domingo, 20 de janeiro de 2013

Caju Amigo

Alegria de verão

Sempre que venho ao Brasil, trago uma lista básica de coisas que quero fazer e comer enquanto estou aqui. Gosto de aproveitar pra comer tudo que não encontro nos EUA, então dá-lhe feijoada, água de coco, pastel, pão de queijo, empadinha, coxinha, carne seca, etc. Melhor ainda é aproveitar as frutas exóticas que só encontro aqui: açaí, maracujá, cupuaçu, caju...um luxo! Outro dia na feira, encontrei lindos cajus, madurinhos, pedindo para serem levados. Chegando em casa meu pai olhou e não pensou duas vezes. Bora preparar um caju amigo bem gelado!

Conheci o Caju Amigo em um restaurante baiano em SP. Tinha uma compota de caju deliciosa que vinha no fundo do copo com um destilado, talvez limão e suco de caju industrializado. A melhor parte era chegar no final e comer a compota com colher. Resolvemos tentar fazer em casa, ora usávamos caju cristalizado, ora a tal compota (difícil achar), usando gin e água com gás. Fica gostoso, e quando é época de caju, aproveitamos e preparamos Caju Amigo parecido com a caipirinha: caju picado socado com açúcar. Pesquisando no Google descobri que hoje em dia a receita original é feita com vodka e outros ingredientes secretos, que o criador da bebida, o barman Guilhermino dos Santos, não revela nem sob tortura. Quando ele criou a bebida, originalmente usou o gin e cajus frescos, mas depois de muitas solicitações para substituir por vodka, achou melhor trocar definitivamente. Ainda conta, que passou a usar a compota, já que o caju fresco era difícil encontrar o ano todo. Bem, pelo visto, talvez eu tenha que mudar o nome dessa bebida pra caju amicíssimo ou algo do tipo, mas fica bom pacas:


CAJU AMIGO

Ingredientes (1 copo)

  • 1 caju natural. Se não tiver, uma dose de suco de caju industrializado. 
  • açúcar a gosto (1 colher de sopa mais ou menos)
  • um pouco de limão - uma colher de chá mais ou menos
  • 1 dose de gin
  • gelo
  • água com gás

1) Corte o caju em pedaços, coloque no fundo do copo com açúcar a seu gosto e amasse com um socador.
2) Coloque o suco de limão.
3) Gelo a gosto.
4) Coloque a dose de gin.
5) Complete o copo com água com gás.

PS- Se não tiver o caju natural é só colocar o suco industrializado na parte inicial. Mas nesse caso use pelo menos o caju em compotas para dar mais charme.

Outra: você pode usar a vodka, claro, mas sinceramente, eu acho que o gin dá um toque especial. Experimente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário