terça-feira, 31 de julho de 2012

Sopa Cremosa de Quinoa


Quinoa: o grãozinho todo bom!

Esse milagroso grãozinho entrou em nossa casa pela primeira vez depois de uma viagem que meus pais fizeram ao Peru, onde conheceram e logo se renderam aos encantos do miúdo. Para os incas, a quinoa era considerada "a mãe de todos os grãos", porém os espanhóis não pensavam da mesma maneira. Depois de dominarem a região andina, os espanhóis proibiram a produção e o consumo de quinoa por considerarem o alimento "comida de índio". Hoje em dia a quinoa está mais em alta do que nunca, suas qualidades de super alimento a colocaram no topo e ai do espanhol que fizer cara feia! 

Como adoro provar coisas novas, estava bem curiosa para experimentar essa sopinha que meus pais tanto falaram. Cremosa e delicada, não só parecia ser deliciosa, mas também prometia um mundo de nutrientes. Além de fonte riquíssima de proteína de baixa caloria, a quinoa ainda oferece fibra, vitaminas e minerais. Mas pra mim, seu maior apelo é a textura gostosa, sabor suave e levemente acastanhado. Pro inverno, uma sopinha quentinha, aconchegante e viciante: morder os grãozinhos é uma delícia! Pro verão, uso e abuso da quinoa pra saladas diferentes e com sustância: morrer de fome comendo só alface e tomate não dá! Risotto de quinoa também é muito bom! Se você ainda não incluiu a quinoa no seu cardápio, chegou a hora de experimentar! 
Ingredientes (4 pessoas)
  • 1/2 copo de quinoa
  • 2 batatas baroas em cubinhos
  • 1/2 litro de leite
  • 1 colher de manteiga
  • 1 cebola picada miúda,
  • 1 dente de alho esmagado
  • Sal e pimenta a gosto
1)Prepare um refogado com a manteiga ou azeite de oliva, cebola, alho e a batata. Acrescente 4 copos de água fervente e a quinoa previamente lavada e deixe ferver por 20 minutos.
2)  Antes de tirar a sopa do fogo acrescente o leite, deixe ferver e sirva quente


Nenhum comentário:

Postar um comentário