terça-feira, 27 de maio de 2014

Frango com 40 dentes de alho

Cheiroso de morrer

Calma, já sei o que vocês estão pensando! Estão chocados com a quantidade de alho que vai nessa receita! Minha sábia mãe me aconselhou a mudar o nome da receita, achando que ninguém iria se interessar por uma maluquice dessa. Mas teimosa como sou, insisti em deixar assim, já que é um prato da cozinha francesa e não queria "desrespeitá-lo". Sim, 40 dentes de alho assusta, é excessivo, e não parece normal, reconheço. Aliás, a primeira vez que ouvi falar desse prato, logo fiquei intrigada pelo número de dentes de alho. Não só pela quantidade, mas por que diabos 40, e não 30 ou 50? Na verdade, a ideia é que precisa de alho pra caramba pra receita funcionar, pode ser um pouco mais que 40 ou um pouco menos, mas tem que ser bastante! Nada de reduzir pela metade heim? Vai por mim, o alho vai assar devagarinho, vai ficar macio, caramelizado e com um gosto bem suave, nada daquele gosto forte do alho cru e frito. Vira um creme, e super docinho, além de aromatizar o molho e se infiltrar na carne do frango, que depois de cozinhar por quase uma hora desmancha na boca. Suculento, saboroso e macio. E o molho, que delícia, dá vontade de comer de colher.

Frango com 40 dentes de alho é um prato provençal e os franceses sabem bem o que fazem. Ingredientes simples são preparados de um jeito inusitado e o método de cozimento extrai tudo de melhor que o alho pode oferecer. Começa-se por refogar o alho em fogo baixo pro aroma dominar a casa toda, depois é levado ao forno para assar lentamente e garantir que seu sabor suave seja a estrela do prato. Para construir o molho, escolha o álcool que tiver na sua despensa (pode ser vinho, vermouth ou conhaque) e sua erva de provence preferida (tomilho, salvia, louro, ou todas se preferir, que também que fica ótimo). É um dos pratos mais simples, cheirosos e interessantes que já preparei, e o resultado é impressionante. Se você não resiste à pele crocante do frango, essa chega até a fazer barulhinho de "crunch". Sirva com uma massa fresca passada na manteiga, ou purê de batatas, ou arroz soltinho, ou até mesmo uma salada acompanhada de pão fresquinho, qualquer opção funciona super bem.


40 dentes de alho: vai contar?

FRANGO COM 40 DENTES DE ALHO

Ingredientes (4 pessoas):
  • 8 pedaços de frango (usei 4 coxas e 4 sobrecoxas, com osso e pele)
  • 40 dentes de alho,
  • 1 xícara de vinho branco, ou 1/2 xicara de conhaque
  • raminhos de tomilho, folhas de salvia ou alecrim (ou todos juntos)
  • raspas e suco de meio limao siciliano (opcional)
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
1) Em uma frigideira espaçosa que possa ser levada ao forno, acrescente azeite de oliva e esquente bem. Quando estiver quente, coloque os pedaços de frango pra fritar com a pele virada pra baixo, e frite de 3-4 minutos. Vire o frango e frite o outro lado por uns 3 minutos. Dependendo do tamanho da sua frigideira, você provavelmente vai precisar fritar o frango em duas levas, Retire os pedaços de frango e reserve. 

2) Coloque os dentes de alho inteiros na panela e abaixe o fogo. Deixe refogar por uns 4 minutos. Quando estiverem levemente dourados, acrescente o vinho, suco de limão, ervas, e retorne o frango à frigideira. Cubra com papel alumínio e asse em forno quente (200 graus, preaquecido) por 25 minutos. Retire o papel alumínio e deixe assando por mais 25 minutos. Findo este prazo, retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de servir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário