quinta-feira, 22 de março de 2012

Risotto de cogumelos, alcachofras e pancetta com medalhão de filé mignon

Risotto com filé mignon: sabores impressionantes

Se você quer impressionar alguém, diga que sabe fazer um bom risotto. Melhor ainda, faça um belo risotto. É engraçado como certos pratos são reputados injustamente como inatingíveis. Por acharem que parece complicado, que é comida de restaurante fino ou que não vão conseguir acertar o ponto, muitas pessoas acham que é um prato "gourmet" demais pra elas prepararem. Mas você, caro leitor, não é uma dessas pessoas. Pois hoje eu vou te convencer, que risotto não é só a maravilha cremosa com cara de comida granfina. É um prato camarada que qualquer pessoa com boa vontade, ingredientes de qualidade e uns 40 minutos, conseguirá elaborar com sucesso e fazer cair o queixo dos mais exigentes paladares!

Cozinhar risotto pra mim tem todo um ritual. Acho relaxante preparar os ingredientes e aproveitar o vinho branco pra me servir de uma taça generosa! Enquanto cozinho, vou bicando e o vinho branco seco é a bebida perfeita para abrir o apetite. Você já começa a salivar no primeiro gole, enquanto a cebola frita na manteiga. Enquanto você rala o parmesão, põe um pedacinho na boca, mais uma bicadinha no vinho, o cheiro de ervas frescas, rouba um pedacinho de alcachofra...tem como não amar?

Lá em casa preparamos risottos em dias especiais. Nessa versão, com ingredientes italianíssimos e servido com um medalhão de filé mignon, vai ser desculpa pra qualquer ocasião virar motivo de comemoração. Alcachofras, cogumelos e  pancetta  se combinam com o parmesão, o vinho e as ervas para uma refeição inesquecível. Com os truques básicos que vou ensinar, seu risotto vai ficar sempre cremoso e al dente. 

RISOTTO DE COGUMELOS, ALCACHOFRAS E PANCETTA COM FILÉ MIGNON

Ingredientes (4 pessoas):

Para o risotto
  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 xícara de vinho branco seco (use um vinho que você beberia)
  • 1 xícara de um parmesão de qualidade ralado na hora
  • 1 litro de caldo de galinha ou legumes quente (pode usar caseiro ou em cubinho) 
  • 3 colheres de sopa de creme de leite (opcional)
  • 100g de cogumelos frescos da sua preferência fatiados (usei portobelo)
  • 1 xícara de pancetta (bacon italiano) picadinho. Pode ser substituído por bacon
  • 1 xícara de alcachofras em conserva (eu usei conservada em óleo, mas pode ser em vinagre também)
  • 1/2 colher de sopa de alecrim fresco picado (pode ser seco se não tiver fresco)
  • 1/2 xícara de salsinha picadinha
1) Refogue a pancetta (ou bacon) em fogo baixo até que fique bem crocante. Retire da panela e reserve.
2) Na gordura do bacon, refogue a cebola em fogo baixo por 4 minutos. Acrescente o  arroz arbóreo, alho e o alecrim e deixe refogando até que comece a ficar douradinho. Uns dois minutos.
3) Ponha o vinho e e comece a mexer. Segredo 1: use uma colher de pau. Isso desenvolve muito mais o amido do arroz do que uma colher de plástico ou metal. Quanto mais você desenvolver o amido do arroz, mais cremoso ficará seu risotto.
4) Comece a acrescentar o caldo de galinha. Eu uso uma concha e vou acrescentando 2 conchadas por vez.  Mexe de novo com a colher. Quando o arroz estiver secando, ponha mais caldo.
5) Repita o processo até que o arroz comece a ficar inchado. O tempo de cozimento do risotto varia de 12-15 minutos. É importante você experimentar o arroz, para saber o ponto exato. O arroz deverá estar macio e com um leve crocantezinho no interior, o famoso al dente. É provavel que você use todo o caldo antes do arroz terminar de cozinhar. Se isso acontecer, use água quente, e continue o processo de cozimento do arroz, sempre mexendo.
6) Acrescente os ingredientes do risotto (no caso cogumelos e alcachofras) quando o arroz estiver quase pronto, uns 10-12 minutos. Gosto de refogar os cogumelos em um pouquinho de manteiga com sal e pimenta do reino antes de acrescentá-los ao risotto. Isso intensificará seu sabor. Uso a mesma frigideira que usarei pra fritar os filés, assim não sujo uma panela extra.
7) Finalização do risotto e segredo 2. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão, as 2 colheres de sopa de manteiga e o creme de leite. Se estiver seco, acrescente um pouco de caldo ou água. Ele tem que ficar bem encharcado. Mexa delicadamente, acerte o sal, e coloque pimenta do reino moída na hora. Tampe a panela e deixe curtindo por 2 minutos. Esse é o segredo pra um risotto bem cremoso e com a textura ideal.
8) Salpique com a pancetta reservada e a salsinha picada. A pancetta vai adicionar mais uma camada de textura. Como no risotto os ingredientes são bem macios, o crocante da pancetta deixa o prato mais harmonioso. A salsinha acrescenta uma camada refrescante aos ingredientes pesados do risotto.

Para os filés
  • 4 medalhões de filé mignon, 2 cm de espessura
  • 1 colher de manteiga e um fiozinho de azeite
  • sal e pimenta do reino
1) Quando o risotto estiver na metade do cozimento (uns 6 minutos), esquente bem a frigideira e acrescente a manteiga e o azeite.
2) Passe dois bifes de cada vez, e deixe fritando de acordo com sua preferência. Eu deixo dois minutos de cada lado, gosto da carne bem mal passada.
3) Retire a carne e coloque em um papel alumínio. Tempere com sal e pimenta e cubra com o papel alumínio para que a carne não esfrie enquanto você frita os dois outros bifes.
4) Sirva com o risotto.


11 comentários:

  1. Nossaaaaa!!!Entrei aqui hj e passei reto por essa receita.Agora olhando com mais carinho pude perceber o quanto ela eh amavel rsrs.Te disse no outro comentario que estou pensando em arriscar em alguma dessas receitas domingo e ja estava ate de olho no Bife Asiatico.Massss....mudei de ideia,acho que vou arriscar nisso tudo aqui.Se ate hj eu nao tiver conquistado meu namorido por completo entao sera domingo que eu pego ele kkkk
    Beijos e mais uma vez,parabens por sua dedicacao e obrigada por dividir conosco.Sei que nesse mundao virtual ha varias opcoes,mas poucas sao feitas com esse cuidado que aqui no Cravo&Panela tem.Continue assim!!!
    Que Deus continue te guardando :-)
    Daphne

    ResponderExcluir
  2. Mari, como seu blog tá bonito! Tudo feito com muito esmero e bom gosto! Fotos, produção, textos... Cada receita mais bacana que a outra! Já fiz várias delas e todas aprovadas. Este risoto então, tá dando água na boca só de olhar... Mais uma receita que vou experimentar brevemente. Depois te conto.

    ResponderExcluir
  3. Nana,

    A-D-O-R-E-I essa receita!! Estou louca para experimentar!! Todos os ingredientes que eu adoro!!
    Minha cozinha está ficando pronta, em breve vou me aventurar!!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Angela, amei seu comentátio. É muito gratificante saber que as pessoas estão curtindo! Estou curiosa pra saber as receitas que vc testou! Me conta! :)

    Beijinhos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Lulu, quero só ver heim! Quero foto pra provar que vc fez mesmo!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Mari, olhe a relação dos pratos que já fizemos:
    Omelete francesa, crepe recheado com cogumelo, Caesar salad, Frango crocante recheado, Moqueca de peixe, Filé de tilápia. Linguine com molho cremoso de limão siciliano, Salada marroquina de grão de bico, purê com manjericao. Todos deliciosos!
    Os próximos serão o risoto e o pudim de chocolate da vovó...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Realmente, Cravo & Panela bombando na residência dos Gama! Já elegeram algum favorito? Repetiram algum?

    ResponderExcluir
  8. Mariana,
    Ontem, depois do almoço, fiz um tour por aqui e vi todas as receitas, que "raiva" que eu fiquei de ti... às 16h já tava morrendo de fome!
    Então, depois de pensar muito optei por esse risoto que parece ser delicioso. Mas acho que até "ALGUÉM" resolver colocar a mão na massa vai demorar... paciência, eu espero.
    Beijos,
    Bernardo

    ResponderExcluir
  9. Jonas Dutra Albarnaz16 de junho de 2012 às 17:26

    Oi, Mari,

    Tudo bem?
    Seu blog me faz passar tanta vontade de provar as suas receitas, que resolvi testar este risotto com filet mignon.
    Em setembro, vou pra Flórida fazer doutorado-sanduíche; quem sabe dá tempo de eu ir à Califórnia visitar você.

    Um beijo grande e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  10. Jonas, que bom que voce esta babando com o blog! Eh bem essa a intencao! hehe. Que noticia boa a do doutorado sanduiche! Quando estiver aqui me procure pra ver se combinamos algo. Estou fazendo um doutorado em Las Vegas, entao nao estou mais morando na California, tenho que atualizar meu perfil! Me conta como ficou o risoto! Beijinhos e continue visitando o blog! :)

    PS Desculpe a falta de acentos!

    ResponderExcluir
  11. Estou procurando a receita do bife asiático. Também estou postando para ver se o teu blog ainda está vivo.

    ResponderExcluir