quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tomate Seco



Um dos itens que sempre gosto de ter na geladeira é tomate seco! Gosto demais e aproveito de várias maneiras. Ótimo para sanduíches, massas, pizzas, em saladas e bruschettas, o danado é pau pra toda obra. Se eu estiver com sorte e encontrar um potinho de pesto então, a festa está feita. Sanduíche de pesto, muçarela e tomate seco é um luxo sem sair de casa e fica pronto em questão de minutos. Outra ideia legal, é cozinhar uma boa massa e servir com tomate seco picadinho e rúcula. Finalizando com um queijo parmesão e azeite de oliva, seu jantar delicioso só vai demorar o tempo de cozimento da massa!

Comprar tomate seco na padaria ou supermercado é bastante caro e nem sempre é "grandes coisas". Fica mergulhado em uma piscina de óleo e não temos controle na qualidade dos ingredientes. Em casa, gastando  pouco, dá pra fazer uma boa quantidade com ingredientes de primeira! Outra ideia super legal, é embalar o tomate seco em um potinho fofo e presentear aquele vizinho que regou suas plantas, ou um amigo querido que você queira surpreender. De lambuja, pendure a receita na tampinha do pote, e pronto! Seu amigo agora, virou melhor amigo!

TOMATE SECO

  • 3 kg de tomate italiano vermelhinho, mas ainda durinho, porque solta menos água. Também dá pra fazer com tomate longa vida, mas como  libera mais água é mais trabalhoso
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 2 colheres de sopa cheias de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • orégano
  • azeite de oliva

1) Misture o açúcar com o sal.
2) Corte os tomates ao meio no sentido longitudinal, retire as sementes, polvilhe-os com a mistura de sal e açúcar e disponha-os um a um sobre um tabuleiro com a casca voltada para cima.
3) Asse em forno médio até o tomate secar completamente, o que leva de 3 a 4 horas, virando-o algumas vezes. Dica:  de vez em quando escorra a água ou troque de tabuleiro para agilizar o processo.
4) Depois de frio, coloque os tomates em uma vasilha de vidro dispostos em camadas. Salpicar cada camada com orégano, alho amassado e azeite. Depois de pronto guarde na geladeira.

Ps- Outra dica: Aproveite a polpa agarrada nas sementes para fazer molho de tomate.
Bata 1 cebola no liquidificador com uma colher de água e refogue-a em 3 colheres de azeite de oliva até que seque a água, não é preciso dourar. Bata a polpa/semente no liquidificador com uma xícara de água, coe, adicione à cebola que foi refogada e cozinhe até engrossar o molho.

5 comentários:

  1. Ei Mariana
    Também adoro tomate seco, gosto tanto que como puro mesmo.
    Tem uma coisa, não me animo a fazer em casa, rende muito pouco e dá trabalho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Maria Célia, tomate seco eh mesmo bom demais ne? Da um pouco de trabalho sim, mas eu acho que compensa :)

    ResponderExcluir
  3. Compensa demais, nana!!
    Mamãe faz sua receita e é show!
    AMOO tomate seco!
    Em casa a gente controla os ingredientes, faz tudo com o melhor, na padaria eles colocam óleo, fica gorduroso e nada saudável.
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu também amo de paixão!
    Mas tenho que confessar: o meu não fica tão lindo como o seu.
    Preciso me aperfeiçoar...

    ResponderExcluir