavar suas panelas de ferro com esponja e detergente. Além disso, essas panelas precisam ser curtidas para que fiquem antiaderentes. Abaixo, os principais cuidados que devemos ter:

1) Para curtir: muitas panelas são vendidas pré-curtidas, mas é sempre bom "curti-la" completamente. Uma vez basta, a não ser que por algum motivo a panela perca o curtido. Antes de começar a usar, passe um pouco de óleo vegetal em um papel toalha, e passe o óleo pela panela inteira, dentro e fora. Coloque dentro do forno pré-aquecido a 180 graus, de cabeça pra baixo, na grelha de cima. Na grelha de baixo coloque uma assadeira comum, para recolher qualquer óleo que pingar da panela de ferro. Deixe no forno por 1 hora, deixe esfriar completamente (vai demorar um pouco) e a panela já está pronta pra ser usada. 

2) Para lavar: nunca deixe a panela de molho em água e sabão. Isso além de enferrujar a panela, tira todo o "curtido" precioso. O ideal é lavar logo depois de usar. Passe um papel toalha para retirar o excesso de comida, e lave apenas com água e uma esponja. Use o lado amarelo da esponja e água quente para tirar o "grosso da sujeira". Se ainda houver restos de alimento, use sal grosso como "detergente" para retirar o resíduo. Se depois de tudo isso ainda houver uns restinhos insistentes, coloque água quente e deixe ferver por alguns minutos. A medida que você for usando sua panela, ela vai ficando cada vez mais fácil de limpar, já que o "curtido" dela aumenta a cada uso. 

3) Para secar: para não enferrujar sua panela, depois de lavá-la seque imediatamente. Não deixe no escorredor ou secando ao natural. Seque primeiramente com um pano de prato e leve ao fogo por uns 2 minutinhos para que toda a água evapore. Depois disso, passe uma fina camada de óleo vegetal com papel toalha para reforçar o curtido. Gosto de guardar minha panela no forno, já que tem menos umidade. 

4) Para desenferrujar: apesar de ser uma super panela praticamente indestrutível, o ferro tem sua criptonita: a ferrugem. Não cuidou da panela como deveria e ela enferrujou? Não se desespere! Com uns truquinhos simples, sua panela ficará novinha em folha. Use uma batata cortada ao meio como "esponja" e bicarbonato de sódio como "detergente". Passe a batata na panela com o bicarbonato nos pontos onde há ferrugem. Para uma limpeza mais pesada, use palha de aço ou as de alumínio. Neste caso, provavelmente você terá que curtir a panela de novo. 

5) Para comprar: comprei a minha nos EUA e paguei uns 18 dólares, super barato. Como é uma panela muito pesada, nem pensar em pedir pra aquela amiga ou tia que está viajando trazer pra você. Achei uma boa variedade de panelas de ferro aqui, e se eu fosse comprar uma delas escolheria esse modelo. Evite as que vem com cabo de madeira, já que não podem ser levadas ao forno. A Tramontina tem uns modelos muito bacanas com o visual mais moderno, como essa aqui. Se você estiver podendo, as panelas francesas da Staub além de lindas são excelentes.(são as preferidas do chef Claude Troigros do "Que marravilha").  Quem estiver de viagem marcada pros EUA e quiser dicas de onde comprar, deixem comentário que eu respondo por lá! 

45 comentários:

  1. Oi Mariana
    Digamos que se formos seguir todo o manual pra cuidar da panela de ferro, vai nos dar um trabalhinho bem bom.
    Eu curto muito as panelas de pedra sabão.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Maria Célia, eu gostaria muito de ter uma panela de pedra sabão também! Já ouvi falar muito bem, além de achar lindas!

    Não tenho várias panelas de ferro, apenas a frigideira que uso pra substituir frigideiras de teflon. O antiaderente dela foi o apelo maior pra mim, e depois que vc se acostuma com o processo, o trabalho nem é tanto assim. Acho que vale a pena dar uma chance a ela :)

    ResponderExcluir
  3. Mari, minha mãe sempre usou panelas de ferro pra fazer carnes, legumes, enfim, sempre teve na casa dela. Eu não tenho nenhuma, mas vou pensar com carinho depois desse post! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ni, sua mãe está certíssima! Eu me convenci depois que vi que todos os chefs que se prezem têm uma! Resolvi arriscar já que é tão baratinha. Estou amando e recomendo!! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. I love the valuable info you supply in your posts. I like your writing style.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma tb!!! amo! morro de ciumes!rs

    seguindo esta gostosura de blog já!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. você tem razão..panelas de ferro é tudo de bom mesmo..parabens pela sua aquisição..bjo

    ResponderExcluir
  8. Very interesting cleaning info. I never knew that you could not was it with soap/detergent. Thanks Mari

    ResponderExcluir
  9. Oi Mariana,tudo bem?Eu estou pensando em comprar uma frigideira de ferro,mas não sei que marca comprar,a sua foi de que marca,da panela de ferro mineira,aquela q vende pelo site?Abs!

    ResponderExcluir
  10. Janayna, comprei a minha nos EUA, e essa marca nao vende no Brasil. A que eu achei no site foi apenas uma sugestao, numa usei ou ouvi falar da marca. Mas com ferro nao tem muito erro. Escolha um modelo com um design legal e sem nenhum cabo de madeira de preferencia! Se na sua cidade tiver uma mercado publico, vale a pena dar uma passadinha la pra ver se eles tem algum modelo. Depois me conta qual comprou! :)

    ResponderExcluir
  11. gente adorei esse blog ainda mais porque sou louca com panelas de ferro. discordo da maria célia, o cuidado com panelas de ferro é bem simples e garanto que são muito melhores que as de pedra. Mariana tambem discordo de voce pq nem todas panelas de ferro são iguais, tem umas bem ruins no mercado. Eu só uso utensilios de ferro fundido e conheço do assunto. Compro sempre as minhas e para presentear no site www.apaneladeferro.com.br , tem mta variedade e excelentes preços além de entregar em todo o Brasil. Bjos a todas e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Adreia, muito bom saber que vc curtiu o blog e tbm ouvir sua opiniao de consumidora de panelas de ferro fundido. So tenho a frigideira, e pouca experiencia com ela, entao quanto mais informacoes e dicas eu receber das leitores, mais interessante pra todos! Continue acompanhando o blog e divindindo suas dicas com a gente! beijos!

    ResponderExcluir
  13. oLÁ Mariana
    estava procurando panela de ferro fundido e achei este blog. Faltou voce falar de uma vantagem muito importante das panelas de ferro, e que os fogões da ultima geração que utilizam a tecnologia de indução necessita de utilizar panelas de ferro para um melhor aproveitamento do calor. outro tipo de panela não deve ser utilizado. Com as panelas de ferro o tempo de cozimento em comparação com outros tipos de fogões é de 30% mais rápido. Parabens pelo seu blog
    Att
    Julio

    ResponderExcluir
  14. Julio, com certeza essa vantagem eh muito importante. Mencionei o quanto ela esquenta. mas nao expliquei que ela retem o calor e realmente cozinha mais rapido. Vou incluir esse detalhe! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  15. Panelas de ferro e manteiga são mais essenciais que sal em qualquer prato ou cozinha!

    Mas não podemos esquecer que essa qualidade especial, a altíssima temperatura a que chega, é o mesmo motivo que faz das panelas wok comprovadamente cancerígenas: quanto maior a "porrada térmica" (temperatura), maior a conversão de substâncias dos alimentos em toxinas!

    Não apenas aquelas que ficam na comida, mas inclusive as que se soltam no ar na fritura.

    Não existe almoço grátis!

    ResponderExcluir
  16. Boas mariana.
    As panelas de ferro são realmente sensacionais.
    Todos os tipos, principalmente aquelas de pezinho para fogão a lenha.
    Contudo ela tem sim um problema, pois como solta o ferro ela não é indicada na minha opinião as pessoas com prblemas de talassemia.
    É importante que as pessoas comecem a entender esse problema que é muito comum nos decendentes europeus, principalmente do mediterrâneo.
    Abraços e parabens.

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Mariana, pesquisando sobre panelas para grelhar, cheguei no teu blog e adorei saber sobre a panela de ferro. Eu cuido direitinho da minha, comprei da marca Panela Mineira e é ótima. Só que agora lendo teu post descobri que não devo usar detergente para manter a "cura"... por isso meus peixes sempre grudam ao grelhar. Mas mesmo assim eu adoro, por saber que o material é super indicado para a nossa saúde. Parabéns pelo blog e com a tua dica da "cura" vou evitar gastar com frigideira teflon .. muito bom!! :) beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla!

