sábado, 29 de novembro de 2014

Diário de Viagem: Costa da California, São Francisco e Vinhedos. Parte I



Tem coluna nova no blog! Para mim, uma das grandes alegrias da vida é viajar. Seja uma viagem curta de fim de semana, ou uma longa e bem planejada, é bom demais mudar de ares, conhecer coisas novas, pessoas diferentes, comidas e restaurantes locais, belas paisagens e claro, aquele sentimento gostoso de voltar pra casa quando tudo acaba. Eu que adoro dividir dicas com as amigas, achei que seria interessante começar a organizá-las para servirem de referência para quem visita o blog. Pretendo não desviar demais do foco principal do blog, mas sempre que der, vou dividir minhas aventuras.

Em março de 2014 fiz uma viagem de uma semana pela costa da Califórnia com o hubby, começando em Santa Bárbara e terminando em São Francisco. Viagem deliciosa, com cantinhos super charmosos, em meio a natureza exuberante e encantadoras cidades, além de comida boa,  muito vinho e surpresas pelo caminho. A costa da Califórnia é magistral, surpreende pela cor da água e pelas formações rochosas. A viagem não tem nada de tropical, não pegamos praia nenhum dia, e dependendo da época do ano é bem frio. Quando fomos a temperatura estava perfeita, uns 20 graus de dia, esfriando um pouco a noite. Esse passeio tem que ser feito todo de carro pra não perder nada, então se você não curte andar de carro essa viagem não é pra você. No final foram 580 km percorridos, divididos em 6 dias curtindo de tudo um pouco: por do sol em Santa Bárbara, restaurantes inusitados, muita vista panorâmica de mar e praia, vinícolas, passeio de barco e a charmosíssima e preferida São Francisco. Tudo muito apaixonante. Como me mudo pra São Diego daqui a um mês, já estou planejando voltar.


Dia 1: Passamos o dia em Santa Bárbara: essa cidade é fofa demais. De se apaixonar e querer largar tudo e vir morar aqui. Cidade super completa, com  ótimo comércio e muitas opções de cafés e restaurantes. Vá de carro até os arredores da State Street que fica pertinho do Pier Santa Barbara,  e estacione na rua mesmo (leia as placas de estacionamento com muita atenção pra não levar multa) e saia perambulando por aí. Não deixe de provar  o Salted Caramel ice cream na Mc Connell's Ice Cream. Se você como eu ama produtos de cozinha, a loja Sur La Table é maravilhosa e tem tudo que a gente nem sonha que precisa. Você pode dar uma passada na Macy's, Forever 21, Victoria Secrets e muitas outras lojas de rede. Não deixe de visitar as lojinhas locais que são uma graça. Para um almoço ou um jantar delicioso, o ótimo The Palace tem preços bons e uma variedade de itens no menu pra agradar todo mundo. Pedi crawfish popcorn de entrada(crawfish é um crustáceo, tipo uma mini lagosta), o delicioso Jambalaya e de sobremesa o bread pudding com calda de whisky que estava uma delícia. O famoso pier de Santa Bárbara também é um passeio gostoso, mas não caia em tentação de comer no restaurante de lá: a comida é medíocre e os preços, armadilha pra turista. Evite!

Dia de sol no pier de Santa Barbara

Dia de luz, festa de sol...
As indefectíveis palmeiras da California

Dia 2: Restaurante inusitado, Los Olivos e chegada na Big Sur: Na saída de Santa Bárbara desviamos um pouco da rota pra ver se encontrávamos algo interessante. Não é que pra nossa surpresa encontramos uma pequena vila super gracinha com um restaurante inesperado?  The Cold Spring Tavern tem um quê de lugar abandonado, bem no estilo velho oeste, super confortável e sem frescura. Mesmo sem muita fome, decidimos almoçar ali pra aproveitar nosso achado. O restaurante tem pratos simples mas bem executados, o BBQ beef sandwich estava ótimo, a carne macia e suculenta. Pedimos também uma amostra dos famosos chilis da casa (sopa mexicana com carne e feijão) todos deliciosos.

The cold Spring Tavern: não deixe de visitar


 Esperando ansiosamente pelos chilis da casa. Nhaaaammm

 Decoração com lamparina. Que fofo!!

Bem histórico e com carinha de abandonado

Seguimos em frente e não resistimos à fofíssima cidade Los Olivos, que é minúscula, praticamente uma única rua com muitas casas de vinhos oferecendo degustação da produção local. Resolvemos passar a tarde experimento vinhos e ainda de brinde descobrimos uma cervejaria ótima (a única em meio de tantas casas de vinho) com cervejas artesanais deliciosas! Demos um tempo antes de retornar à estrada, quando para aproveitarmos o apelo da primavera e do lindo dia. Foi o momento para as fotos e caminhadas. Terminamos o dia no hotel conto de fadas Ragget Point, localizado em uma das vistas mais lindas da Big Sur. O hotel é bonito e os preços justos. Tem cabines mais caras com vista pro mar e outras mais em conta e simples. O hotel só faz reservas pelo site deles e por telefone. 

A adorável Los Olivos

Cervejas artesanais na Figueroa Mountain Brewery. Delícia!! 

Primavera sem vergonha

Ótimo cantinho para tomar  sol e fechar os olhos

Dia 3: manhã em Ragget Point:  O Ragget Point além de ser um hotel super confortável tem um jardim e uma vista de tirar o fôlego. Mesmo se você não se hospedar aqui, vale a pena parar e pedir um aperitivo e um copo de vinho no restaurante (aberto ao público) e depois caminhar pelo jardim, sempre florido. A vista tem um dos paredões mais dramáticos da Big Sur e a imensidão do Pacífico é hipnotizante. Passamos a manhã toda curtindo o visual. 

 Dia iluminado 
Um escândalo de costão

Manhã gostosa no restaurante do Ragget Point

Vista dos sonhos

 Tudo colorido

Há flores, por todos os lados
Há flores em tudo que vejo


Logo mais a segunda parte desse post que ficou enorme! Espero não ter cansado vocês. Outras dicas boas:

1) Todo restaurante serve água de graça, muitos até sem você perdir. Se você gosta de refrigerante pode beber à vontade porque o refil é de graça.

2) Os sites do Yelp e Trip Advisor quebram o maior galho na hora de procurar restaurantes, hotéis e passeios. 

3) Em outra ocasião visitei o castelo cinematográfico de Hearst Castle que é em San Simeon antes de chegar no Ragget Point. É de cair o queijo. Visite a página do Trip Advisor pra mais informações 
Foto cortesia do site Shed Expedition

4) Se tiver tempo de passar na Praia Piedras Blancas em San Simeon, você vai se divertir com os super carismáticos elefantes marinhos, exóticos, raros e muito divertidos. Se ainda der sorte pode pegar a época de acasalamento ou ver um filhote. Experiência única e inesquecível. Mais informações no site do Trip Advisor

Muito amigos e barulhentos

 Mas também adoram uma soneca

E ainda têm a melhor vista




Um comentário: