quarta-feira, 28 de novembro de 2012

10 Pequenos Hábitos para uma Vida mais Saudável



Acho que já deu pra perceber que quando quero fazer um prato bacana e especial, nem sempre me preocupo com os ingredientes. Faço o que for preciso para o prato ficar 10, e nada de ficar substituindo manteiga, açúcar ou creme de leite. Mas como não podemos viver à base de manteiga, no dia a dia presto muita atenção no que consumo, e gosto de manter uma alimentação saudável. Mas detesto neura ou regras, então são escolhas pessoais que fiz ao longo dos anos e sigo sem obsessão. Se tive um dia ruim, ou estou na TPM, não vale a pena ficar contando calorias na hora de destruir uma barra de chocolate. Passar vontade também estressa não é mesmo?

Para uma vida mais leve e saudável  fiz algumas mudanças na minha dieta, e passei a consumir certos itens sem grandes amores, mas de olho nos benefícios à saúde. E como na vida tudo é questão de hábito, já estou tão acostumada, que não me vejo mais voltando atrás. Morro de preguiça de academia e afins, então prefiro investir em uma alimentação correta do que ficar suando na esteira, mas espero que isso ainda mude! Sei bem da importância de atividades físicas e com certeza estará na minha lista de resoluções para o ano novo (mais uma vez!).



10) Ricota temperada:  faço muita torrada bruschetta de café da manhã, e ora uso muçarela, ora uso ricota. Mas ricota pura ninguém merece né? É seca e não tem gosto de nada. Gosto de comprar ricota,  quebrá-la toda, colocar num potinho, regar com azeite de oliva, sal e pimenta e um pouquinho de orégano. Deixo na geladeira, e uso muito no café da manhã  ou no lanche da tarde quando dá aquela fome.






9) Semente de chia: mais parece comida de passarinho, mas esses grãozinhos ganharam meu coração depois de muito aparecer na mídia e revistas de saúde. Não sei se a moda já chegou no Brasil, mas essa  sementinha praticamente promete nutrir a África com apenas uma colher de sopa. Tem de tudo: proteína, vitaminas,  mineirais, ômega 3, antioxidantes e o melhor de tudo: no estômago ela se expande e prolonga a sensação de saciedade. Eu sinto muita fome entre o café da manhã e o almoço, mesmo fazendo um lanchinho no meio da manhã, mas sinto que as sementinhas ajudam a segurar a barra por mais tempo. Uso em batidas, no iogurte, ou misturo no leite. Não tem gosto de nada, você só sente a textura. Para ler mais sobre semente de chia, clique aqui.

8) Evitar refrigerante: nunca entendi as pessoas que se dizem viciadas em refrigerante. Conheço muita gente que não consegue viver sem e apela para as versões diets para dar uma aliviada nas calorias. Não sei se por sorte, mas nunca fui muito chegada em refrigerantes. Claro que adoro um guaraná bem geladinho, mas geralmente sinto vontade de beber em alguma ocasião temática, como quando saio pra comer pizza ou vou ao cinema e preciso de uma bebida pra ajudar a matar a sede quando me acabo de comer pipoca salgada e amanteigada em uma sessão de cinema. Mas todos estamos carecas de saber que refri faz mal à beça, e vamos combinar que nem é tão gostoso assim! Melhor gastar as calorias em uma barrinha de chocolate, não?

7) Evitar frituras: eu amo frituras, qualquer bolinho de nada que seja frito já me atrai, e na época que comia em restaurantes a quilo era sempre uma luta: impossível resistir a tantas variedades de fritura servidas: frango frito, banana frita, pastel, bolinhos..ai ai como a vida é injusta. Como fazer fritura dá trabalho e faz sujeira, raramente faço e hoje em dia vou pouco a restaurantes a quilo, tenho consumido cada vez menos fritura. Mas de vez em quando, rola uma fritura para acompanhar uma cervejinha gelada quando vou a um boteco para petiscar.

6) Substituir pão e arroz branco por integral: acho pão integral tão mais gostoso que o branco, que não considero esse hábito sacrifício. Já o arroz integral é mais complicado. Sou mais chegada no branco, com bastante alho e bem soltinho. Arroz integral pro dia a dia dá pra encarar, mas não o preparo quando faço pratos bacanudos. Com feijão o arroz integral fica ótimo e até para acompanhar aquele franguinho grelhado sem graça, ajuda adicionando uma textura legal no prato. Costumo prepará-lo da mesma forma que o branco e também dá para incrementá-lo com iguarias, como o curry por exemplo.

5) Evitar bolachas e sorvetes: não compro mais no supermercado, pois sei que se tiver na despensa/freezer vou comer. Quando estou com tédio, meu programa favorito é abrir a geladeira. Resistir "Passatempo recheado" é uma missão difícil, e isso vale para qualquer coisa que seja seu ponto fraco: nem compre no supermercado. O que os olhos não vêem o coração não sente, e sigo essa filosofia para evitar o monte de açúcar e gorduras saturadas dos biscoitos recheados.


4) Café sem açúcar: para mim foi a adaptação mais difícil. Gostava de café bem docinho, e colocava açúcar sem dó. Tomando muito café durante a faculdade, fiquei preocupada com a quantidade de açúcar que tomava todos os dias só nas minhas xícaras de café. Não vou ficar dando sermão nem ficar fazendo apologia contra o açúcar, mas com um clique no google você pode ler o quanto açúcar refinado faz mal. Deixo minha cota de açúcar guardada para quando precisar de comer um doce desesperadamente, pois colocar no café é desperdício. E detesto adoçante, então com o tempo fui aprendendo a tomar café sem açúcar e hoje o prefiro assim: dá pra sentir melhor seu sabor.

3) Smoothies no lanche da tarde: smoothies é o nome em inglês para uma batida cremosa e bem gelada (parece milkshake) de frutas e iogurte. Sempre deixo frutas congeladas no freezer (especialmente morangos, frambroesa e amoras) e para suprir minha cota de frutas do dia, o jeito mais fácil pra mim é tomando um copão de batida. Coloco as frutas no liquidificador com iogurte de baunilha, suco de laranja e uma banana. Às vezes acrescento uma colher da tal semente de chia, sustenta por mais tempo e acrescenta mais um mundo de propriedades nutritivas sem esforço. Nem precisa de açúcar: já tem no iogurte e as frutas são bem docinhas. Adoro!

2) Comer de 3 em 3 horas: parece um exagero, mas faz sentido. Durante o tempo que passamos fome esperando a próxima refeição chegar, nosso corpo recebe sinais de abstinência, desacelera o metabolismo e tende a acumular gordura quando você finalmente come, já que o corpo pensa que vai ficar um bom tempo sem ver comida de novo. Comendo a cada 3 horas, a gente não só come menos nas principais refeições (já que não estamos mortos de fome), mas ajuda a manter o metabolismo acelerado e a queima de gorduras é mais eficiente. Mas o perigo dos lanchinhos é se jogar em bolachas, bolos e coxinhas. Assim não pode né? Procure escolher alimentos com pouca gordura e açúcar. Abuse dos produtos naturebas: castanhas, biscoitinhos integrais, barrinhas de cereal, frutas secas. Torrada com geleia, iogurtes, granola, use a imaginação!

1) Beber muito líquido: pelo menos dois litros! Deixo uma jarra de chá verde ou branco na geladeira, e gosto de tomar pelo menos um copo por dia. Garrafinha de água faz parte dos meus acessórios e tento beber todos os dias 2 litros. Pra mim é um saco, pois fico com vontade de ir ao banheiro a cada 5 minutos, mas realmente vale a pena. Muitas vezes nosso corpo responde à desidratação mandando sinais de fome, então para sentir menos fome é importante estar sempre bem hidratado. Sem contar que tudo fica melhor e funciona melhor.

3 comentários:

  1. Nana!!

    AMEI esse seu post!

    Realmente vc tinha que explicar como mantém o corpitcho com tantas receitas gostosas!!

    O dia a dia é realmente um balde de água fria: só comida integral, semente de passarinho e nada das delícias dos fins de semana! Triste.

    O pior (ou melhor, não sei) é que das suas receitas só essa parte natureba eu consigo fazer em casa

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu nunca tinha lido esse post e é DEMAIS tem tudo a ver...idêntico ao que eu faço também mas peguei algumas dicas...o chá na geladeira, ricote temperada e os smoothies nunca tinha pensado e vou aderir!! AMEI!!!

    ResponderExcluir