    Que bom que você gostou das dicas! Tenta esse método de curtir a panela e vc vai ver! A panela vai ficar uma maravilha! Depois me conta! :)

    ResponderExcluir
  19. AAAAAAAAAAAHHHHHHH EU QUERO UMA IGUAL A DA FOTO, IGUAL, POR QUE AQUI NO BRASIL EU NÃO ACHO? POR QUE? D: MUITO FRUSTRADO

    ResponderExcluir
  20. Olá Mariana, tudo bem?

    Quero saber se você continua com a mesma opinião um ano após o post?

    O que acha dessa? http://www.shopcozinha.com.br/detalhes.asp?NLevel=5&IdProd=181

    abraços

    João Amstalden
    Blog Panela de Malte

    ResponderExcluir
  21. Oi João!

    Sm, sigo amando minha frigideira, e hj já me acostumei com o processo de limpeza e manutenção e uso ela demais! Recomendo muitíssimo! Esse modelo que cc. Me mostrou parece muito com a minha e o preço está ótimo! Se decidir comprar, vem me contar o que achou! :)

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber o diâmetro desta frigideira
    Obrigada
    sandragouveaferraz@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho que espera 1 hora para curtir essa panela no fogão(minha é cabo de madeira), ou só até o óleo começar a quimar e formar a fumaça?

    ResponderExcluir
  24. A minha frigideira tem 30 cm de diâmetro. Para curtir, eu deixei 1 hora no forno como veio nas instruções da panela. Não sei se deixar menos tempo tem o mesmo efeito..

    ResponderExcluir
  25. Olá, já se passou uns dois anos desde a compra, a frigideira continua boa? Estou em busca de uma frigideira com antiaderente durável, estava decidido em uma de com titânio, ou uma revestimento cerâmico (frigideira neoflam), mas pesquisando vi que em poucos meses as duas perdem o antiaderente, cheguei a ver algo sobre as DeBoyer de mineral B elemento, que quanto mais usa mais antiaderente fica, mas alem de ter que comprar fora (acho que é francesa) é bem carinha e pelas indicações de uso, me parece usar a mesma "cura" que voce citou aqui... Enfim, hoje você consegue grelhar carnes, ou fritar ovos, hamburges com pouco óleo grudar tudo?
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Oiiii....estou morando no Canada. Vc pode me dizer onde posso encontrar aqui ou nos EUA?

    Grata

    ResponderExcluir
  27. Oi Vanessa! Não conheço as lojas do Canadá, mas se aí tiver Macys ou até Target ou Walmart deve vender sim! Gosto da marca Lodge! Me avisa se encontrar!

    ResponderExcluir
  28. Oi Cristiano! Minha panela já tem quase 3 anos e continua ótima! Como cuido bem dela, o antiaderente está cada vez mais potente. Faço ovo, carnes, hamburgers. As únicas coisas que prefiro fazer na antiaderente convencional (ainda tenho uma) é peixe e ovos mexidos. Minha panela é da Cuisinart, com uma technologia antiaderente de titanio que gosto muito. Uso pouco, mas ela é muito boa tbm. O bom da panela de ferro é que ela vai durar pra sempre. Já a antiaderente, não sei quanto tempo terei. Já tenho há um ano e por enquanto ela está boa, mas uso pouco. Qq duvida pode perguntar de novo!

    ResponderExcluir
  29. Oi gente, muito legal o post e excelentes os comentários. no site www.apaneladeferro.com.br tem uma frigideira igual essa, minha irmã comprou e realmente é excelente porque dá pra usar como chapa, frigideira e assadeira, já pedi uma pra mim e estou ansiosa pra chegar.bjos

    ResponderExcluir
  30. Oi Mariana! Tudo bem?
    Estou precisando de uma frigideira pra fazer panquecas e omeletes e não queria que fosse com teflon. Vi seu post e adorei as dicas! Vc acha que essas de ferro vão funcionar bem? Queria uma pequena, de 20cm, tipo essa do link que vc passou: http://www.apaneladeferro.com.br/frigideira-de-ferro-fundido-panela-de-ferro-para-cooktop-de-inducao/frigideira-de-ferro-conica-18-cm-diametro-sem-tampa-fogao-inducao.phtml
    Me diga, vou conseguir fazer crepes e omeletes?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  31. Olá Gabi Salgueiro! Mil desculpas pela demora, o blog anda meio abandonado. Eu tenho duas panelas de ferro fundido, uma da marca Lodge e uma da Le creuset. As duas são muito boas, o mais importante de tudo é que a curada seja boa. Quanto mais você curar, mais antiaderente ela fica. No começo não me metia a fazer omelete, mas crepes, crepiocas etc funcionavam super bem. Hoje até omeletes eu faço com só um pouco de gordura, sem grudar. é ótimo!

