sábado, 11 de agosto de 2012

Meus restaurantes preferidos em NYC



Big Apple: um mundo de possibilidades

Se tem uma coisa melhor do que comer é viajar! Agora se você junta uma bela viagem com comidas incríveis, o que mais podemos querer da vida? E pra quem gosta de gastronomia, estar em Nova Iorque é estar mais perto do paraíso. Ano passado eu estava morando pertinho da Big Apple, e sempre que dava ia passear por lá nos fins de semana. Dentre as tantas atrações da cidade, uma das minhas preferidas era sair vagando sem rumo e descobrir um cantinho charmoso, de preferência despretensioso e com um cardápio daqueles que a gente se perde e nem sabe o que escolher! Dizem que quem mora em NYC, poderia comer fora todos os dias em um restaurante diferente pro resto de sua vida (por causa da abundância e alta rotatividade).

Quem nunca caiu em uma furada, pagou caro por um jantar ruim, ou acabou em um restaurante cheio de turistas em um ponto famoso da cidade? Quando eu viajo, prefiro procurar os restaurantes frequentados pelos locais, pra sentir um pouco da rotina do lugar. Depois que várias amigas me pediram dicas desses lados de cá, decidi fazer uma lista top 10. Achei que seria útil para compartilhar com outras pessoas que estão de viagem marcada. De maneira alguma estou dizendo que esses são os melhores restaurantes de NYC. Conheço pouquíssimos dos milhares de restaurantes de Manhattan, essa lista refere-se apenas aos meus 10 preferidos, entre os poucos que tive a oportunidade de conhecer. Além da lista de restaurantes incluí algumas dicas rapidinhas para você que ainda não conhece os EUA:


Rapidinhas:
  • Água em qualquer restaurante ou lanchonete é sempre de graça. Muitos restaurantes servem água, mesmo antes de você pedir. 
  • Se você gosta de refrigerante, todo restaurante oferece refil de graça. Você paga por um copo e bebe a vontade.
  • Almoço, café da manhã e brunch são sempre mais baratos que a janta. A maioria dos restaurantes tem cardápios diferentes para cada refeição, e geralmente oferece os especiais de almoço. Fiquem de olho! Se a idea é economizar, almoce em um restaurante bacana e deixe os fast foods pro jantar.
  • Fique de olho nas Happy Hours. A cidade está cheia, e na Big Apple happy hour não tem hora! Rola a noite toda! Se você tiver smart phone ou tablets, baixe o aplicativo Happy Hour que é de graça, e mostra todas as que estão rolando no momento, a um raio de 2 milhas de onde você está! 
  • Uma das tradições locais, é o famoso brunch, especialmente aos domingos. Incluí algumas opções de restaurantes ótimos para você curtir esse lado gostoso novaiorquino. 
  • O serviço não está incluso (a não ser em mesas com mais de 6 pessoas), e é de bom tom acrescentar de 15% a 20% do total da conta.
  • A maioria dos restaurantes de Manhattan tem seus sites com o cardápio disponível. É um jeito ótimo de conferir as opções e os preços. Ninguém merece entrar num restaurante onde os preços não são pro nosso bico, né? Incluí os sites dos restaurantes que listei, para acessá-los, clique em cima do nome do restaurante em azul. 


Restaurantes muito bacanas:

10) The Meatball Shop: Quem curte comida italiana vai amar! Almôndegas de todos os tipos imagináveis, vários molhos, saladas e de sobremesa, sanduíche de sorvete. O sistema da casa é bem interessante, voce recebe um papel com as opções de almôndegas, molhos e acompanhamentos e marca com uma caneta o que quer pedir. As combinações são infinitas. Almôndegas (U$7),  molhos (U$3) e acompanhamentos, que pode ser risotto, purê de batatas, polenta, espaguete ou rigattoni (U$5). Muitas opções de sanduíches, e uma sangria deliciosa. 


9) Two BootsDizem que São Paulo tem a melhor pizza do mundo. Os americanos dizem ser a de Nova Iorque. Nao sei o que os italianos acham disso, mas isso é o que menos importa! Two boots é um lugar sem frescuras e uma das pizzas mais famosas de Manhattan. As meninas de Sex and the City já bateram ponto por lá, e você pode ser o próximo a provar uma pizza fast food com qualidade de pizzaria de primeira. Vários sabores e uma massa fofa, fininha a preço justo, (U$20 pizza grande, dois sabores), qualquer hora do dia.  



8) Dos Toros Taqueria: Os americanos já adotaram a comida mexicana como parte da culinária local e hoje em dia tacos com chips and salsa são tão populares quanto hamburguer e batata frita. Dos Toros Taqueria serve comida mexicana de rua, mas com receitas caseiras e ingredientes frescos. Experimente o taco de carnitas ou carne asada (U$3,90). Não esqueça de pedir uma porção de chips com salsa e/ou guacamole, e uma margarita bem gelada on the rocks. 


