quinta-feira, 5 de abril de 2012

Muffins de mirtilos: receita genial

Os simpáticos mais gostosos do que nunca!

Já divulguei aqui minha simpatia pelos fofíssimos muffins. Acho uma forma muito elegante e divertida de servir bolos em chás da tarde, além de serem perfeitos pra levar na bolsa pra matar a fome no meio da manhã, presentear alguém ou surpreender os colegas de trabalho/faculdade com um lanchinho coletivo. Algumas semanas atrás tive a oportunidade de conhecer a famosa chef de confeitaria Jessica Morgado, uma gênia de confeitaria e sobremesas. Ela já trabalhou nos melhores restaurantes de Nova Iorque, Chicago e Filadélfia, e hoje cria as sobremesas dos 8 restaurantes do badalado iron chef  Jose Garcez. Provei várias de suas delícias e afirmo com certeza que foram os melhores doces que já comi na vida. 

Com muita cara de pau, consegui várias de suas receitas, mas infelizmente a maioria delas são muito complicadas para se fazer em casa. Pra nossa alegria, consegui adaptar em casa essa receita de muffins de mirtilos que conquistaram meu coração. Com vários ingredientes secretos (como creme de leite batido na massa) e buttermilk, esses muffins desmancham na boca e ficam levemente crocantes por fora, aquela casquinha irresistível da borda de bolos, sabe qual é? Em cima, uma farofinha crocante pra deixar esses lindinhos ainda mais deliciosos!

MUFFINS DE MIRTILOS:

Ingredientes (12 muffins)

Para a farofinha
  • 1/3 xícara de açúcar
  • 1/3 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 xícara de manteiga
  • 1 colher de chá de canela em pó
Misture tudo com o garfo até que vire uma farofa.

Para os muffins
  • 6 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente 
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/3  xícara de farinha de milho
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 2 gemas
  • 1/2 xícara de oléo vegetal
  • 1/2 xícara de buttermilk*
  • 3/4 xícara de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • raspas de um limão siciliano
  • 1 xícara de mirtilos frescos ou congelados (não precisa descongelar). Pode substituir por amoras se não encontrar mirtilos no seu supermercado. 
1) Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar e o extrato de baunilha até que fique um creme.
2) Adicione o óleo, bata por alguns segundos. Adicione um ovo de cada vez, incorporando-os na massa. Faça o mesmo com as gemas.
3) Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos. Acrescente metade dos sólidos ao cremee bata por alguns segundos. Acrescente o buttermilk , bata novamente. Ponha o resto dos ingredientes secos, as raspas de limão siciliano e misture até que se transforme em uma massa homogênea.
4) Bata o creme de leite fresco até que fique bem espumoso com textura de chantilly. Delicadamente, incorpore-o na massa com uma espátula (não use a batedeira), tomando cuidado pra que ele não perca muito ar.
6) Distribua a massa em forminhas untadas e gentilmente coloque os mirtilos sobre a massa, de 4-5 por forminha. Se precisar afunde os mirtilos pra ter mais espaço pra colocar os outros. Salpique a farofinha e asse em forno pré-aquecido (180 graus) de 30 a 35 minutos ou até dourado. Na dúvida, faça o teste do palitinho: espete um palitinho no muffin e se sair sequinho já está pronto!

* Buttermilk: é um ingrediente muito usado no preparo de bolos e tortas e também pra fazer molhos e marinar carnes nos Estados Unidos. É um ingrediente chave pra deixar qualquer bolo muito mais úmido e macio. Em traduçao livre, buttermilk significa leite de manteiga. No preparo da manteiga, usa-se somente os sólidos do leite e a parte líquida remanescente seria o buttermilk. Infelizmente as indústrias de laticínios no Brasil não comercializam o tal buttermilk (eu pelo menos nunca encontrei pra vender). Fico até curiosa pra saber que fim leva o buttermilk depois do preparo de manteigas: alô alô empresas de laticínios! Que tal vender buttermilk no supermercado? Li no blog do Richie nesse post que ele prepara seu próprio buttermilk. Como é um processo pouco prático, pode-se substituir o buttermilk com um truque: misture 1 colher de sopa de vinagre em um copo de leite integral. Espere talhar (uns 5-10 minutos) e está pronto pra ser usado. 

3 comentários:

  1. Oi Mariana, cheguei até aqui através do blog cozinha coletiva.
    Pra minha surpresa você morava aqui em Floripa,rsrsrs. Adoro receitinhas e essa parece deliciosa. Beijosss querida e uma feliz páscoa pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Cristina, que bom que vc apareceu por aqui! Amo Floripa e estou morrendo de saudades!

    Volte sempre!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,

    Estes muffins me deixaram com água na boca! Certeza que vou experimentar esta receita já, já.
    Beijocas

    ResponderExcluir