    ResponderExcluir
  32. Olá Gabi Salgueiro! Mil desculpas pela demora, o blog anda meio abandonado. Eu tenho duas panelas de ferro fundido, uma da marca Lodge e uma da Le creuset. As duas são muito boas, o mais importante de tudo é que a curada seja boa. Quanto mais você curar, mais antiaderente ela fica. No começo não me metia a fazer omelete, mas crepes, crepiocas etc funcionavam super bem. Hoje até omeletes eu faço com só um pouco de gordura, sem grudar. é ótimo!

    ResponderExcluir
  33. Olá Mariana! Gostei do blog, pois, possuo várias de panelas de ferro fundido que adquiri aqui mesmo em Brasília/DF, e as uso para elaborar diversos pratos. Também adquiri duas de pedra sabão, fabricadas em Minas e são ótimas para fazer angu e peixe.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Vilmar! Nunca usei as de sabãao, apesar de acha-las lindas. Quem sabe não experiemente?

      Excluir
  34. Tenho 2 panelas de ferro e uma frigideira de ferro bacana demais. Só agora descobri que tem que "curtir" hhahahahahah Não usava as duas panelas porque costumavam deixar a comida meio preta... :( Imagino que foi pq nunca curti. Já a frigideira, como era usada, nunca me deu problema. Gostei da dica!! Nesse momento estou curtindo as duas panelas!!! Valeu.

    ResponderExcluir
  35. A marca "panela da vovó" de ferro é ótima. Tenho várias delas e de todos os tamanhos. Não tenho todo esse cuidado que comentas acima. Acho muito mais fácil lidar com a panela de ferro do que de outro material. Na primeira usada, dou uma curtida e após utilizo-as normalmente, lavando-as com água e sabão, depois passo água quente, seco-as com pano, e esquento na boca do fogão e estarão prontas para uso. O manejo de limpeza é mais fácil, não precisa constantemente passar esponja de aço.

    ResponderExcluir
  36. As panelas com a marca "panela da vovó" são excelentes. Tenho várias e de tamanhos e finalidades diferentes. O cuidado com elas é simples e mais fácil do que qualquer outra de material diferente. Quando adquirimos uma panela de ferro o que mais conforta, é saber que nenhuma nocividade à saúde advém delas, muito pelo contrário. Ao adquirir uma nova, dou uma curtida e depois vida normal à elas; lavo com sabão, esponja e água. Depois passo água quente, seco com pano e dou uma aquecida na boca do fogão para secá-las, a fim de que, não enferrujem. São mais fáceis de limpar do que qualquer outra panela de material diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Rose! Hoje em dia como tenho mais confiança no "curtido", lavo com sabão sem medo. Sempre secando a panela esquentando no fogão! Minha panela fica cada vez melhor :)

      Excluir
  37. Oi, Mariana, ótimas dicas! As panelas de ferro fundido podem ser usadas em cooktops de vidro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Desculpa a demora pra responder. Sim, as panelas funcionam super bem em cooktops de vidro! :)

      Excluir
  38. Boa tarde! Muito obrigado pelo post! Estou pensando em comprar uma tampa para uma Lodge 30cm. Por favor, teria alguma recomendação?

    Muito obrigado!
    Fabrício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricio,

      desculpa a demora pra responder sua pergunta, Eu tenho duas frigideiras: uma grande da lodge e uma menor da Le creuset. Amo as duas! Vc vai amar a da lodge e o preço é super em conta!

      Excluir
  39. Oi Mari, comprei uma frigideira de ferro e ontem utilizei pela primeira vez para fazer bifes. Grudou bastante, depois que lavei com esponja (parte verde) vi que descascou dentro, saindo um pouco da cor preta. Sabes se isso seria uma tinta? Será que não poderei mais utilizá-la pois poderá ficar no alimento esses resquícios?

    ResponderExcluir