quinta-feira, 11 de junho de 2015

Parpadelle com Camarões ao Molho Cremoso de Fava de Baunilha e Champagne.






Gente, essa receita é BAPHO. Já namorava ela há um bom tempo, e como eu tava querendo um prato  diferente, de impacto e revolucionário, corri para meu livro salva-vidas, Seattle's best chefs, onde sei que sempre vou encontrar algo especial. Aliás, a maioria das coisas do livro é especial demais, daquelas que a gente nunca vai fazer em casa sabe? Tudo com ingredientes muito caros, ou técnicas complicadas ou instrumentos que não tenho na cozinha. Essa receita apesar de ser  carinha, foi super fácil de fazer e ficou uma coisa de louco!  Depois que você se acostumar com a ideia de usar champagne pra cozinhar - sei que a princípio dá a maior peninha- e de incluir a baunilha em preparos salgados, não pense mais nem um minuto e se programe já pra preparar essa receita. Deixe o preconceito de lado. Favas de baunilhas não são doces e vão apenas dar um toque suave e misterioso no prato!



Uma receita de champagne com baunilha que mais soa como um creme da Victoria's Secret é uma coisa que intriga. O sabor da baunilha direto da fava é bem delicado, sofisticado e justifica seu status de um dos ingredientes mais caros do mercado. Sorte que vamos usar só uma fava então dá pra encarar. Ela fica no fundinho, bem coadjuvante e a verdade é que o prato todo é bem suave e sem grandes explosões de sabores, porém é um dos pratos mais interessantes que já comi nos últimos tempos. Tudo se "encaixa" tão perfeitamente, tudo faz muito sentido, tem um romantismo quase inerente. É o prato perfeito pra você fazer história: sua janta  para sempre será lembrada.


Parpadelle com Camarões ao Molho Cremoso de Fava de Baunilha e Champagne

Ingredientes (2 pessoas)

  • 300g de camarões limpos e temperados com sal e pimenta
  • 2 xícaras de champagne (ou qualquer outro espumante seco)
  • 1 fava de baunilha
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho
  • 200 ml de creme de leite de caixinha
  • raspas de 1 limão siciliano
  • 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
  • 1 ramo de espinafre picado 
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 250g de parpadelle 
  • sal e pimenta do reino

1) Faça uma incisão longitudinal na fava da baunilha e remova toda a polpa (parece uma pasta com nuitas sementinhas) Se você nunca usou uma fava dá uma olhada nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=zIRxAqezSs8).
2) Coloque o champagne, a polpa da baunilha e a fava (que ainda tem bastante sabor) em uma panelinha e deixe "pegar" bem o gosto da baunilha, por umas 2 horas (em fogo desligado). Depois, ferva por 5 minutos para reduzir o champagne e evaporar o álcool.
3) Esquente 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira e frite os camarãoes por uns 3-4 minutos até que fiquem dourados. Reserve.
4) Na mesma frigideira que você fritou os camarões (se precisar passe um papel toalha) esquente 1 colher de sopa de azeite e refogue a cebola picada por uns 5 minutos. Acrescente o alho e deixe fritar por 1 minuto. Junte o champagne com a baunilha e deixe ferver por uns 4 minutos. Acrescente raspas e suco de limão, creme de leite, espinafre e devolva os camarões à frigideira. Desligue o fogo, retire a fava da baunilha e sirva com parpadelle ou a massa de sua preferência.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Camila, obrigada!! Que bom que esta gostando! Em breve pretendo voltar com mais postagens! Beijos

      Excluir