segunda-feira, 16 de junho de 2014

Copa temática: Brasil x México- Tacos Pastor

Arriba!!

Eu adoro comida mexicana, e outro dia me dei conta que nunca tinha postado nenhuma receita da categoria. Faço bastante aqui em casa, mas geralmente preparo algo rápido e improvisado. Por exemplo, todo mundo tá cansado de ver por aí como fazer taco usando carne moída, né? É super fácil, quase instintivo e nem precisa de receita. Faço muito taco usando carne moída, já que fica pronto super rápido e ainda tenho a opção de escolher carne moída de frango, porco, bovina ou até de peru. Adoro! Aí, costumo rechear com alface, tomate, queijo e creme azedo (sour cream). Essa versão do taco na verdade é bem americana. É gostosa e agrada. Mas depois que fiquei conhecendo os autênticos tacos mexicanos, mudei muito o jeito de preparar taco "pra valer".

Tacos pastor são super simples. Uma carne de porco super temperada, que é cozida lentamente em fogo baixo, ou numa panela de pressão até ela ficar macia derretendo na boca. Depois desfia-se a carne e deixa pegando o gostinho dos temperos por mais tempo. É o tipo de receita que fica melhor ainda no dia seguinte. O mexicano não é de muita frescura e serve a carne do taco com uma tortilla de milho tostada, cebola e coentro e dependendo da carne eles usam muito repolho roxo cru, que dá um crocante legal. Foi o americano que inventou essa história de colocar queijo, tomate, alface. Particularmente, eu gosto de servir esses tacos com guacamole, pico de gallo, creme azedo e repolho roxo azedinho, mas não necessariamente coloco tudo dentro do taco. Na maioria das vezes ou sirvo como acompanhamento, ou uso chips de tortilla pra comer a guacamole e o pico de gallo. Aqui nos EUA temos a opção de tortillas de farinha de trigo (no Brasil conheço o Rap 10), tortilla de milho (nunca vi pra vender aí e é minha preferida) e tortilla de milho frita,  aquela que é comercializada no Brasil pela Taco Bell, que é crocante e em formato de meia lua. Escolha a sua preferida e mande ver no taco pastor!


TACOS PASTOR

Ingredientes (4 pessoas):
  • 1kg de carne de porco (pernil ou lombo)
  • 2 colheres de sopa de tempero chili*
  • 1 colher de chá de cominho moído
  • 1 colher de chá de pimenta cayenne (ou calabresa)
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1/4 de colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de pó de alho
  • 1 colher de chá de pó de cebola
  • 1 pitada bem pequena de cravo moído
  • sal e pimenta do reino

1) Corte o porco em pedaços graúdos. Em uma tigela, misture todos os temperos até ficar um pó homogêneo. Coloque a carne de  porco na tigela e cubra-a bem com o pó, até ficar com uma "crosta"de temperos. Deixe pegando gosto de um dia pro outro, se não tiver tempo, pelo menos por 1 hora

2) Em uma frigideira quente, coloque óleo e sele a carne dos dois lados. Se estiver usando uma panela de pressão, coloque 2 dedos de água na panela e cozinhe por uns 20 minutos. Se usar uma panela normal, coloque a água, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo. Depois de pronto, desfie a carne e deixe-a no caldinho que formou na panela, pegando mais gosto.

Pra montar, esquente a tortilla no microondas ou em uma frigideira quente e recheie como quiser! Pode por salsa, guacamole, creme azedo etc. 

*Tempero chili é uma mistura de vários condimentos como páprica, cominho, pimenta cayenne, alho e cebola. Vende na maioria dos supermercados.

Adaptado de www.simplyrecipes.com

Um comentário: