quarta-feira, 9 de maio de 2012

Butter Chicken

Butter Chicken: sabores hipnotizantes

Uma das coisas mais legais de se morar nos Estados Unidos, é ter acesso aos mais diversos tipos de restaurantes. Você não precisa estar em Nova Iorque, Los Angeles ou Boston pra encontrar bons restaurantes étnicos. Moro em uma pequena cidade que tem uns 40 mil habitantes e temos restaurantes indianos, tailandeses, mexicanos, italianos, coreanos, franceses etc. Além de estarem disponíveis, o preço é super acessível. Dá pra frequentar no dia a dia sem precisar esperar uma ocasião especial pra experimentar um prato indiano exótico, por exemplo. Aliás, foi assim que começou meu interesse por comida indiana. Antigamente, pra mim culinária indiana era sinônimo de curry e pouco eu sabia da riqueza de métodos, ingredientes e temperos que se desenvolveram ao longo dos milhares de anos de cultura indiana. As especiarias que movimentaram o comércio europeu entre a Idade Média e o Renascimento são a estrela da maioria dos pratos indianos. Na época dizia-se que um quilo de certos temperos valia mais do que uma vida humana. A maestria dos indianos na arte de casar condimentos e construir diversas camadas de sabores em um mesmo prato, faz com que aprender sobre essa culinária seja fascinante e até um pouco esotérico. Comprei um livro de receitas indianas do Suvir Saran, um chefe super aclamado que tem um restaurante indiano incrível em Nova Iorque e vira e mexe participa de programas de televisão. Estou adorando o livro, pois a culinária indiana é bem complexa e ele adapta receitas que levariam horas de preparo, em versões possíveis para a vida doméstica moderna.

 Butter Chicken  é um prato servido com arroz basmati (aromático, fininho e comprido), com um molho bem cremoso e cheio de sabor. Não se assuste com a quantidade de ingredientes, pois a maioria são especiarias. Dependendo da cidade que você more elas podem ser difíceis de achar, por isso sugeri algumas substituições, mas com todos os ingredientes em mãos ela é bem simples de preparar. Vocês vão notar que vários condimentos se repetem ao longo da receita, mas é assim que eles constroem as tais camadas de sabores. Você começa tostando as especiarias e o cheiro imediatamente dominará sua casa e atrairá todo mundo pra cozinha. Depois finaliza com garam masala (mistura de condimentos típica de vários pratos indianos) pra adicionar uma última camada de perfume ao prato!




Butter Chicken

  • 3 cebolas pequenas
  • 3 dentes de alhos grandes
  • 7cm de um pedaço de gengibre descascado
  • 1 pauzinho de canela
  • 12 vagens de cardamomo (soque ela em um pilão para que as sementes sejam liberadas)
  • 15 cravos (não deixe de colocar, mesmo que não goste!)
  • 1/2 colher de chá de semente de cominho (se não encontrar pode ser já moído)
  • 1/2 colher de chá de semente de coentro (se não encontrar pode ser coentro já moído)
  • 5 folhas de louro
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino preta ou branca inteiras
  • 3 pimentas chilis secas sem sementes (se não tiver pode ser pimenta calabresa em flocos ou pimenta cayenne em pó, aí coloque a gosto dependendo da sua tolerância pra ardido.
  • 2 colheres de chá de semente de coentro moído
  • 1/2 colher de chá de garam masala*
  • 1 xícara de iogurte integral levemente batido (pra ficar homogêneo)
  • 1 vidrinho de leite de coco (opcional)
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 3/4 de xícara de água quente
  • 2 filés de peito de frango em cubinhos
  • sal a gosto

1) Em um processador de alimentos (ou liquidificador) bata as cebolas, alhos e gengibre até que virem uma pasta.
2) Cubra uma frigideira funda com óleo vegetal (1/4 de xícara mais ou menos) e toste a canela, os cravos, cardamomo, cominho e semente de coentro, louro e pimenta preta (ou branca) e a pimenta chili até que as especiarias fiquem tostadinhas (uns 2 minutos em fogo médio).
3) Adicione a pasta de cebola, alho e gengibre e cozinhe por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando. A medida que a pasta vai refogando, acrescente uns pinguinhos da água quente para evitar que grude na panela e seque demais.
4) Adicione o coentro moído e espere 2 minutos. Acrescente o iogurte aos poucos, 3 colheres de sopa por vez, até que todo o iogurte esteja incorporado.
5) Acrescente o frango e deixe ele cozinhar por uns 5 minutos. Adicione o leite de coco, corrija o sal e adicione o restante da água quente. Deixe ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por mais 5 minutos, ponha o garam masala e o creme de leite. De preferência deixe o molho descansando por 1 hora para que todos os sabores se intensifiquem.
6) Sirva com arroz basmati, ou branco

PS- O molho vai ficar com os temperos inteiros: pedaços de canela, cravo, cardamomo etc. Eu tento tirar o máximo que conseguir, mas se não tirar tudo antes de servir, pode separar no prato também! Ninguém merece morder um pedaço de cravo né?



*Garam masala: se você não encontrar o garam masala em seu supermercado, a receita é a seguinte:

Se você tiver um moedor de café ou um pilão, de preferência compre todas as sementes inteiras pra moer na hora. A diferença é gritante. Se não, pode comprar tudo moído que também fica gostoso, apenas menos aromático

1 colher de sopa de cominho
1 colher e meia de chá coentro moído
1 colher e meia de chá de cardamomo moído
1 colher e meia de chá de pimenta do reino moída
1 colher de chá de canela moída
1/2 colher de chá de cravo moído
1/2 colher de chá de noz-moscada moída

Misture tudo e armazene em um recipiente. Você pode usar várias vezes!

6 comentários:

  1. Adoroooo o seu blog, Mariana!
    E essa receita me deu muita água na boca! Também sou fã de comida indiana, pena que aqui no Brasil é tão difícil de achar... Algum dia que eu estiver bem corajosa, tento fazer essa receita :)
    Beijos e continue com o blog, pois vc leva muito jeito e está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Loved the discussion about the layers of spices. Such a unique aspect of Indian cuisine that you understand masterfully. Great recipe and description!

    ResponderExcluir
  3. Nana, fiquei MUITO feliz com seu comentário. É tão bom saber que algo que a gente faz com tanto carinho é lido, e melhor ainda, apreciado! Pode deixar que continuarei aqui, pois esse blog é meu xodó! E claro, dou a maior força pra vc testar essa e outras receitas. Também me chateio um pouco com a falta de disponibilidade de de tantos ingredientes no Brasil. Limita bastante quem é interessado em explorar as culinários ao redor do globo! Beijinhos e volte sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Resolvi deixar o comentário pois estou sempre por aqui e às vezes quem posta nem sempre sabe o quanto está sendo apreciado, só olha o número de visitas crescendo. Mas pode saber que a cada nova receita eu vou estar aqui (seu blog é salvo como feed, então eu sempre sei quando vc coloca novas delícias!)
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. This is an awesome attempt. And from someone not from India, you do understand the complexity of spice mixing well. (Im sure being with Gabe helped..;)).
    We usually dont make it at home except for when I have guests or something especially because its such a rich dish plus this one is usually reserved for restaurants.:)

    I will try your version one of these days and let you know how it turns out. I make it a lil more spicier since I add chilli powder or red chilli flakes in my garam masala which gives it a reddish tinge. But like you rightly mentioned, it depends on your palate.

    For a bonus-- here is some history abt CTM http://fooddetectivesdiary.blogspot.com/2011/02/brief-history-of-chicken-tikka-masala.html

    I hope you enjoy that one. And make more Indian recipes.

    ResponderExcluir
  6. Jina, your comment made me smile! I did a lot of research on it and decided to try this recipe. I was definitively conservative in the amount of spicy I put in since my family can't handle too spicy. The dish is rich but delicious! I would love if you could share any of your favorites indian recipes! I'm very interested in finding out more about this great cuisine! I will use your blog for future reference! There is so much history attached to it! :)

    ResponderExcluir