sexta-feira, 25 de maio de 2012

Penne com Cogumelos e Creme de Gorgonzola

Penne com gorgonzola: na lista dos favoritos

Adoro dar "voltas ao mundo" experimentando diferentes receitas, mas sempre me pego voltando para a Itália, mais frequentemente do que os outros lugares. Meu fascínio por massas começou quando pequena. Adorava ir na seção de massas dos supermercados e ficava lá olhando para os vários formatos, penne, gravatinha, fusilli, tagliatelle, rigattoni, queria experimentar todos! E ainda perguntava pra minha mãe: "mãe, por que não podemos comer macarrão todos os dias no lugar de arroz?". Hoje amo massas, não só pela diversidade de formas, texturas e tamanhos, mas também pelas infinitas possibilidades que elas nos proporcionam. Elas nos permitem usar nossa imaginação e criatividade e os resultados são quase sempre satisfatórios. No final, se nada der certo, não há motivo para pânico. Descarte o molho e passe a massa na manteiga e finalize com um queijo ralado e pronto! Ainda, são as melhores amigas de cozinheiros iniciantes, afinal não há nada mais simples do que ferver água e cozinhar macarrão, não é mesmo? 

Essa receita é uma das minhas massas preferidas e já fiz tanto que hoje a cozinho de olhos fechados. Muito provavelmente se você me convidar pra preparar uma janta na sua casa, ou vier jantar na minha, é esse prato que vou fazer. Um bom penne cozido al dente, com um molho bem cremoso a base de vinho e gorgonzola, dá certo com filé mignon, peito de frango ou camarão. As três versões são incríveis. E claro meus amados cogumelos não iam ficar fora dessa! Anote:


PENNE COM COGUMELOS E CREME DE GORGONZOLA

Ingredientes (4 pessoas):
  • 400 g de penne grano duro (gosto de mini penne da Barilla)
  • 200 g de peito de frango (ou filé mignon) em cubinhos
  • 100 g de cogumelos paris frescos fatiados
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de tomilho fresco (ou uma pitada de tomilho seco)
  • 5 folhinhas de alecrim fresco ou seco
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 1 xícara de queijo gorgonzola em cubinhos
  • 1 xícara de caldo de galinha (ou 1/2 tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 xícara de água fervente)
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 200ml de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  •  azeite
  • sal e pimenta do reino

1) Esquente 2 colheres de azeite em uma frigideira funda e refogue a carne (frango, filé ou camarão) até que fique dourado. Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Retire da frigideira e reserve.
2) Esquente 1 colher de sopa de manteiga e um fio de azeite (pra manteiga não queimar) e refogue a cebola, tomilho e alecrim por uns 4 minutos. Adicione o alho e pimenta do reino a gosto e refogue por mais 2m.
3) Acrescente os cogumelos e refogue por uns 3 minutos e ponha o vinho. Deixe reduzir por 2 minutinhos.
4) Junte o caldo de frango e espere ferver. Dissolva a farinha de trigo em um pouco de água, junte ao molho e mexa bem (o molho vai engrossar). 
5) Adicione o queijo gorgonzola e espere derreter bem. Devolva a carne ao molho,  desligue o fogo, junte o creme de leite, corrija sal e pimenta e sirva imediatamente com o penne. 



10 comentários:

  1. Delícia e super fácil! O Dado sempre faz de gorgonzola, mas assim também parece ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Jura miga? Pergunta pra ele como ele faz! E experimentem essa, é incrível! Vinho, ervas, cogumelos, gorgonzola, tem como dar errado? :)

    ResponderExcluir
  3. Nana,
    falou e disse,
    de fato as massas são as melhores amigas dos iniciantes, e eu como iniciante que sou assino em baixo, adoro fazer massa pois é quando eu chego mais perto de acertar uma receita, além de AMAR a variedade de formas e as milhares de possibilidades de molho que podemos fazer.
    Amo, em especial, o sabor de queijos e cogumelos nas massas, então, essa com certeza é minha próxima tentativa!
    Adorei a receita, parece deliciosa!
    Vou fazer em breve e te conto!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esta, vou fazer, depois digo se gostaram :)

    ResponderExcluir
  5. Rute, vem me contar sim! Adoro saber os resultados! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lu querida, estou super empolgada com sua animação! Ainda vou ver você arrasando na cozinha. Tens razão, cogumelos, queijos e macarrão é uma combinação de matar né? Fica de olho que logo em breve mais receitas desse tipo! Beijos e mais beijos da prima!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mary! Tudo bem? Olha, adorei tanto a receita que fiz ontem mesmo! E não teve jeito... adoraram!!!! Ficou muito bom! Sabor suave e marcante ao mesmo tempo, adorei! Parabéns!
    Seu blog sempre surpreende!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Maísa, que bom que você continua acompanhando o blog, e o mais legal: testando as receitas! Tudo que posto aqui já foi testado e aprovado e procuro colocar só as receitas que arrasaram! Adoro saber quando as receitas dão certo, então sempre venha me contar :) beijos!

    ResponderExcluir
  9. Louca pra fazer amiga!!!
    Quem sabe não testo essa semana? Te conto como ficou depois. :)
    Saudades mil!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mary! Um ano depois, fiz de novo! rsrsrs Aprovação total!!!!!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir