quinta-feira, 14 de junho de 2012

Utensílios Domésticos Indispensáveis!

Não dá pra viver sem!

Mais uma coluna Top 10! Hoje vou falar sobre os utensílios domésticos que mais uso. Aqueles que uso tanto, que se ficar sem me sinto até perdida! Para você que está montando sua cozinha, vai casar e quer ideias pra lista de casamento, ou quer completar sua cozinha já montada, não deixe de conferir a lista. Hoje em dia, a coisa que mais gosto é explorar lojas de cozinha. Aqui onde eu moro tem tanta loja legal, que cada visita é uma nova descoberta. Nessa lista, coloquei apenas os utensílios que uso muito no dia a dia. Mais pra frente vou fazer outra lista, com os utensílios supérfluos que mais amo/quero ter. Não coloquei equipamentos óbvios como panelas, liquidificador, tábua de cortar, etc., pois acho que o básico todo mundo já tem, né? 


10) Colher de pau

Claro que devemos ter boas colheres de metal ou silicone (minhas preferidas), mas ainda acho que uma boa colher de pau é super importante na cozinha. Não tem risoto mais cremoso do que o feito com ela. As doceiras devem saber, que brigadeiro que é brigadeiro é feito com colher de pau. Hoje em dia muito se discute sobre o uso destas colheres, que por absorverem umidade tornam-se ambiente propício ao desenvolvimento e proliferação de bactérias, mas acho que ninguém vai morrer por cozinhar uma coisa ou outra com colher de pau, não é mesmo?



9) Pinça para carnes

Se você adora fritar um bom bife, grelhar peito de frango ou preparar o tradicional churrasco, não deixe de ter uma pinça em casa. Gosto muito das pinças que têm trava (a pinça abre e fecha manipulando a trava), sou até meio compulsiva. Fico abrindo e fechando a pinça, adoro um barulhinho de "click". Sou fã das de silicone, que são lindas e resistem às mais altas temperaturas, mas uma de metal bacana (de preferência de inox) cumpre muito bem o papel. Lembre-se que ao usar um garfo pra virar carnes, você fura a proteína, o que faz com que todos os líquidos preciosos da carne se percam na panela, e sua carne não ficará tão suculenta. Para garantir uma carne bem linda e bem passada, não se esqueça da pinça!


8) Mini Processador de Alimentos

Se tem uma coisa que eu detesto na cozinha (além de lavar a louça), é cortar cebolas. Não adianta! Já tentei aprender os melhores métodos para cortá-las, usei facas incríveis, mas a choradeira e preguiça sempre vencem. Ainda mais que gosto de cortar cebolas bem miudinhas, o que torna a tarefa ainda mais complicada. Como uso cebola em quase tudo que cozinho, precisei de uma alternativa pra picar a danada, sem stress. O mini processador é mágico! Pequeno e portátil, não ocupa espaço, está sempre na bancada, pica a cebola em segundos e depois só passo água pra lavar. Sinceramente, picar cebola com faca nunca mais! 

7) Raspador de cítricos

Outro dia me dei conta de como eu uso raspas de cítricos! Limão siciliano é o que mais gosto, mas o velho e bom limão tahiti também tem raspas preciosas, e até a laranja de vez em quando recebe uma raladinha. A casca dos cítricos é uma fonte incrível de sabor, adiciona vida e aroma aos pratos. Até em preparo de bolos, tortas e doces, as melhores receitas são as que exploram essa outra dimensão de sabor, já que os cítricos ora se destacam, ora se escondem, dependendo da maneira que forem usados. Um bom raspador, tira somente a casca colorida e deixa a parte branca amarga de fora. Aliás, este é um dos motivos que parei de usar o ralador normal pra ralar cítricos, já que sempre vinha um pouco da parte branca.


6) Espremedor de limão

Claro, se a raspa de cítricos é ótima, o suco é melhor ainda! Quanta coisa dá pra fazer com ele! Para preparar uma limonada vapt-vupt, um molho para saladas, temperar frutos do mar, temperar molhos, comida é que nao falta esperando um bom banho de suco de limão! Um espremedor de guerra, que pode ser um lindão amarelo esmaltado como o da foto (atualmente é o que eu uso), ou aqueles de metal no maior estilo "vintage", vendidos em qualquer lojinha, quebra o maior galho! 


5) Espremedor de alho

Acho que me precipitei! Lembrei de algo que eu detesto ainda mais do que picar cebola: picar alho! Todo pequenininho e difícil de manusear, picar alho na faca é tarefa pra ninja japonês. Com um bom espremedor  por perto, você vai até usar mais alho no seu dia a dia, o que é ótimo. Além de um mundo de sabores e aroma, o pequeno faz super bem para saúde! Desde que experimentei esse espremedor da marca suiça Zyliss, não quero saber de mais nada da vida. Espreme até o último fiapinho de alho, e é super fácil de manusear, não requer prática nem força. Nunca vi pra vender no Brasil, mas não deixe de trazer na sua próxima viagem, ou pedir pra sua tia querida que viaja sempre! 


4) Frigideira de ferro fundido 

Toda cozinha precisa ter uma boa frigideira antiaderente. Ainda tenho uma teflon que uso bastante, mas sou meio desconfiada destas panelas, que vivem descascando e provavelmente muito comemos da casquinha preta duvidosa. Desde que comprei minha primeira panela de ferro fundido há uns meses atrás, não paro de falar o quanto ela é maravilhosa e cada vez menos uso minha velha panela teflon. Para mais informações sobre ela, confira o post explicativo. 

3) Moedor de café

Eu amo café e consumo pelo menos uma vez ao dia. Quanto mais o tempo passa, mais vou entendendo o quanto é importante um grão moído na hora. Não vou negar que as indústrias de café estão cada vez mais eficientes nas embalagens a vácuo, de maneira que muito do sabor e aroma são mantidos. Mas é aquela coisa, depois que você se acostuma a tomar café moído na hora, não tem mais volta. Moer na hora, leva literalmente 10 segundos a mais, e adiciona 10 vezes mais sabor ao café. E o cheiro que você sente quando abre o moedor é indescritível. 



2) Moedor de pimenta

Pimenta moída na hora foi a vencedora do último Top 10 que fiz (leia mais aqui). Como uso pimenta em quase tudo que preparo, um moedor de qualidade, fácil de manusear e com a lâmina sempre em dia não vai te deixar na mão! Hoje em dia tem tanta variedade de moedores, de todas as cores, tamanhos e designs que escolher apenas um é trabalho duro. Fique longe dos muito baratinhos: apesar de parecerem bom negócio agora, você vai acabar jogando fora com pouco uso e terá que comprar outro. Um bom moedor  varia de 50 a 100 reais no Brasil. 

 1) Faca afiada

Não tem pra nenhum outro utensilio. Destes que listei, é o que eu mais uso. Não tem dia que eu resolva cozinhar que eu não tenha minha faca querida, sempre bem afiada pra me fazer companhia. Acho mais interessante ter apenas uma faca de qualidade, que seja fácil de manusear, não muito pesada e afiada, do que ter um daqueles faqueiros sortidos, com  facas de todos os tamanhos, que sempre acabamos usando apenas uma. Invista em uma faca legal e em um afiador e você não vai se arrepender. Atualmente estou usando essa da foto, da marca suiça Kuhn Rikon, que além de linda é super leve, de cerâmica antiaderente, que corta até pensamento. À parte, comprei o afiador, também fácil de usar; não precisa ser açougueiro pra deixar sua faca sempre pronta para a próxima aventura! 

3 comentários:

  1. Amiga, ameeeei o post! Estou me equipando, um dia completo a lista!!! Escuta, que tipo de afiador tu usa? Estamos desesperadamente atrás de um e não sei que tipo comprar... Dá uma luz! E ainda estou em busca no moedor de pimenta! Até mês que vem sai! Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!! Que bom que vc gostou do post! Esse afiador eh da mesma marca da faca, muito bom e facilimo de usar. O link pra ele: http://www.amazon.com/Kuhn-Rikon-2940-Mini-Pro-Sharpener/dp/B001PHV01K/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1340226048&sr=8-3&keywords=knife+kuhn+rikon, mas o meu eh vermelho combinando com a faca. Escolhi comprar esse pq nao levo o minimo jeito pra afiar faca na "pedra". Achei essa versao que vende no Brasil, mas nao sei se eh bom: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/amolador-de-facas-eltrico-smart-plus-110v-brinde-ZGSI7S7HIS#rmcl

    Sobre o moedor de pimenta eu poderia ter trazido um pra vc, queres esperar minha proxima ida? Tenho que te entregar seu presente de casamento ainda, acho que vou deixar na casa da sua mae ja que vais passar uns dias em Floripa! Te escrevo um email mais tarde!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse tel parece bem mais hi-tech! hehe Continuamos na busca, quem sabe esse do link? Obrigada pelas dicas!
    Sabes que eu pedi o moedor de café de casamento inspirada em ti, né? Agora falta comprar o café em grão...
    Muitos beijos

    ResponderExcluir