sexta-feira, 8 de junho de 2012

Amendoim com casquinha crocante





Festas juninas chegando e já começo a pensar nos deliciosos quitutes que acompanham a estação. Existe alegria maior do que sair pulando de barraquinha em barraquinha atrás de pé de moleque, cocada, quentão, pinhão e canjica? Bom demais! Adoro comidas que junto com o cheiro, aparência e sabor são capazes de nos remeter a doces lembranças da infância.

Esse amendoim com casquinha de chocolate sempre foi um dos meus petiscos preferidos. Até fora de estação, sempre que ia ao centro da minha cidade, procurava aquelas barraquinhas que vendem guloseimas juninas o ano todo.  Como onde moro não os encontro para vender, resolvi testar essa receita que minha Tia Lucy de São Paulo nos ensinou. Depois que descobri que a receita é super simples de fazer, aqui em casa tem festa junina o ano inteiro. Quer fazer também?


AMENDOIM DOCE CROCANTE

  • 1 copo de amendoim cru
  • 1 copo de água
  • 1 copo de açúcar 
  • 2 colheres de sopa de Nescau
  • Algumas gotas de extrato de baunilha
Misture todos os ingredientes em uma panela de fundo largo para que os amendoins não se amontoem e vá mexendo até secarem. Mas atenção, mesmo secos o processo ainda não acabou ... Continue mexendo até derreterem e secarem  novamente, só então coloque os amendoins sobre um pedaço de papel alumínio ou de embrulho dobrado para facilitar mexer bem os amendoins até separá-los e não ficarem grudados uns nos outros.

4 comentários:

  1. Amo!Fácil de fazer e faz a festa.

    ResponderExcluir
  2. Ei Mariana
    Este amendoim é de comer ajoelhada de tão gostoso.
    Festa junina é tudo de bom, ou melhor, os quitutes que são servidos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Sim, tbm sou super fa de festa junina! Vc tbm faz esses amendoins Maria Celia?

    ResponderExcluir
  4. Essa foto é quase um quadro de tão linda!

    ResponderExcluir