domingo, 31 de maio de 2015

Carne e Brócolis


Se tem uma coisa que não me conformo é com o declínio da popularidade da comida chinesa no Brasil. Bem, não sei ao certo nas outras cidades do país, mas em Floripa tirando os buffets em shoppings, é difícil achar um restaurante chinês. Aliás, falando em restaurante chinês de shopping, não tenho a mínima vergonha de admitir que é um dos pecados que cometo sem dó nem culpa, toda vez que vejo um buffet não resisto! Comida bem gordurosa e deliciosa, com rolinho primavera, biscoito da sorte e tudo que tenho direito! Já deu pra perceber que eu amo a culinária chinesa e minha wok está sempre à disposição para mais uma aventura. Estou pra fazer um post sobre woks já faz um tempo. Woks são aquelas frigideiras asiáticas (mais utilizadas na culinária chinesa) que têm o formato perfeito para fazer os tradicionais pratos orientais. E olha, quanto mais surradas melhor. Estou aos poucos construindo uma crosta ótima na minha wok, fazendo pratos como esse aqui e quanto mais eu uso, mais detonada fica. Brinco que ela vai acumulando sabor que vai ser transferido pro próximo prato.

Bem, todo esse papo furado é pra contar pra vocês o porquê eu escolhi essa receita de hoje. Queria eu ter tempo pra sempre fazer um yakisoba lindão, mas a verdade é que nem sempre tenho todos os ingredientes em casa, nem saco pra cortar fininho todos os legumes. Então uma opção bem frequente no meu cardápio é a Carne com Brócolis, que mata minha vontade de um rango chinês, sem perder tempo na cozinha. O molho é bem parecido com o do Yakisoba, fica pronto em 20 minutos e você pode servir com arroz ou com o macarrão oriental da sua escolha. Eu tenho usado muito o macarrão Soba, um macarrão japonês feito de trigo sarraceno, considerado por nutricionistas uma ótima opção de carboidrato saudável. Ele tem uma textura bacana  e valor nutritivo bem superior a outros tipos de massa/carboidratos. Tem proteína, fibra, vitamina B12, além de conter um antioxidante que promete estimular nosso sistema imune e combater o colesterol vilão. Tudo isso sendo bem leve e macio e de sabor neutro, nada lembra o macarrão integral que particularmente não sou fã.


CARNE E BRÓCOLIS
Ingredientes:
  • 1/2kg de alcatra (ou qualquer outra carne macia) cortada em tirinhas
  • 2 maços de brócolis chinês lavados e bem enchutos (gosto de aproveitar o talo do brócolis também, uso tudo, não só as flores)
  • 1/2 xícara de molho shoyo
  • 2 colheres de sopa de maizena
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de alho amassado
  • 1/4 xícara de saquê ou outro vinho de arroz
  • 1/2 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • cebolinha a gosto pra decorar
1) Em uma tigela, junte o molho shoyo, açúcar, maizena, saquê e a carne. Deixe pegando gosto pelo menos uns 10 minutos
2) Em uma wok ou frigideira mais funda esquente bem o óleo até que saia fumaça da panela. Frite a carne (sem a marinada) por uns 2 minutos até que estejam bem douradas. Reserve
3) Acrescente o gengibre, o alho e deixe pegar cor, mais ou menos 30 segundos. Adicione o brócolis e refogue até que ele esteja envolto no óleo, alho e gengibre (1 minuto). Acrescente a água e tampe a panela por 2 minutos (não mais, a intenção é deixar o brócolis bem crocante)
4) Acrescente o restante da marinada (molho onde a carne estava), devolva a carne à panela e finalize com óleo de gergelim. Se o molho estiver muito grosso, adicione um pouco mais de água. Decore com cebolinha e sirva com arroz ou macarrão oriental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário