quinta-feira, 15 de março de 2012

O segredo do molho de tomate perfeito!

Molho de tomate: o vermelhinho básico que todo mundo adora!

Vamos falar de molho de tomate? Vou confessar que por mais que eu goste de cozinhar e comer comidas  exóticas e sofisticadas eu tenho uma queda forte por um belo prato de espaguete com molho de tomate! Apesar de ser um dos pratos mais básicos e populares, considero preparar molho de tomate um verdadeiro objeto de estudo. Já testei tantas receitas diferentes de molho de tomate, que fui aprendendo o que funciona melhor, o que deixa o molho mais encorpado, menos ácido, as técnicas pra acordar bem o sabor do tomate, como deixar o molho bem vermelhinho, etc. E claro, no final o que conta é o sabor, independente de ter levado 20 minutos ou 3 horas de preparo. 

Então qual o segredo do molho de tomate perfeito? Um azeite de oliva de qualidade? Um bom punhado de ervas frescas? Uma pitada de açúcar? Vocês vão se surpreender (assim como eu) de descobrir que manteiga é o truque. Já tinha visto em diversos blogs gringos e estava muito curiosa pra experiementar. Quando fiz pela primeira vez, foi amor à primeira vista e virou amor eterno. A receita é tão fácil que fico até com vergonha de postar no blog. É mais uma dica do que uma receita. Apenas três ingredientes: tomates pelados (em lata), manteiga e cebola. Nenhum método ou etapas de preparo. Vai tudo pra panela e você não perde tempo nem cortando a cebola ou picando tomates. Não sei ao certo o que ocorre quimicamente entre o tomate e a manteiga, mas é magia pura. Ela corta a acidez do tomate, deixa ele docinho e valoriza seu sabor. Além disso, ajuda a texturizar o molho, deixando-o levemente aveludado. Genial! A única coisa que não amo nessa receita são as calorias a mais. Inevitavelmente, ela é mais calórica que uma receita que leve azeite de oliva. Ainda assim, acho que ela vale cada caloria extra!


MOLHO DE TOMATE

Ingredientes (4 pessoas):
  • 2 latas de tomates pelados esmagados ou batidos no liquidificador (dependendo da textura que você preferir)
  • 5 colheres de sopa de mateiga
  • 1 cebola descascada e cortada ao meio
  • sal e pimenta a gosto
1) Coloque todos os ingredientes na panela
2) Deixe cozinhar em fogo médio por 40 minutos
3) Retire a cebola e sirva com a massa de sua preferência, um bom parmesão ralado na hora e claro, umas folhinhas de manjericão!




4 comentários:

  1. ainda mais sendo tão fácil com tomate palado, que mora no armário de casa e já salvou muitas refeições inesperadas.

    ótima dica, testarei tb.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. amo essas diquinhas...é como a q postei no meu blog, tbm sobre massa...depois vc dá uma lidinha..http://quaseumabalzaca.blogspot.com.br/2012/03/espaguete-ao-camarao.html

    bju

    ResponderExcluir
  3. Pra mim isso seia impensável! É genial! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Também testei infinitas receitas de molho, inclusive os industrializados, e NUNCA achei um que me agradasse.Foi só experimentar colocar a tal da manteiga, que TUDO mudou.No entanto, antes de colocá-la, frito junto com ela uma colherzinha de alho, com outra de orégano.Depois, é só jogar o tomate, e se ajoelhar para comer...Além da delícia que fica, o aroma que libera faz perfumar toda a casa, e matar de inveja os vizinhos.Mira Araujo

    ResponderExcluir