quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Frango crocante recheado


Filé de frango recheado: mostrando do que um frango eh capaz!

Verdade seja dita, frango é aquela carne que ninguém dá muita bola. Todo mundo gosta, claro. Mas quando vamos receber convidados, preparar um prato delícia, ou quando vamos a um restaurante mais bacana, frango quase nunca é a primeira escolha. Como competir com um filé mignon ao molho de cogumelos, ou um prato de camarão ou salmão? Com essa receita, vou provar que o frango pode ser sim, a estrela principal da mesa. Crocante por fora, suculento e com o recheio mais saboroso e cremoso da vida, você e seus convidados vao implorar por mais! Pra acompanhar, batatas assadas com alho e ervas deliciosas! Receita aqui.

FRANGO CROCANTE RECHEADO

Ingredientes (2 pessoas)
  • 2 peitos de frango
  • 1 xícara de ricota
  • 1/2 xícara de queijo parmesão
  • 1/2 xícara de muçarela
  • 1 xícara de espinafre picado
  • 1/2 xícara de tomates picados sem sementes
  • 2 ovos
  • sal, pimenta, noz moscada
  • manjericão fresco
  • farinha de rosca
Para o creme:

1) Em uma tigela, misture a ricota e os queijos, até ficar um creme bem homogêneo.
2)  Acrescente o tomate, o espinafre e 1 ovo pra dar liga.
3) Tempere com sal, pimenta, manjericão picado e noz moscada (a gosto) e misture bem.

Para o frango

1) Fatie o filé de peito pela metade, mas sem ir até o final, deixando uma abertura pro recheio. Recheie generosamente os filés e prenda a parte aberta com palitinhos.
2) Agora a parte divertida! Vamos empanar os filés. Pegue dois pratos, em um deles coloque um ovo e bata com um garfo até a clara e a gema se misturem. No outro prato, farinha de rosca. Eu gosto de temperar a farinha de rosca com pimenta, orégano, tomilho, alho em pó,  etc. (receita aqui)
3) Cuidadosamente, mergulhe o frango no ovo batido, até que ele fique coberto  por todos os lados. Depois, passe o frango na farinha de rosca.
4) Em uma frigideira, esquente um pouco de azeite de oliva, e frite o frango por uns três minutos de cada lado.
5) Transfira os frangos para uma assadeira, e em forno pré-aquecido (180 graus) deixe o frango assar por 25 minutos. Essa técnica de fazer frango empanado é muito boa, pois assim não precisamos mergulhar o frango em gordura pra fritá-lo por inteiro. A frigideira dá a "selada" inicial e deixa a casca bem crocante. O forno termina o cozimento, e o frango fica muito macio e suculento. Eu gosto de servir o frango com batatas assadas (aproveito que o forno esta ligado) e uma saladinha, mas sinta-se à vontade pra servir da meneira que desejar! Bom apetite!

4 comentários:

  1. Mari, vc tem razão, com esta receita o frango ganha ares de nobreza; ah e as batatas acompanharam divinamente! Todos amaram!

    ResponderExcluir
  2. Hummm tem cara de ser divino!
    Com certeza vou experimentar Mari!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Lys querida, se fizeres vem aqui contar como ficou!! :)

    ResponderExcluir
  4. Frango com sabor de rico! AMO esse prato

    ResponderExcluir