7) Sushi Park: Com certeza não será o melhor sushi que você vai comer, mas tem um apelo irrestistível: uma esquisita promoção, onde todos os dias o sushi tem 50% de desconto. O edamame está sempre fresquinho e salgadinho, e as opções de sushi são bem variadas. Peça um sake bomb para a refeição ficar mais divertida, e coma sushi até dizer chega! Aproveite pra botar uma roupa mais legal, não pelo restaurante, mas pelos inúmeros barzinhos e boates pertinho dali. Com o estômago abastecido, você vai ter bastante energia pra se acabar na balada. 


6) Shake Shack: Nem pensar em gastar tempo e dinheiro em Mc Donalds. Na terra dos comedores de hamburguer, o fast food  queridinho de Nova Iorque atrai turistas que se misturam com os residentes e nem a longa fila intimida os que anseiam pelo famoso hamburguer. Experimente um dos irresistíveis milk shakes, afinal você está nos Estados Unidos né? Hora de enfiar o pé na jaca, esquecer da dieta e pedir um double cheeseburger (U$7,10) e claro, batatas fritas (U$2,65).  



5) FreemansUm cantinho charmoso, rústico e aconchegante. Perfeito para casais. Clássicos americanos feitos com os melhores ingredientes e originalidade. Oferece café da manhã, almoço, jantar, e brunch aos sábados e domingos. Se for jantar, experimente o hot artichoke deep with crispy bread (creme apimentado de alcachofras e torradinhas) de entrada, U$11. Se a torradinha acabar (é viciante) eles trazem mais sem cobrar. As vieiras são deliciosas (U$26) e o filé mignon perfeito (U$28). Vale a pena experimentar o brunch, neste caso sugiro Skillet eggs with bacon spinach and gruyere, (U$12). Recomenda-se fazer reserva.



 4) Chola: uma das coisas mais legais de estar em Nova Iorque, é, à medida que vamos passeando pelas ruas, ir encontrando restaurantes indianos, mexicanos, tailandeses, coreanos, italianos, franceses, gregos, espanhóis, ufa, é difícil demais escolher um só. Se você conhece pouco da cozinha indiana, recomendaria uma visita a Chola. Ingredientes de primeira, sempre frescos, comida caseira e autêntica. O melhor de tudo é aproveitar os buffets livres no almoço (U$15) onde dá pra provar de tudo um pouco. Imperdível.


3) Isabella's: Para você se sentir nova iorquino por um dia, não deixe de planejar um fim de manhã de domingo no Isabella's. O restaurante pertinho do Central Park fica cheio de gente bonita e descolada. Sente na calçada para observar as pessoas e o ritmo da cidade. Foi a primeira vez que experimentei meu brunch preferido, eggs benedict. O de salmão defumado é de morrer de bom e por U$17, além do prato principal, vem café fresco à vontade e um cocktail (vá de mimosa). De entrada, e também incluído no preço, muffim de frutas vermelhas assado na hora, servido com manteiga de morango.


2) Room Service: Foi passar o dia em Times Square e está doido para fugir daquele formigueiro de gente? A alguns blocos dali, o charmoso Room Service serve comida tailandesa de primeira, e antes das 3 da tarde, o cardápio de almoço é uma barganha: com $7 dólares você almoça um delicioso Pad Thai de camarão, com direito a aperitivo e tudo. Não deixe de experimentar a sangria de lichia que foi a mais gostosa que já tomei na vida. Serviço atencioso, cardápio variado e preços ótimos, mesmo na janta. O restaurante tem duas localidades, escolha o de Hell's Kitchen.


1)  BalthazarLocalizado em um dos bairros mais chiques de Manhanttan, essa brasserie é despretensiosa, mas nem precisava ser. Elegante, charmosa, serviço impecável, perfeita para qualquer ocasião: um jantar romântico, com a família ou os amigos, a experiência será inesquecível. O restaurante se preocupou em manter a autenticidade de um bistrô francês, com pratos tradicionais, mas nota-se que o chefe personalizou várias das opções. O carro chefe da casa é o Steaks and fries (U$36), e quem é fã de batata frita garante ser essa a melhor da cidade. De entrada, experimente o Goat cheese and caramelized onion tart (U$15). Se você ainda não experimentou escargot, chegou seu dia. Você nem vai se lembrar o que escargot significa, só vai se arrepender de não ter experimentado antes. Importante fazer reserva. 

E você? Já encontrou restaurantes incríveis na Big Apple? Compartilhe com a gente nos comentários!


* Créditos: fotos do google images e arquivo pessoal.

3 comentários:

  1. Amei suas dicas de NY! De grande utilidade...

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari
    Também gostei, mas me deu mais foi saudades da menininha que gostava de dormir na minha cama quando a tia visitava vcs na ilha. Beijocas. Elô

    ResponderExcluir
  3. Como gostei muito de seu Blog, compartilharei um restaurante para almoço de compras no Upper ast Side

    ResponderExcluir