sábado, 4 de agosto de 2012

Bolinho de Berinjela

Reinventando a berinjela

Eu tenho uma coisa com berinjela. Sempre que vou ao supermercado e passo na seção de hortifruti, dou uma olhadinha nas berinjelas e nunca resisto: aquela pele macia, lustrosa, cor vibrante, belas curvas e bem carnuda, acabo levando uma ou duas pra casa. O problema é que a bela vai pra geladeira, e por lá vai ficando, até que no limite do aceitável resolvo arrumar o que fazer com elas. Não entendo o porquê da demora, pois sempre acabo preparando algo incrível. Pastinhas, antepastos, lasanha de berinjela ou berinjela à parmegiana, é uma opção mais gostosa que a outra. Fora seus outros apelos, que já estamos cansados de saber, é cheia de vitaminas e minerais, propriedades medicinais e o melhor: pouquíssimas calorias. Quem é vegetariano adora e não cansa de inventar moda com ela!

No caso dessa receita, o apelo natureba talvez não se destaque tanto, já que é um bolinho frito. Gosto de pensar que berinjela frita pode, já que ela é tão saudável que acaba cancelando os efeitos maléficos da fritura. Ilusões da minha cabeça à parte, a verdade é que, quando vi essa receita no programa da italiana Giada De Laurentiis não sosseguei até fazer, achei uma fofura e super criativo esses bolinhos feitos de berinjela, queijo e ervas. Bem cremoso por dentro, e com aquela casquinha dourada e irresistível por fora, o bolinho é uma ótima opção para servir de entrada, acompanhado de molho de tomate apimentado (é só acrescentar pimenta calabresa ao molho). Uma taça de vinho branco em uma mão, um bolinho na outra, um mergulho no molho e direto pra boca! Você não vai conseguir parar de comer!

BOLINHO DE BERINJELA

Ingredientes (4 pessoas)
  • 1 berinjela bem grande ou 3 pequenas (uns 400 gramas)
  • 1 xícara de queijo pecorino (ou parmesão) ralado
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/4 xícara de manjericão picado
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1/2 xícara de farinha de rosca 
  • 1 ovo
  • pimenta calabresa em flocos
  • sal, pimenta do reino
  • óleo para fritar
  • azeite de oliva
1) Comece pre aquecendo o forno a 200 graus. Corte a berinjela ao meio longitudinalmente, coloque em uma travessa. Salpique sal, pimenta do reino e um pouco de azeite de oliva. Asse por uns 35-40 minutos ou até que fique bem macia.
2) Espere a berinjela esfriar e quando morna, retire toda sua polpa com uma colher e coloque no liquidificador ou processador de alimentos. Acrescente o queijo, alho, ervas, o ovo e bata até que vire uma pasta.
3) Transfira a pasta a um recipiente e vá acrescentando a farinha de rosca aos poucos, até que forme uma textura consistente. Se precisar, coloque um pouco mais do que 1/2 xícara de farinha de rosca, mas cuidado pra não ficar muito massuda.
4) Cubra uma frigideira com 1 cm de óleo vegetal, e esquente bem. Com a ajuda de uma colher, molde os bolinhos e frite até dourá-los (mais ou menos 1 minuto de cada lado)
5) Sirva com molho de tomate. Gosto de acrescentar uma pitada de pimenta calabresa ao molho e um pouco de queijo parmesão pra mais sabor!

2 comentários:

  1. Mariana - suas fotos são lindas, e sua escrita é tão divertido de ler - mesmo quando traduzido para o Inglês!

    ResponderExcluir