Acredito que suspiro com morangos e chantilly tenha sido uma das primeiras receitas que fiz na vida, ainda criança, quando assistia fielmente aos programas da Ofélia e Confeitando Bolos com Marta Ballina, que passavam na Band. Tempos depois, no programa da Nigella, ouvi falar de pavlova e por um bom tempo fiquei com ela na cabeça. Por achar que seria muito parecida com a tradicional receita de suspiros, fui adiando prepará-la, já que tinha outras receitas na lista de espera.
Outro dia, finalmente, resolvi testá-la e hoje me arrependo de não tê-la feito antes! Receita divertida de preparar, linda de viver e meus Deus, que delícia! A pavlova que é uma variação do suspiro, fica crocante por fora e com uma textura mais molinha/puxenta por dentro, parecida com um marshmallow. Derrete na boca! Uma ótima alternativa pra usar aquelas claras que sobraram de uma receita que só levava gemas. Uma dica: quando você fizer uma receita que leve somente gemas, congele as claras. Elas ficam perfeitas depois de descongeladas e é uma ótima desculpa pra preparar pavlovas. Depois de prontas, um creme chantilly caseiro com frutas frescas marinadas. Você pode fazer em porções individuais como eu fiz, ou uma bela e graúda pavlova, que dá pra cortar como uma torta. Demais!
PAVLOVA
Ingredientes (5 pessoas):
- 4 claras
- 1 colher de chá de vinagre
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha (gente, por favor: extrato e não essência)
- 1/2 colher de sopa de maizena
- 1 xícara de açúcar refinado (de preferência de confeiteiro)
1) Pré-aqueça o forno a 130 graus
2) Em uma batedeira, bata as claras em velocidade alta por cerca de 10 segundos. Quando estiverem levemente aeradas, comece a acrescentar o açúcar, aos poucos. Uma colher de sopa, espere uns segundos e vá acrescentando o açúcar dessa maneira. No final as claras estarão bem branquinhas e brilhantes.
2) Em uma batedeira, bata as claras em velocidade alta por cerca de 10 segundos. Quando estiverem levemente aeradas, comece a acrescentar o açúcar, aos poucos. Uma colher de sopa, espere uns segundos e vá acrescentando o açúcar dessa maneira. No final as claras estarão bem branquinhas e brilhantes.
3) Acrescente a maizena, o extrato de baunilha e o vinagre. Bata por mais uns 2 minutos, até que as claras formem picos firmes.
4) Forre uma assadeira com papel manteiga. Com uma caneta, faça o desenho desejado da pavlova. Pode fazer porções pequenas, médias, grandes e até brincar com desenhos divertidos (um coração por exemplo). Delicadamente, despeje a mistura de pavlova no papel manteiga tentando obedecer o desenho. Coloque uma quantidade perto de 1 centimetro de altura de massa de pavlova. Faça as bordas um pouco mais altas do que o centro (já que vamos rechear o centro).
5) Coloque a assadeira dentro do forno e asse por aproximadamente 1 hora.
CREME CHANTILLY
FRUTAS MARINADAS
5) Coloque a assadeira dentro do forno e asse por aproximadamente 1 hora.
CREME CHANTILLY
- 1 xícara de creme de leite gelado (sem soro)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
FRUTAS MARINADAS
- Frutas da sua preferência (morangos, framboesas, uvas, mirtilho, amoras, etc.)
- Suco e raspas de meio limão siciliano
- 1 colher de sopa de hortelã picada
- 1/2 colher de sopa de açúcar
Só de olhar a foto já comecei a suspirar de vontade. Com certeza, as próximas claras perdidas da nossa cozinha se transformarão em Pavlova.
ResponderExcluirOi Mariana, tudo bem? Linda sua mini-pavlova! Super delicada!
ResponderExcluirQuanto às suas fotos, gostei bastante! As cores são bem vivas.. sua câmera tem função cores vivas? A minha tem e as vezes uso, para conseguir um efeito assim.
Sobre o que vc me perguntou, só fotografo de dia.. de preferência de manhã pela questão do sol bater aqui em casa nesse horário.. e se está nublado geralmente as fotos não ficam legais.. ja perdi muita receita com isso.. hehe bjo!
que coincidência...ontem, assistindo ao Master Chef - Australia, vi esse receita lá...achei um charme e tô louca p fazer...a sua ficou linda, e pela descrição, saborosa, vou tentar tbm...
ResponderExcluir