sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Batatas assadas com ervas e alho

Batatas no azeite, alho e ervas: cremosas e com muito sabor!

Preparou aquele prato sucesso e precisa de um acompanhamento à altura? Essas batatas quase sempre são a minha escolha quando não quero fazer arroz. São saborosas o suficiente pra comer apenas com um franguinho grelhado, mas suaves o bastante pra não brigar com sabores de um prato mais elaborado. Eu adoro pratos preparados no forno, pois não exigem atenção constante, uma vez dentro do forno, você liga o alarme e pronto! Deixa o forno fazer todo trabalho pra você! Com um super truque, ainda economizo tempo na hora de lavar a louça! Gosto de forrar a assadeira com papel alumínio, assim, quando o assado estiver pronto, você apenas retira o papel alumínio e a assadeira só precisa de uma leve aguinha e já tá limpa! O papel alumínio vai pro lixo, e você nem se estressa com esfrega esfrega! Depois que comecei a usar esse truquinho, não asso mais nada sem antes forrar a assadeira!




BATATAS ASSADAS COM ERVAS E ALHO
  • 5 batatas vermelhas
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva
  • tomilho e alecrim à gosto
  • sal e pimenta moída na hora

1) Pré-aqueça o forno a 200 graus.  Corte as batatas em oitavos (primeiro corte ao meio, depois corte ao meio a metade, e depois a metade da metade. Complicado de escrever, mas simples de fazer)

2) Forre a travessa com papel alumínio (opcional) e coloque as batatas. Acrescente o azeite, alho, sal e ervas e com as mãos misture bem ate que as batatas estejam cobertas pelos ingredientes. Se precisar, coloque um pouco mais de azeite e ervas, vai tudo no olhômetro mesmo!


3) Asse as batatas de 25-35 minutos, ou até macias e douradas.

5 comentários:

  1. Mari, que fácil! Além de muito saborosa tem a vantagem de se dar bem com vários pratos. Foram disputadíssimas!

    ResponderExcluir
  2. Mari, elas vão com casca ou sem casca?
    Tem que cobri-las para assar ou não precisa?

    ResponderExcluir
  3. Fábio, eu gosto de deixar a casca da batata, que além de dar mais textura, é cheia de vitaminas e coisas boas. Mas é opcional, vc pode descascá-las se preferir! Não precisa cobrir pra assar! Se vc cobrir elas ficam com outra textura. Me conta como ficaram quando fizeres :)

    ResponderExcluir
  4. Mariana, você já testou essa receita com outro tipo de batata? É possível substituir?

    ResponderExcluir
  5. Cecília, pode fazer com outra batata sem problemas! Quando não tem a vermelha eu faço com a batata inglesa. A vermelha é mais cremosa, por isso prefiro! :)

    ResponderExcluir