sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fettuccini ao Funghi

Fettuccine ao funghi: janta perfeita para sexta-feira

Vocês já devem ter percebido que sou meio viciada em cogumelos né? O meu amado já apareceu por aquiaqui e aqui. Não me canso de testar novas receitas e repetir as antigas e sempre que tenho cogumelos  na geladeira, dou um jeito de inventar alguma coisa com eles. Pudera, cogumelos são super versáteis. Fica bom em saladas, sopas, caldos e ensopados, em massas, risottos, aperitivos, na pizza, sanduíches, enfim! Sem falar no seu riquíssimo valor nutritivo. Hoje em dia, estamos cada vez mais preocupados em manter uma alimentação saudável e encontrar ingredientes nutritivos e deliciosos, pra mim é sempre um "achadão"!

Não sou muito fã de cogumelos em conserva, mas os frescos e secos são minhas paixões. No caso dos porcinis, no Brasil eles são raros de se encontrar frescos, mas bem acessíveis secos. São perfeitos para preparar massas e risottos. Essa receita super coringa é ótima pra uma sexta-feira à noite quando você quer uma comida bem especial, mas está cansado demais pra cogitar preparar algo complicado. Sempre deixo porcinis secos na despensa, justamente pra esses dias. O resto são ingredientes que temos sempre disponíveis em casa, então nem precisa passar no supermercado. Pra dar um ar mais elegante ao seu jantar, por que não acender uma vela, mesmo que seja só pra você? E claro, abrir um vinho tinto bem gostoso, para uma sexta-feira perfeita!

FETTUCINI AO FUNGHI

Ingredientes (4 pessoas)

  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de manteiga e um fio de azeite
  • 100g de cogumelo porcini desidratado bem lavados (eles contém um pouco de areia)
  • 1 xícara de vinho branco
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água. 
  • 1 xícara de parmesão ralado de qualidade
  • sal e pimenta 
  • 1 colher de chá de alecrim picadinho
  • 1/2 xícara de salsinha bem picadinha
  • 400g de fettucini
1) Ferva 1/2 litro de água e cozinhe os cogumelos por 5 minutos. Retire e corte os cogumelos em pedaços menores e reserve o líquido do cozimento.
2) Em uma frigideira esquente a manteiga e o azeite e frite a cebola em fogo médio por uns 6 minutos. Acrescente o alho, o alecrim os cogumelos, sal e pimenta e refogue por 2 minutos. 
3) Coloque o vinho e deixe reduzir, uns 2 minutos. Coloque 1 xícara da água do cozimento e deixe reduzir, mais 2 minutinhos. Adicione a farinha de trigo dissolvida em água pro molho engrossar. 
4) Acrescente o creme de leite, queijo parmesão e acerte o sal se precisar.
5) Coloque o fettucini cozido al dente na frigideira pra que o molho se incorpore à massa. Se o molho estiver muito grosso, acrescente mais um pouco da água do cozimento do cogumelo. Sirva imediatamente e salpique a salsinha.








7 comentários:

  1. Aiii que delícia!!
    Estou com água na boca!!
    Vou comprar cogumelos e te conto o resultado!!
    Essa vai ser a primeira que eu vou tentar fazer, porque é prática e rápida ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, Mari! você e suas receitas maravilhosas! Bendita gula!
    Esse Fettucini está de comer ajoelhado!

    ResponderExcluir
  3. Nana!
    Fiz essa receita no sábado com o Maurício!
    Ficou uma DELÍCIA!! Está aprovadíssima!
    Super bem explicada, fácil de fazer.
    Só não peguei ainda o ponto do sal e da pimenta, pus pouco demais, e não tinha a salsinha e o alecrim, então perdi um pouco do sabor né.
    Quanto de sal você põe?? Esse negócio de "olho" não funciona comigo.
    Ah, o queijo parmesão achei que fica mais gostoso jogar por cima, quando a receita está pronta, porque o que eu misturei no molho agarrou todo no fundo da panela
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Luluuuuuu que delícia!!! Fiquei tão feliz em saber que vc enfim resolveu pilotar o fogão!!! Viva!! Sobre o sal, é uma coisa que tem que ir aprendendo, colocando aos pouquinhos. Medidas exatas de sal são complicadas. Pode ter ficado salgado por causa do parmesão. Sempre que tiver algum queijo na receita, deixe pra colocar o sal por último! O queijo pode ter grudado no fundo da panela, pq talhou. Algumas marcas de queijo são borrachentas e não derretem. Qual marca vc usou? Tenho certeza que a próxima receita vai sair excelente! Não desista! :)

    Beijão da prima orgulhosa!

    PS- orgulhosa por dois motivos: já soube do super bapho. Chocada!!!

    ResponderExcluir
  5. Mari,
    Que seu blog está incrível todos nós já sabemos. A cada dia uma receita mais surpreendente!
    Outra coisa super legal é que ele está inspirando muitas pessoas as se aventurarem na arte de cozinhar.Um exemplo disso é a Luísa. I don't believe!Lulu fazendo um Fettucini ao funghi!
    Meu Deus, considere-se uma vitoriosa!

    ResponderExcluir
  6. Tia Aninha, nem me fale!! Fiquei tão feliz ao saber que Lulu tomou coragem e foi suar a barriga no fogão! Amei!!! Tenho outras duas amigas que nunca tinham feito miojo e resolveram testar duas receitas do blog! Adoro! E vc? Já fez alguma coisa? Quando vai fazer o purê de manjericão??

    ResponderExcluir
  7. Breve, muito breve!
    Ele e outras coisitas mais, que estão me dando água na boca!

    ResponderExcluir