domingo, 15 de julho de 2012

Torta de limão



Torta de limão: sobremesa oficial da família

Torta de limão é uma das receitas que fez história lá em casa. Quando tinha 15 anos, eu e minha família fomos morar na Flórida para aprender inglês. Foi minha primeira experiência no exterior, e claro, tudo era novidade. Mc Donalds em cada esquina, outras tantas lanchonetes fast food fazendo concorrência, os restaurantes de rede, supermercados e lojas gigantes com a maior variedade de produtos e marcas que já vira na vida, enfim! Quem já foi sabe do que eu estou falando. Foi aí que em uma inocente visita ao supermercado, meu pai viu uma key lime pie em uma prateleira e resolveu comprar pra adoçar a boca depois da janta. O que ele não esperava, é que a danada da torta comprada pronta ia ser tão gostosa! Aí começou a obsessão! Nao podíamos voltar ao Brasil sem aprender a fazer uma autêntica key lime pie, e em uma época onde o google não era o que é hoje, corremos atrás de várias receitas pra levar pra casa.

Já de volta, testamos algumas receitas da torta, que apesar de gostosas não chegavam a impressionar. Não conformados, continuamos a procurar outras alternativas para adotar a torta perfeita e oficial da família. Ironicamente, foi assistindo ao programa da Ana Maria Braga que a encontramos. Apesar de nada autêntica e com a receita completamente diferente, a torta tinha outros apelos que me chamaram a atenção: por cima da casquinha crocante feita de bolacha, uma fina camada de ganache de chocolate branco com sabor de limão, e cobrindo isso tudo uma mousse de limao bem leve, cremosa e aerada. Ainda levava uma última camada de chantilly, que dispensamos, já que a torta é completíssima sem ele. Virou paixão lá de casa, e hoje não tem dia dos pais sem ela. E iludidas, ainda  preparamos a torta às "escondidas" na esperança de ainda surpreender o papai!


Massa crocante
  • 200g de biscoito maizena moídos no processador ou liquidificador
  • 120g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de raspas de limão
Coloque todos os ingredientes numa tigela grande e vá amassando delicadamente com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida.Coloque a farofa em uma assadeira redonda de fundo falso com 28cm de diâmetro forrando o fundo e os lados. Leve a massa ao forno aquecido a 180 graus durante 12 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, acrescente o recheio e a cobertura e leve a geladeira.

Ganache de limão
  • 200g de chocolate branco picado miúdo ou ralado
  • 1/2 lata de creme de leite sem soro
  • 1/4 xícara (chá) de suco de limão galego (ou Tahiti) coado.
  • Raspas de limão a gosto
1) Numa tigela coloque o chocolate branco picado e o creme de leite. Leve ao banho-maria mexendo sempre até obter um creme espesso e homogêneo.
2)Acrescente aos poucos o suco e as raspas de limão. Esse passo é importante, pois muitas vezes o limão está azedo demais, então vá colocando com calma, sempre provando pra não colocar demais.
PS- Também pode ser feito no microondas: derreta o chocolate (deixe um minuto, mexa bem, e se precisar mais um minutinho). Acrescente o creme de leite e suco de limão depois do chocolate ter sido derretido.

Mousse de limão
  • 1 lata de creme de leite condensado
  • 1/2 lata de creme de leite com o soro (restante do ganache)
  • 1/4 xícara (chá) de suco de limão galego coado
  • 2 claras de ovos médios batidas em neve
  • Raspas de limão a gosto
  • 1 colher (sopa) rasa de gelatina em pó branca sem sabor
  • 4 colheres (sopa) de água fria
Numa tigela coloque o leite condensado com o creme de leite e misture bem. Em seguida misture o suco e as raspas de limão, a gelatina já hidratada na água fria e dissolvida em banho-maria. Por último misture delicadamente as claras em neve.

Montagem
Espalhe a ganache de limão sobre a massa assada e fria e leve a geladeira enquanto prepara a mousse.
Com a mousse pronta, espalhe-a sobre a ganache e cubra-a com raspas de limão. Leve a torta novamente a geladeira de 4 a 6 horas e sirva bem gelada. A torta ainda ficará mais gostosa se preparada no dia anterior.

5 comentários:

  1. surpreendente esta torta!!!

    tambem adoro agradar meu papai fazendo suas delicias favoritas!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mariii vou fazer a torta pro final de semana com certeza!!!!!! Amei!
    Beijos, cá

    ResponderExcluir
  3. Isa, quais os quitutes preferidos do seu papi?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir