quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fettuccine Carbonara

Carbonara: clássico necessário

Demorou mas chegou! Carbonara, vencedor da primeira enquete do blog, suou a camisa pra ultrapassar o molho Puttanesca, e acabou conquistando o primeiro lugar por um voto de diferença! Como não existem perdedores na minha lista de molhos, todos os listados serão feitos aqui no blog, aos pouquinhos! Já havia contado um pouquinho da história do molho carbonara aqui, e apesar de fazer pouco esse molho, eu simplesmente adoro! Os ovos dão uma cremosidade inexplicável ao molho, e o defumado do bacon misturado com o queijo parmesão me faz salivar só de escrever.

Existem várias versões do molho carbonara, sendo que a original leva apenas pancetta (ou bacon), ovos e queijo parmesão. Já vi receita com creme de leite, vinho, alho, cebola, ervilhas e vou confessar que eu aderi a algumas modificações. O molho tradicional é muito gostoso, mas me conte em que situação dessa vida, acrescentar creme de leite a um prato não o deixa muito mais gostoso? Penso do mesmo jeito sobre alho: se posso colocar, por que não? Dentre as várias receitas de carbonara que experimentei, essa foi a que teve mais apelo para mim e resolvi postá-la, mesmo desviando um pouco da receita original.

FETTUCCINI CARBONARA

Ingredientes (2 pessoas)
  • 250 gramas de fettuccine ou qualquer massa longa de sua preferência cozida al dente
  • 1/2 xícara de bacon ou pancetta em tirinhas/cubinhos miúdos
  • 1 dente de alho
  • 3 ovos 
  • 1 gema
  • 3/4 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • sal e pimenta do reino
1) Em uma tigela,misture os ovos, a gema, o parmesão, o creme de leite, sal e pimenta (cuidado com o sal, já que o parmesão é bem salgado)
2) Enquanto a massa cozinha, em uma frigideira grande, doure o bacon em fogo baixo, até que fique bem crocante. Se precisar, retire o excesso de gordura com um papel toalha, mas deixe um pouco da gordura do bacon na panela
3) Acrescente o alho e doure rapidamente em fogo baixo
4) Quando a massa estiver cozida, separe 1/2 xícara da água do cozimento e reserve. Escorra o macarrão e o incorpore na frigideira junto ao bacon e alho. Desligue o fogo. Acrescente aos poucos a mistura de ovos, mexendo muito bem. É importante fazer isso em fogo desligado, mexendo bem e acrescentando a mistura de ovos aos poucos, pois isso ajuda a evitar que os ovos cozinhem e vire ovos mexidos. Se necessário, acrescente um pouco da água reservada, para diluir o molho.
5) Sirva imediatamente e decore com a salsinha e mais queijo parmesão se desejar

Nenhum comentário:

Postar um comentário