domingo, 23 de novembro de 2014

Torta de Amoras


Eu não sou muito chegada em fazer tortas e bolos, tenho uma certa preguiça de pegar os medidores e medir com precisão cada etapa, preaquecer, temperatura, tempo de cozimento etc. Prefiro muito mais cozinhar no "feeling", no "olhômetro" e saber que de um jeito ou de outro tudo vai dar certo. Já tive experiências traumáticas na área de assados: bolo solado, torta seca, bordas queimadas, açúcar de mais ou de menos, tudo porque eu sou rebelde e não seguia a receita. Então lancei um desafio a mim mesma e resolvi me aventurar mais nessa área e ser mais disciplinada: os resultados são imediatos e a sensação de fazer um bolo fofo ou uma torta perfeita é indescritível!



Essa época do ano aqui nos Estados Unidos é muito gostosa. As últimas folhas de outono chegando ao chão, a temperatura caindo e o clima de festas de fim de ano chegando com tudo. O dia de Ação de Graças,  que aqui é um feriado tão importante quanto o Natal, já está  batendo na porta e é hora de tradição: a famosa ceia de Thanksgiving onde o peru é o prato principal em 100% das residências. Os acompanhamentos variam em cada família, mas o purê de batatas com gravy (molho à base dos sucos do peru), stuffing (uma "farofinha" de pão com muitos temperinhos e manteiga) e molho de cranberry são presenças garantidas na mesa. E claro as famosas tortas americanas: clássica torta de maçã, as tortas de frutas vermelhas e a tradicionalíssima torta de abóbora que de tão gostosa deveria ser tradição o ano inteiro. Resolvi praticar fazer uma torta antes de ter que mandar ver no Thanksgiving e aproveitei essas amoras lindas e brilhantes que achei na feira e investi em uma decoração temática pra deixar tudo com a cara da estação. Pra resultados perfeitos, quem diria, só tem um segredo: seguir a receita à risca.


TORTA DE AMORAS

Ingredientes:

Para a massa:

  • 2 xícaras e meia de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (200 gramas)  de manteiga gelada cortada em cubos
  • 5 colheres de sopa de água bem gelada

Recheio:

  • 500 gramas de amoras
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • raspas de um limão siciliano
  • 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
  • 1 colher de sopa de manteiga fria em cubinhos

1) Para fazer a massa tem dois jeitos: se você tiver um processador de alimentos, junte todos os ingredientes no processador menos a água e use a opção pulsar até formar uma textura de farofa. Acrescente a água, uma colher de cada vez e pulse até que vire uma "bola" (ela que vai dar "liga" na massa). Coloque um pouco de farinha na sua bancada e misture a massa com as mãos rapidamente até ela esteja com aparência de massa. Molde em formato de disco e embrulhe com plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Se preferir fazer a mão, tem que ser rapidinho pra manteiga não derreter no calor da sua mão: junte a farinha, o sal, o açúcat e a manteiga em uma tigela. Vá quebrando a manteiga aos poucos até formar uma farofa e acrescente a água aos poucos até virar uma bola sólida. O resto é igual ao primeiro método.

2) Enquanto a massa está na geladeira, faça o recheio: misture todos os ingredientes menos a manteiga em uma tigela, Reserve.

3) Abra metade da massa (espessura deve ser mais ou menos 0,5 cm e molde ela em uma assadeira ou forma de torta. Coloque o recheio e em cima os cubinhos de manteiga aleatoriamente, Cubra a travessa com a outra metade da massa e decore como quiser. Aqui você pode pincelar com uma gema de ovo se quiser deixar a massa bem brilhante e dourada, mas eu esqueci desse passo. É mais para estética do que para o sabor. Para decorar a torta usei moldes de folhas e usei os restos da massa para decorar.

4) Asse a torta em forno preaquecido a 190 graus, por 1 hora e 15 minutos. É provavel que o recheio transborde, por isso para evitar meleca em seu forno, coloque uma assadeira retângular no andar de baixo do forno para que o excesso caia na assedeira. Outro truque: se as bordas começarem a escurecer mais que o centro (é bom checar como está a torta depois de 50 minutos), forre as bordas com um pedaço de papel alumínio: assim ela para de dourar.        

5) Espere a torta esfriar antes de cortar. Eu não gosto de colocar na geladeira, então espero umas 2 horas. Sirva com sorvete de baunilha ou com creme de leite batido. Divina!!!                                                                                          

2 comentários:

  1. Hum... Amo amoras!
    E essa torta, hein?, Está com uma cara ótima, deu até água na boca.

    http://feitocomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A torta ficou mara!!
    Com a decoração ficou mais linda ainda!! Fora o recheio que deve estar divino!!
    Ai que vontade!

    ResponderExcluir