domingo, 22 de abril de 2012

Eggs Benedict

Eggs Benedict

Durante um bom tempo tive implicância com brunch e com os cafés da manhã americanos, pesados e gordurosos. Pra mim café da manhã tinha tudo a ver com comidas leves. Iogurte, quejo minas, geleias, frutas, sucos, torrada e com sorte, pão francês fresquinho! Quem nunca sonhou em tomar café da manhã de hotel todos os dias, ou aquele da mocinha da novela?

Apesar de amar nosso café da manhã brasileirinho, ficava curiosa pra entender o auê todo em torno do famoso breakfast americano. Panquecas, waffles, bacon, ovos pareciam não fazer sentido juntos. Então  por que existem incontáveis restaurantes de café da manhã e pessoas madrugando pra curtir essa refeição? Foi aí que comecei a prestar atenção no brunch, que parecia muito mais amigo. Teoricamente, significa uma mistura de breakfast com lunch. Na prática, é a refeição que fazemos aos sábados e domingos preguiçosos, algo como matar dois coelhos com uma cajadada só. É uma refeição mais elaborada que o café da manhã e mais leve que o almoço, mas não necessariamente menos elaborada. Pra acompanhar, mimosas (espumante com suco de laranja), e claro, um bom café moído e passado na hora.

Eggs Benedict foi um dos primeiros brunchs que eu comi. Esse prato consiste basicamente de ovos pochê em cima de algum tipo de pão (geralmente english muffin), algum tipo de frio (presunto, lombo canadense, etc.) e molho Hollandaise. Depois de comer vários tipos diferentes de eggs benedict, elegi meu favorito: pão italiano e salmão defumado. A combinação de texturas é mais interessante, e pra mim, salmão defumado com  molho Hollandaise é o casamento perfeito. Divino! Quem nunca comeu um ovo pochê, pode se preparar pois será inesquecível. A textura dele é cremosa e firme ao mesmo tempo. Difícil explicar. Pavor até dos cozinheiros mais experientes, preparar ovos pochê  pode ser um desafio. Só com muito amor pela causa para se comover a tentar domar ovos sem casca em água fervente. Quem assistiu o filme Julia e Julie provavelmente se lembrará da cena em que a personagem chora de frustração por não conseguir acertá-los. Com essa imagem gravada na cabeca, demorei muito tempo a tomar coragem, mas minha ambição culinária foi maior que o medo! Pesquisei incansavelmente maneiras simples de preparar os ovos e pra minha surpresa foi muito mais tranquilo do que havia imaginado. Depois que peguei o jeito, tomei gosto pela coisa, e hoje acho divertido prepará-los. Mas não vou enganá-los: até hoje ainda desperdiço um ou dois ovos que resolvem se rebelar. Tudo bem! Faz parte não é mesmo?

Antes de começarmos, gostaria de alertá-los que esse não é um prato simples. Como o título diz, é um prato ambicioso. Pra quando você se sentir inspirado e querendo fazer algo diferente e especial. Se você não tiver paciência, nem tempo, não vale a pena cozinhar Eggs Benedict. É frustração na certa! Vou separar a receita em etapas, pra organizá-la melhor. Vamos por parte!

Eggs Benedict

Ingredientes (2 pessoas):

Para os ovos pochê:
  • 4 ovos
  • 4 litros de água
  • 1 colher de sopa de sal
  • 8 colheres de sopa de vinagre
  • água gelada em uma tigela grande
Encha uma panela grande com água, e espere ferver. Quando a água levantar fervura, abaixe o fogo coloque o sal e o vinagre. A água não deve ferver, e sim ficar com aquelas bolinhas no fundo da panela. O vinagre vai impedir que os ovos se dispersem na água e ajuda a coagulá-los para que  fiquem inteirinhos. Tire os ovos da geladeira (eles devem estar gelados), e quebre um ovo em uma tigelinha. Esse passo é importante, pois na hora de colocar o ovo na água,  você terá mais controle sobre eles. Muita calma nessa hora. Delicadamente coloque o ovo na água. Agora é só rezar e esperar de 3 a 4 minutos se você gosta de gema molinha, e de 5 a 6 minutos se você prefere a gema firme. Remova o ovo e gentilmente e coloque em uma tigela com água gelada pra interromper o cozimento. A água da panela vai estar com vários pedacinhos de clara, mas é assim mesmo. Repita esse processo, um ovo por vez. Quando os ovos estiverem prontos, vamos ao próximo passo!

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhadinha nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Rtst1iRXI1g

Pão italiano
  • 4 fatias de pão italiano (fatiados com uns 2 cm de espessura)
  • azeite de oliva, sal e pimenta do reino
Em uma assadeira, coloque as fatias de pao italiano, um fiozinho de azeite, sal e pimenta! Asse por uns 5 minutos no forno pré-aquecido a 180 graus ou até estarem douradinhos. Cuidado com o tempo, é importante não deixar torrar, apenas dourá-los.

Molho Hollandaise

 O molho Hollandaise, é um molho francês tradicionalíssimo, considerado muito difícil de preparar. Eu mesma ainda não tentei!  Por este ser um prato mais complicado de coordenar, a ideia de ainda ter que preparar o molho Hollandaise original me deixa um pouco nervosa. Pulei de alegria quando experimentei essa versão de liquidificador, tão fácil que mal consigo acreditar que é tão gostosa quanto a receita original. Anote:
  • 2 gemas de ovo
  • 1 colher de chá de mostarda dijon
  • 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
  • 1/3 de xícara de manteiga derretida
No liquidificador coloque a gema, a mostarda e o suco de limão. Com a tampinha do liquidificador aberta e o liquidificador ligado, gentilmente despeje a manteiga derretida, pouco a pouco. A gema de ovo irá se emulsificar e criar um molho extremamente cremoso e aveludado.

Montagem do prato. Enfim, depois de tanto trabalho, vamos nos preparar pra devorar essa delícia. Pegue uma fatia do pão italiano já torrado, e coloque duas fatias de salmão defumado. Em cima do salmão, coloque um ovo pochê (ponha rapidamente na água quente pra esquentá-lo antes de servir), e cubra com o molho Hollandaise. Pra decoração, gosto de colocar cebolinha picada e uma pitada de páprica. Esse prato dispensaria acompanhamentos, mas resolvi fazer batatinhas refogadas pra acompanhar, já que estava com fome e com bastante tempo.

2 comentários:

  1. Olá, Mariana! Estou simplesmente apaixonada pelo seu blog!! Logo vou me casar e já tenho uma lista com as receitas que você postou para preparar pro namorido. Seus textos são tão saborosos quantos as receitas! Continue nos ensinando com esse carinho e dedicação! grande abraço!

    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Jackie, comentarios como o seu me motivam cada vez mais a procurar receitas legais e pensar em textos interessantes! Estou curiosa pra saber quais suas receitas preferidas e qual vc fara primeiro! Me conta? Pode deixar que nao vou a lugar nenhum! Beijinhos e volte sempre!

    ResponderExcluir