quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Filé Mignon Suíno com Pêssegos ao Vinho

Filé suíno: quem diria que seria tão elegante?

Outro dia reparei que ainda não tinha postado nada com carne suína aqui no blog. Achei até esquisito, pois cada vez mais tenho usado essa opção. Havia comentado aqui que tenho evitado carne bovina por vários motivos, e a carne de porco acabou ganhando bastante espaço no meu cardápio. Eu sempre amei carne de porco, lá em casa nossa cozinheira querida prepara o melhor lombo de porco com tutu de feijão, que por sinal, nunca consegui replicar. Quando faço não fica tão macio e suculento, e olha já acompanhei o preparo passo a passo, mas não tem jeito! Só ela consegue fazer daquele jeito... Aí descobri o filé mignon suíno. E a vida de repente ficou mais fácil. Filé mignon suíno (ou filezinho suíno) é uma carne magra, muito macia e se preparada corretamente, muito suculenta. Tem sabor suave e se adapta a inúmeros tipos de molhos e acompanhamentos. Já li em vários lugares que essa carne é tão magra quanto a de um peito de frango. Preço justo, fácil de manusear e muito saboroso, o que mais esperar de um corte de carne?

Dia desses, em um dos meus livros, vi essa curiosa receita que combinava filé suíno com pêssegos ao vinho. Fiquei interessada, pois era muito diferente de qualquer prato com porco que já provara. Estou mais acostumada com porco preparado bem mineirinho, ou nas festas de natal e ano novo (esses geralmente secos e com gosto de nada). Neste prato, o suíno surpreende pela elegância e sabores inusitados. Um dos ingredientes chaves do prato é o alecrim, que os chefs dizem ser a erva perfeita para casar com cortes suínos. O molho de pêssego ao vinho é azedinho e docinho ao mesmo tempo, e depois de reduzido fica com uma textura de calda fina muito legal. O filé é selado em uma frigideira pelando, e depois finalizado no forno, para um cozimento perfeito.  Com esse corte, recomenda-se muita atenção para não cozinhar demais, senão a carne perde a suculência. O ponto certo é quando a carne já está cozida, mas no centro a carne não está esbranquiçada, e sim levemente rosada. Não deixe de experimentar!
FILÉ SUÍNO COM PÊSSEGOS AO VINHO

Ingredientes ( 4 pessoas)


  • 1 filé mignon suíno inteiro
  • 2 pêssegos sem sementes e cortados em meia lua
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 1/2 xícara de água
  • 1 limão siciliano (suco e raspas)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de mostarda em grãos
  • 1 colher de chá de alecrim picado

1) Tempere o filé com sal e pimenta do reino. Em uma panela pelando e com um pouco de óleo, sele a carne dos dois lado até que fique dourada. Transfira para o forno pré aquecido a 190 graus e asse a carne por exatos 20 minutos.
2) Enquanto isso, coloque o vinho, a água, o açúcar, o limão e as raspas e os pêssegos em uma panela e cozinhe em fogo médio de 5-7 minutos. Cuidado para o pêssego não desmanchar. Retire os pêssegos do molho e reserve
3) Adicione a mostarda em grãos, pimenta do reino e o alecrim picado. Retire 1/4 do molho e regue o porco que está no forno com ele
4) Reduza o molho por uns 3 minutos, devolva os pêssegos ao molho e sirva com o filé quando ficar pronto



Nenhum comentário:

Postar um comentário