quarta-feira, 28 de março de 2012

Favorito da vida: pesto ontem, hoje e sempre!!!


Pesto: refrescante, versátil e saudável!

Desde pequena, pesto estava na minha lista de favoritos. Lá em casa, temos um canteiro de ervas e o manjericão reina absoluto! De tão lindo, parece uma árvore e não uma erva. Pra aproveitar essa erva super aromática e nutritiva, nada melhor que preparar um bom pesto. Desde que me entendo por gente, nossa geladeira sempre teve um potinho de pesto caseiro. Com macarrão, torrada, sanduíche, na pizza e até como marinada para frango e frutos do mar, pesto é companheiro de todas as horas. Além do manjericão ter aquele cheiro delicioso só seu e um sabor inesquecível, ele é composto de várias vitaminas (A, B6, C, E, K) e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e manganês), ufa! Sem falar, que o pesto dura na geladeira por até um mês, e é o melhor amigo dos dias de desespero: cozinhando uma boa massa e misturando o pesto, a janta está pronta em questão de dez minutos! Mais rápido que isso só miojo né?

O pesto foi inventado na região norte da Itália e consiste basicamente de manjericão, alho, azeite de oliva, queijo parmesão e pinoles. Antes dos liquidificadores e processadores, o pesto era preparado em um pestello (pilão), vindo daí o seu nome. Existem diversas variações do molho pesto, alguns contendo mais azeite, outros contendo mais queijo, e até adaptações com outras ervas (pesto de salsinha, menta, rúcula, etc.). Nesse post vou ensinar a receita da família, menos oleosa e sem os pinoles (relativamente difíceis de achar e bastante caros). Nada impede de você acrescentar pinoles ou até mesmo nozes, mas como nem sempre temos esses ingredientes na despensa, a versão pobrinha cumpre seu papel divinamente.

Molho pesto
  • 3 xícaras de chá de folhas de manjericão
  • 1/2 xícara de chá de azeite de oliva
  • 1 dente pequeno de alho
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de café de sal
  • nozes ou pinoles (opcional)
Primeiramente coloque o azeite no liquidificador, o alho e um pouco das folhas de manjericão previamente lavadas e escorridas. Aos poucos vá acrescentando o restante das folhas e por último o queijo, sempre vagarosamente. Se todos os ingredientes forem colocados  de uma só vez,  o liquidificador não dá conta do recado e a operação vira desespero total.

Para comer com massas: cozinhe a massa de sua preferência al dente (eu prefiro as massas compridas) e quando escorrer, deixe um pouco da água de cozimento na panela. Com o fogo desligado ou no próprio prato, acrescente o pesto até que ele se incorpore na massa. A água quente ajuda o pesto a se dissolver e ficar mais fácil de ser manuseado, além de ajudar a esquentar o molho. Lembre-se de não colocar o molho pesto no microondas nem de cozinhá-lo. O manjericao perde a cor verdinha e o cozimento altera um pouco o gosto da erva.

Para comer com torrada, sanduiches e pizzas: passe no pão/massa a quantidade desejada e seja criativo!

Marinadas: carnes como o frango, alguns peixes e camarão ficam divinos quando marinados no pesto. Em um saquinho plástico coloque o pesto, azeite e a carne desejada. Quanto mais tempo deixar marinando, mais gostoso vai ficar. Prepare a carne de acordo com sua preferência (grelhada/assada).


A textura perfeita!

3 comentários:

  1. Este eu conheço de velhos carnavais e é bom demais da conta...

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, Marí!
    Gosto muito do molho verdim...
    e com uma massinha fica super saboroso, né?!
    Um bejim querida!

    ResponderExcluir
  3. Delícia!! E melhor ainda com tapiocas!!

    ResponderExcluir