sábado, 24 de novembro de 2012

Canjiquinha Mineira com Costelinha de Porco

Comidinha mineira arrasa!

Minha mãe é mineira, então lá em casa sempre tem muita couve, tutu de feijão e lombo de porco. Aliás, essa combinação mineiríssima é uma das minhas preferidas! E se ainda tiver aipim cozido regado em azeite e sal, é pura alegria! Já havia comentado que a cozinheira lá de casa arrasa no lombo de porco e que chega a ser frustrante não conseguir fazer igual. É bom demais! Temperadinho, macio de derreter na boca e muito suculento. Aquele caldinho perfeito para misturar no arroz, me dá fome só de pensar. Como desisti temporariamente de acertar o tal do lombo, precisava de outra receita bem mineira para matar a saudade e não pagar mico.

Então me lembrei da canjiquinha que fazem lá em casa. Bem, eles chamam este prato de canjiquinha. Mas, estudando o assunto, vi que canjica significa grão moído, na verdade qualquer grão. Mas também dá nome a certo milho branco, muito usado em doces nas Festas Juninas. Já esta canjiquinha, que também dá nome ao prato, é feita com o milho amarelo moído em grãos pequenos, chamado quirela ou quirera, aquela comida de pintinhos. (Quem teve galinha em casa sabe !). Também existe uma canjica amarela triturada em grãos maiores usada para fazer o mungunzá, que é um prato da família das canjicas, doce ou salgado. Mas a que usaremos nesta receita é a amarela, grãos pequenos, também vendida no comércio com o nome de Xerém, que significa...ora ...deixemos estas questões linguísticas de lado e vamos logo ao que interessa.

É super fácil de fazer e servida com couve refogada com alho é de comer ajoelhado! A canjiquinha pode ser consumida mais pastosa, ou mais cremosa quase como uma sopa, neste caso acompanhada de pão e cubinhos de queijo Minas ou muçarela colocados no fundo do prato. Outra variação da canjiquinha é aquela feita com frango. Igualmente delíciosa!


CANJIQUINHA

Ingredientes:  (6 pessoas)

  • 1 xícara de chá de canjiquinha/quirela (depois de cozida mais que triplica a quantidade)
  • 800 g de costelinha de porco defumada, (escolha as mais carnudas)
  • 1 linguiça calabresa grande
  • 1/2 kg de lombinho defumado (opcional)
  • Cebola, alho, salsa e cebolinha a gosto
  • Água
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Coloque a canjiquinha em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por aproximadamente 2 horas. Passado este tempo escorra-a e reserve.
Corte a costelinha em pedaços pequenos, doure-a na sua própria gordura, caso necessário acrescente um pouco de óleo. Depois doure a calabresa e em seguida a cebola, o alho, o louro, colocando por fim a canjiquinha.  Regue-a com a gordura que  sobrou da costelinha, misturando bem para que não grude no fundo da panela. Adicione água até que cubra todos os ingredientes, coloque para cozinhar e vá adicionando água até que fique totalmente cozida. Se desejar a canjiquinha mais pastosa quando já estiver cozida não acrescente mais água. Na hora de servir acrescente salsinha e cebolinha picadas miúdas e acerte o sal e pimenta.
Acompanha couve mineira cortada bem fininha refogada no azeite com alho. Pra quem não abre mão de um feijão bem temperadinho também cai bem.

Um comentário:

  1. Eu adoro comida mineira e sofro que aqui em Floripa quase não temos opções desse tipo de restaurante. Fora um restaurante do Floripa Shopping, não sei mais de nenhum. Tem uma maravilhoso no shopping Atlântico, em Balneário Camboriú!
    Achei super fácil de fazer a canjiquinha. Já anotei a receita aqui.
    Beijocas!

    ResponderExcluir