segunda-feira, 8 de julho de 2013

Hamburguer de Gorgonzola e Bacon

O melhor hambúrger que já comi! 

Nos últimos anos andei com birra de hambúrger, mas não foi sempre assim. Quando era criança e abriu o primeiro Mc Donald's em Floripa, fiquei vidrada nele. Aquele queijo de textura diferente, pão bem macio e batatas fritas crocantes viraram febre na cidade e sempre que meu pai me levava (geralmente contra sua vontade) era a alegria da criançada. Quando adolescente, meu sanduíche preferido era o Cheddar Mc Melt. Eu era meio obcecada pelos queijos do Mc, achava um barato a cor bem amarelinha, e ficava até raspando o queijo que grudava na embalagem do sanduíche pra aproveitar tudinho! Alguns anos depois, fui fazer um intercâmbio nos EUA e Mc Donalds começou a fazer parte do meu dia a dia. Na família onde eu morava, toda quarta comíamos Mc Donalds, aproveitando a promoção de hambúrguer a 25 centavos cada.  dá-lhe de hamburger e batata frita. Alguns anos depois, já na faculdade, voltei novamente aos EUA para um intercâmbio de trabalho durante as férias. Era aquela vida de mendigo, queria gastar o mínimo pra voltar com o máximo possível. Mais uma vez, dá-lhe de Mc Donalds, Burger King e afins, que custavam centavos. Além de ter voltado com os clássicos quilinhos a mais, ainda peguei muita antipatia de hambúrger, e a birra seguiu forte até que comecei a prestar atenção nele fora da conotação de fast food.

Na terra dos comedores de hambúrguer devia ter imaginado que estes por aqui iriam muito além do formato das lanchonetes  fast food. A cultura em torno do hambúrguer é enorme, e a variedade de formas, texturas e sabores, maior ainda. Aprendi que o jeito certo de fazer hambúrguer, é prepará-los grossinhos, não fininhos como os do Mc Donalds. A carne ideal, é um corte que contenha 20% de gordura e moída na hora, sempre. Converse com seu açougueiro sobre as opções disponíveis, mas paleta, fraldinha ou acém são boas opções. Pra fazer hamburger nem precisa de carne de primeira, a não ser se estiver preocupado com a balança, uma alcatra ou patinho moído também dão certo, mas ficam menos suculentos. Se puder prepará-los na churrasqueira e levemente mal passados melhor ainda: deixa-os bem suculentos e com aquele gostinho de churrasco que a gente tanto ama! Incrementos na massa do hamburguer também são bem vindos. Comecei a brincar com sabores, e já fiz muita coisa bacana, mas minha combinação preferida é hamburguer de gorgonzola, molho inglês e bacon. Sirvo com cebola caramelizada, uma maionese de alho e raiz forte, queijo cheddar ou suiço. Minha gente, não dá pra explicar o quanto é gostoso! E não vale choramingar as calorias tá? Enfie o pé na jaca para momentos de felicidade e só depois pense nas consequências.


HAMBÚRGUER DE GORGONZOLA E BACON

Ingredientes (4 pessoas)

  • 1/2 kg de carne moída (20% de gordura)
  • 1/2 xícara de queijo gorgonzola em flocos
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 4 tirinhas de bacon já fritos, e picados
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara de cebolinha picada
  • 1 colher de chá de água (super truque)

1) Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes, e com um garfo vá incorporando tudo, delicadamente. Nada de botar a mão na massa. O hambúrguer não deve ser "espremido" se não fica massudo. A água pode parecer esquisito, mas ajudará a carne manter a umidade.
2) Separe a carne em 4 partes iguais. Faça bolas, como se fosse uma almôndega, e gentilmente achate com a palma da mão. Um truque para o hambúrguer não encolher durante o cozimento, é pressionar o centro do hambúrguer com o dedão, deixando uma pequena depressão no centro.
3) Se for usar a churrasqueira, deixe ela bem quente e grelhe o hambúrguer por 4 minutos de cada lado para a carne ficar com o centro rosado. Resista a tentação de pressionar a carne do hambúrguer com uma espátula: se fizer isso desperdiçará os sucos preciosos da carne. Para fazer no fogão, esquente uma frigideira com um pouco de óleo, e doure os dois lados da carne por 2 minutinhos de cada lado. Transfira para o forno pré-aquecido a 180 graus e finalize o cozimento lá. Para o centro rosado, 5 minutos.

Sugestões de acompanhamento:

* Cebola caramelizada: super simples: corte a cebola em rodelas, e refogue a cebola em fogo baixo com 1 colher de manteiga e um fio de azeite por uns 8-10 minutos. Ela fica macia, e muito docinha.
* Maionese de alho e raíz forte: Use meia xícara de maionese, 1 dente de alho espremido e 2 colheres de chá de raiz forte
* Maionese de cebola caramelizada: adicione as cebolas caramelizadas a 1/2 xícara de maionese e 1/2 xícara de creme de leite fresco. Simplesmente divino!
* Queijo suíço ou cheddar ficam ótimos com essa receita. Mas qualquer queijo de sua preferência, ou queijo nenhum (já que a massa já contém gorgonzola) também dá.
* Pode por alface e tomate se quiser, mas nunca coloque o tomate em contato com o pão: deixa ele muxibento.




2 comentários:

  1. Receita triunfal para a volta ao blog! Como sempre, fico só na vontade :/

    ResponderExcluir
  2. Mãos a obra Lu, parece muito fácil. Eu vou tentar, depois te falo.
    Que bom Nana, que o CravoePanela voltou a operar! Bjs

    ResponderExcluir