segunda-feira, 14 de maio de 2012

Salmão com casquinha de limão e salada de couscous israelense


Pois é minha gente. Outro dia me derreti toda ao falar do atum, que realmente me cativa. Mas percebi que o salmão ficou com ciúmes e com toda razão: é bonitão, delicioso e tão saudável que também merece destaque aqui no blog. Agora, quer luxo maior do que um peixe virar nome de cor? Cor linda por sinal que não só deixa qualquer look mais alegre, deixa qualquer prato mais vibrante.

Ando muito viciada nos livros da Barefoot Contessa onde encontro receitas criativas e diferentes. Adorei essa em especial por ser super simples! O salmão é coberto com uma casquinha bem aromática com gostinho de limão. Depois, choque térmico nele, em uma frigideira bem quente (uso uma de ferro, meu xodó, farei um post falando dela) pra deixar a pele do salmão bem crocante. O cozimento é finalizado no forno e tomo bastante cuidado pro salmão não assar demais, senão fica seco. Particularmente gosto dele um pouco mal passado, para manter a textura, cor e a suculência. O couscous israelense é como um macarrão a base de semolina, mas os grãozinhos são tostados, deixando-o com um gosto leve de castanhas. Se não encontrar, pode escolher uma massa bem miudinha que o resultado é parecido. Gosto muito do couscous só pela alegria de comer as bolinhas que têm uma textura gostosa e divertida. Com sabores bem mediterrâneos, essa salada é uma alternativa interessante pra fugir do arroz.

SALMÃO COM CASQUINHA DE LIMÃO

Ingredientes (2 pessoas):
  • 2/3 de xícara de panko (farinha de rosca japonesa, extra crocante. Se não achar, substitua por farinha de rosca normal, de preferência caseira)
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de chá de raspas de limão siciliano
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de mostarda dijon
  • 200 gramas de filé de salmão com pele 
1) Em uma tigela, misture o panko, salsinha, raspas de limão, sal, pimenta e azeite de oliva. Mexa bem até que tudo fique combinado.
2) Pincele o filé de salmão com mostarda dijon, que servirá como uma "cola". Aí, "grude" a mistura de panko na mostarda, até que o peixe esteja bem coberto com a casquinha
4) Esquente bem uma frigideira com um fiozinho de óleo vegetal. Coloque o salmão e sele a carne de 3-4 minutos.
5) Se tirar da frigideira, leve ao forno pré aquecido a 200 graus, e cozinhe de 5-7 minutos. Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 5 minutos antes de servir

SALADA DE COUSCOUS ISRAELENSE

Ingredientes (2 pessoas):
  • 1 xícara de couscous
  • 1/2 xícara de azeitonas pretas sem sementes
  • 1/4 de xícara de alcaparras
  • 1 xícara de tomatinhos cerejas partidos ao meio
  • suco de meio limão siciliano
  • 1/4 xícara de azeite
  • sal e pimenta a gosto
  • ervas frescas de sua preferência (usei salsinha e endro)
  • queijo feta a gosto (ou qualquer queijo bem salgado e seco)
1) Cozinhe o couscous de acordo com o fabricante.
2) Enquanto o couscous cozinha, coloque as alcaparras e azeitonas em um processador de alimentos com o azeite.
3) Escorra o couscous e misture de alcaparras, azeitonas e azeite com o couscous ainda quente. Adicione os tomates, ervas, corrija o sal e pimenta, e por último finalize com o suco de limão e queijo em pedacinhos pequenos.

5 comentários:

  1. Mariana,
    Não nos conhecemos, mas já me falaram muito de você. Depois de conhecer o seu site percebi que não era apenas amor de irmã, realmente as tuas receitas parecem ser deliciosas, além de BELÍSSIMAS na apresentação, eu disse BELÍSSIMAS!
    Me desculpe a intromissão, nada contra a Biologia, mas a tua área parece ser outra... brincadeira.
    Parabéns!!! Espero um dia poder aprender um pouco com as tuas dicas ou que "ALGUÉM" tenha a capacidade de me fazer provar esses pratos.
    Beijo,
    Bernardo.

    ResponderExcluir
  2. Bernando, que bom que vc gostou do blog! Faço tudo com muito carinho, desde a seleção de receitas, preparo e fotografia até os textos e a explicação de cada receita! Faz o seguinte: escolhe a receita que mais te chamou a atenção, que daremos o jeito de vc experimentar, ou de ALGUÉM preparar pra vc, um rango BELÍSSIMO. hahah. Gostou da sutileza?

    Continue acompanhando o blog e divulgue pra meio mundo combinado? Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Onde comprar couscous israelense em São Paulo?

    ResponderExcluir
  4. Maria, Eu nunca morei em SP e hoje moro nos USA. Não saberia te responder. Mas dei uma procurada no Google e achei um site que vende on-line. Deve vir importado direto para você. Cobram R$ 20,00 por 350 g mais R$ 25,00 de frete. Mas sendo São Paulo uma enorme cidade, deve haver algum empório especializado em comida judaica, tente falar com a comunidade judaica. Mas também não precisa tanto trabalho, você pode fazer a receita com o couscous marroquino que vai funcionar, e este tem em qualquer bom supermecado.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de registrar o site, aqui vai: http://www.worldofjudaica.com.br/comida-casher-israelense/osem/p_osem_couscous#!#p=24743

    ResponderExcluir