quinta-feira, 11 de julho de 2013

Frango ao Molho Cremoso com Balsâmico e Cogumelos

Frango continua bombando! 

Mais uma receita ótima de frango, daquelas perfeitas pra receber convidados, ou preparar um jantar especial. Uma das minhas missões atualmente é procurar receitas feitas com filé de frango, que sejam sofisticadas e surpreendentes. Estou descobrindo que dá pra arrasar nos pratos com frango, e filé mignon não reina mais absoluto. Com uma boa receita, um corte de carne bem mais em conta, agrada igual. Adoro!

Fiquei muito satisfeita com o resultado dessa receita, do site da Food Networks, que é bem simples de fazer e todos rasparam o prato. Primeiro gosto de usar filés de frango bem fininhos (um corte chamado scallopini, peça pro seu açougueiro fazer pra lhe poupar tempo) e depois de passá-los em um pouco de farinha temperada, douro em manteiga pra eles ficarem bem suculentos. O molho é a base de vinho e cogumelos e o balsâmico dá um terceira dimensão de sabor e fica escondidinho no molho, bem suave. Depois sirvo com uma massa alho e óleo (gosto de usar capellini), e um vinho branco, bem geladinho!


FRANGO AO MOLHO CREMOSO DE BALSÂMICO E COGUMELOS:


Ingredientes (4 pessoas):

1/2 quilo de peito de frango cortado em filés bem finos
1 caixinha de cogumelo paris
2 colheres de sopa de manteiga e um fio de azeite
1 cebola picadinha
3 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1/2 xícara de vinho branco
1/2 xícara de creme de leite
1 xícara de água quente com meio tablete de caldo de frango dissolvido
1 raminho de tomilho ou 1 colher de chá de tomilho seco
farinha de trigo (suficiente para empanar o frango e engrossar o molho)

1) Em um prato fundo, coloque uma boa quantidade de farinha de trigo e tempere bem com sal e pimenta do reino. Tempero os frangos com sal e pimenta, e usando a própria umidade do frango, passe eles na farinha para que fiquem levemente empanados. Esse truque vai garantir que o frango fico super macio e suculento.
2) Em uma frigideira funda, coloque a manteiga e o azeite, e quanto estiverem quentes, passe os frangos (3-4 minutos de cada lado) e a medida que forem ficando prontos, embrulhe em um papel alumínio para que se mantenham quentes e reserve (eu gosto de deixá-los em um forno para que fiquem quentinhos).
3) Na mesma panela (se precisar passe um papel toalha para retirar o excesso da "sujeira" do frango), esquente mais uma colher de sopa de manteiga e um fio de azeite, e doure as cebolas em fogo médio até que fiquem bem macias (uns 4-5 minutos). Adicione o alho e os cogumelos. Refogue por uns 4-5 minutos e acrescente o vinho e o vinagre balsâmico à frigideira. Reduza por 1 minuto.
4)  Acrescente a água com o caldo de frango já dissolvido, e engrosse o molho com 1 colher de farinha de trigo bem cheia. Para evitar que empelote, dissolva a farinha em um pouco de água antes de colocar no molho. Acrescente a farinha dissolvida aos poucos, mexendo bem até que o molho engrosse.
5) Finalize o molho com o creme de leite, retorne os filés de frango à frigideira e sirva com a massa de sua preferência. 

2 comentários: