quarta-feira, 14 de março de 2012

Salvando o pão nosso de cada dia


Farinha de rosca crocante e bem temperadinha!


Comprar pão fresquinho é tudo de bom, mas quantas vezes nos empolgamos ou calculamos mal as quantidades e acabamos com um monte de pão amanhecido? Pão do dia seguinte é fácil ressuscitar, agora depois de alguns dias quando ele fica muito seco, muitas vezes o destino final acaba sendo o lixo.

Sempre achei que farinha de rosca era um tipo de coisa que não compensava o trabalho de fazer em casa, por ser baratíssimo no supermercado. Quando aprendi em um programa de culinária a prepará-la desse jeitinho, o pão velho já não é mais um fardo, e sim motivo de alegria. Como são moídos mais grossinhos que a farinha de rosca tradicional, deixa qualquer fritura, assado ou gratinado muito mais crocante. Os temperinhos dão um sabor a mais a qualquer prato e o melhor de tudo: dá pra fazer com qualquer pão que você tiver disponível: pão de forma (inclusive integral), pão francês, italiano, ciabbatta...


Farinha de rosca temperada

Ingredientes:

  •  Pão velho (qualquer um)
  •  Azeite de oliva
  •  Temperinhos da sua preferência (aqui usei páprica, ervas italianas, alho em pó e sal temperado). Você pode usar orégano, pimenta calabresa, temperinhos pronto tipo caldo Knorr moidinho, uma vez coloquei curry e ficou uma delicia! Deixe sua imaginação voar!
 1) Fatie o pão em pedaços menores e coloque em um processador de alimentos. Você pode regular o tamanho desejado, eu particularmente prefiro eles mais grossinhos.
 2) Em uma frigideira, esquente o azeite e os temperinhos. Quando o azeite estiver quente, refogue o pão moído até que fiquem douradinhos e crocantes, uns 5 minutos. Mexa de vez em quando, pois eles queimam depressa se você não cuidar. Espere esfriar completamente antes de armazená-los.
 3) Agora eh só guardar em um recipiente bem fechadinho e eles duram ate 6 meses, melhor ainda se colocar no freezer.

PS- Uma outra alternativa pra torrá-los, é colocar em uma assadeira e deixar assar por uns 10 minutos em forno médio. Eu prefiro fazer na frigideira, pois é bem mais rápido!

2 comentários: