sábado, 21 de julho de 2012

Chai (Chá indiano)

Chá de especiarias: quem disse que chá é sem graça?

Lembra daquele cardamomo que você comprou para fazer o Chicken Masala? Deve ter sobrado um pouco né, e agora que vai fazer com ele? Se cansar de comer Chicken Masala? Tenho uma sugestão pra você que vai combinar de vez com esse friozinho gostoso de inverno. Apesar de estar sofrendo em Las Vegas em um calor de 45 graus, achei que valeria a pena fazer, e no meu caso pra aproveitá-lo feliz da vida, coloco na geladeira e depois ainda ponho umas pedrinhas de gelo. Adoro!

Se você for visitar um indiano em sua casa, pode ter certeza que será recebido com uma xícara de chai. A cultura em torno do chai é onipresente na Índia, e mesmo sendo um país onde as diferenças regionais, sociais e demográficas são gritantes, o chai é inerente da nação e é apreciado seguindo um ritual. Eles preparam o chá sem medidas, enchendo uma grande panela com água a olho, e usando as próprias mãos para medir os ingredientes. Na casa de qualquer indiano, nunca falta chá, gengibre, canela e cravos, estão sempre prontos para preparar o chai. E tomar o chai é muito mais do que apenas beber por beber. Para os indianos o momento do chai é quase sagrado, um momento para relaxar, contar histórias e interagir com os convidados. Por mais corrida que esteja  nossa vida, acho que dá pra investir uns 30 minutos do nosso dia para aderir ao ritual não é mesmo?

CHAI

Ingredientes (3 porções)

  • 2 xícaras de leite
  • 1½ xícara de água
  • 2 colheres de chá de chá preto
  • 1 pedaço de gengibre de uns (0,5x3) cm.
  • 2 cravos
  • 2 pauzinhos de canela de uns 3 cm
  • 4 cardamomos inteiros (abra-os e coloque com casca e tudo)
  • 1 pitada de pimenta do reino (opcional)
  • Açúcar (melhor colocar depois a gosto)

Coloque todos os ingredientes num fervedor ou panela de borda alta. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 15 minutos. Mexa de vez em quando para o leite não transbordar (lembre-se que vai ferver). Coe e sirva com açúcar a gosto.

3 comentários:

  1. Que delícia! Nunca tomei chá com leite, acho que vou experimentar esse e depois conto aqui! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Aaaaaamo cozinhar e ultimamente estou meio viciadinha nos blogs de culinária. Hj, procurando umas comidinhas japonesas (fora sushi), olha quem eu encontrei?!!
    Muito legal teu blog! Parabéns!!!
    Sabe que ano passado, eu e o meu marido fizemos uma viagem pela Califórnia de carro e foi uma das melhores viagens q já fizemos. Amaaaamos a região de Napa Valley e um dos nossos projetos (pq não são só sonhos ;) ) é um dia fazermos faculdade de enologia e gastronomia, eu e ele, respectivamente.. lá em Napa.
    Quem sabe?
    Parabéns denovo pelo blog e pode ter certeza que vou estar sempre de olho ;)
    Bjão!
    Isa (prima da Gabi Felippe)

    ResponderExcluir
  3. Isa, que bom que vc encontrou o blog!! Sempre divulgo ele no facebook, mas acho que nao somos amigas la ne? Uma vez pedi pra gabi compartilhar o link no facebook dela e ela ignorou meu pedido! hahaha.

    Eu sou louca pela regiao do Nappa Valley, ha umas duas semanas eu estava na regiao de Passo Robles que tb eh uma grande regiao vinicola na California, pertinho do Big Sur. Alias, a California eh toda boa ne? Vou torcer pro seu projeto de estudar em Nappa dar certo, com certeza seria um sonho! Eu mesma adoraria fazer a mesma coisa! O blog vai estar sempre com novidades, e se vc testar alguma receita, me avisa pq adoro de saber se a receita esta dando certo na casa das pessoas! Beijinhos!!

    Mari

    PS- Desculpa a falta de acento, to no computador da faculdade..hehe

    ResponderExcluir