terça-feira, 3 de abril de 2012

Batata doce crocante

Batata doce: da cor do verão

Batata doce pra mim sempre foi uma coisa muito esquisita. Nunca dei muita bola, e não sentia nem um pouco de curiosidade de explorar e tentar fazer receitas com elas. Aí um dia, fui em um restaurante comer hamburguer, e em vez das tradicionais batatas fritas que sempre acompanham a refeição, vieram as coloridas batatas doce fritas! Uma agradável surpresa, pois além de lindas, eram super crocantes e super divertidas. Docinhas, salgadas e bem temperadinhas, não conseguia parar de comer as danadas e nem dei muita bola pro hamburguer. Fiquei morrendo de vontade de tentar fazer em casa e procurando receitas na internet, achei essa versão assada no forno, muito mais saudável e fácil de preparar do que sua concorrente frita. 

Eu adoro fritura, acho que até sapato velho frito deve ser bom, mas é tanta meleca pra preparar, que quando consigo uma alternativa de forno não penso duas vezes. Sobre a batata doce, existem quatro variedades delas no Brasil, que são classificadas de acordo com a cor de sua polpa.  No caso dessa receita, eu só tentei fazer com a de polpa laranja, que acho linda de viver e adoro sua textura e sabor. No supermercado, procuro a batata doce com casca rosada, e na dúvida tiro uma lasquinha com a unha pra garantir que a polpa é mesmo a laranja:

Aspecto interno e externo da batata doce laranja


Batata doce crocante:

Ingredientes: (2 pessoas)
  • 1 batata doce descascada e cortada em formato de palito
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva
  • sal, pimenta do reino e páprica
1) Em uma assadeira, coloque as batatas, o azeite e os temperos. 
2) Arranje-as com um pequeno espaçamento entre uma e outra. É importante que elas não se encostem, pra que possam ficar crocantes. 
3) Asse em forno alto pré-aquecido (250 graus) por aproximadamente 10 minutos de cada lado. 

3 comentários:

  1. Li no blog do Richie que você tinha uma receita de muffins de blueberry pra postar e vim correndo pra ver se já tinha publicado! Olha não se preocupe em achar que não encontraremos a frutinha porque mesmo eu, que moro no interior do Paraná, tenho encontrado blueberries frescas no mercado e no sítio do meu pai também tem. E outra coisa, quem não achar, adapta: uvas passas, chocolate picado, damasco... Uma boa massa comporta tudo, não é?!

    Delícia de batata doce, hem?! Eu geralmente também não dou muita bola pra batata doce, mas quando como acho tãão gostoso...!

    Beijos!

    Talita

    ResponderExcluir
  2. Talita, que bom que vc descobriu meu blog!! Estou acompanhando o do Richie há algumas semanas e estou amando!

    Postei a receita do muffin, e realmente a massa é uma coisa de louco. A mulher mistura manteiga com óleo, ovos e gemas extras, buttermilk e creme de leite batido. Fora que coloca um pouco de farinha de milho que dá uma textura muito legal na massa. Se fizer venha me contar como ficou! :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Nana,
    Apenas dez minutos de cada lado são mesmo suficientes para deixar esta bata crocante?

    ResponderExcluir