quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Linguine com Molho Cremoso de Limão Siciliano

Molho cremoso: sabores harmoniosos em 15 minutos

Que atire a primeira pedra quem nunca abriu um Pomarola e cozinhou macarrão quando estava morrendo de fome e morrendo de preguiça. A combinação clássica é típica dos que resistem a apelar pro miojo, achando que molho de tomate é uma alternativa menos deprimente do que o famoso pozinho. Nada contra  Pomarola (que já me salvou inúmeras vezes), mas e se eu dissesse que existe uma saída deliciosa e elegante pra esses dias de inspiração zero e preguiça mil?

Esse molho de sabor delicado e refrescante e textura de "veludo líquido" (como diria sua criadora, tia Nigella) é pura harmonia. A acidez refrescante do limão siciliano se combina perfeitamente com a densidade e suavidade do creme de leite fresco. O sabor pronunciado do queijo parmesão se acalma na presença da salsinha, docinha, com gosto de verão. Gostoso o suficiente para preparar para convidados, sempre recomendo essa receita para amigas que me pedem dicas de receitas fáceis e deliciosas. O melhor de tudo? Preparar o molho não exige habilidade e nem se quer um fogão! Apenas alguns ingredientes e a festa está feita:

LINGUINE COM MOLHO CREMOSO DE LIMÃO SICILIANO

Ingredientes (4 pessoas)
  • 1 pacote de linguine grano duro
  • 1 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • suco e raspas de um limão siciliano
  • 1/2 xícara de queijo parmesão
  • 1 gema de ovo (opcional)
  • 1/4 xícara de salsinha picada
1) Cozinhe o linguine al dente em água fervente e salgada 
2) Enquanto a massa cozinha, misture os ingredientes em uma tigela com um fouet. A gema de ovo ajuda o molho a se emulsificar e ficar com textura aveludada. Se você tiver neura com ovo cru, pode deixá-lo de fora. Gosto de ir acrescentando o suco de limão aos poucos, e experimentando, pois a acidez do limão varia muito. O truque é deixar um limão inteiro espremido, e um de reserva, caso seja necessário. Aos pouquinhos, você vai descobrir a quantidade perfeita pro seu paladar! Quase como fazer uma limonada!
3) Escorra o macarrão e devolva-o para a panela. Com o fogo desligado, coloque o molho dentro da panela e misture até que ele se incorpore à massa. Sirva imediatamente. 





3 comentários:

  1. Adoro esta receita! Concordo com você: fácil, deliciosa e com toque de classe.

    ResponderExcluir
  2. Mari. Acabei de fazer essa receita. Simplesmente maravilhosa. O limao da todo o diferencial. Adorei!! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Mari, o molho não é quente?? Me responde no face ou e-mail, ok...

    ResponderExcluir