quarta-feira, 27 de maio de 2015

Camarão em Molho de Pimenta e Mel

Shrimp and Grits: um clássico americano

Para quem é um bom conhecedor da culinária americana, o clássico"shrimp and grits" não é nenhuma novidade. O popular prato do sul do país destaca o camarão, sempre desejado, de um jeito mais rústico, bem apimentado e com várias nuances de sabor. O cremoso grits, um produto do milho (nunca encontrei pra vender no Brasil, mas uma polenta ou canjiquinha resolvem bem o problema), é feito com bastante queijo e manteiga, um pouco de páprica, e é tão bom que como de colher,  puro mesmo. Os dois juntos fazem muito sentido, um camarão carnudo e bem condimentado é perfeitamente balanceado no molengo e "queijoso"grits. Comer de colher é obrigatório!

Nessa receita, apesar de ter mantido o tema sulista, não resisti a dar uma modificada no preparo do camarão, e como ele será o destaque da receita, o acompanhamento fica por sua conta. O camarão é marinado em um molho com alho, raspas de limão, mel e molho de pimenta (Sriracha é o melhor pra essa receita). Os  camarões ficam perfumados, adocicados e apimentados, com uma casquinha melada irresistível. Faz tempo que não faço um camarão tão gostoso! O molho de pimenta Sriracha é tailandês, o precinho aí no Brasil é tão apimentado quanto, mas dura bastante e eu recomendo demais ter na sua geladeira. Até porque o molho tabasco não está nenhuma pechincha né? Já vi pra vender nesse site de produtos orientais. Sentar na varanda pra comer camarão e tomar um coquetel bem gelado, dá aquele conforto e a certeza que tudo vale a pena. Hmmm...

CAMARÃO EM MOLHO DE PIMENTA E MEL


Ingredientes (2 pessoas):
  • 250g de camarões graúdos, sem casca e limpos
  • 4 colheres de sopa de molho de pimenta
  • 2 colheres de sopa de mel 
  • 1 dente de alho amassado
  • Raspas de um limão
  • Suco de meio limão
  • Coentro picado pra decorar 
  • Sal a gosto

1) Misture todos os ingredientes em uma tigela e deixe o camarão marinando por pelo menos 20 minutos. 
2) em uma frigideira bem quente, unte a panela com óleo e grelhe os camarões por 2 minutos de cada lado (se forem pequenos, 1 minuto). 
3) Sirva os camarões com coentro picado e o acompanhamento de sua escolha

2 comentários: