terça-feira, 10 de abril de 2012

Camarão tailandês com curry e abacaxi

Camarão tailandês: um dos favoritos da família

Vou confessar que sinto um pouco de ciúmes de dividir certas receitas, aqueles '"xodozinhos" da família,  que geralmente fazemos em ocasiões especiais e acabam virando parte da história da gente. Essa receita foi introduzida na nossa casa depois de todos crescidos (não consigo me imaginar criança comendo camarão condimentado com abacaxi), mas foi tão bem recebida que parece que sempre fez parte dos favoritos. Minha prima Cris, um dos meus primeiros ídolos culinários, por causa de seu strogonoff de carne, foi quem nos passou essa receita, executada desde então pelo meu amado pai. Não entendo porque, mas sempre que ele faz fica mais gostoso. Vou conter meus ciúmes e apresentar a vocês essa maravilha, que ano após ano continua arrancando elogios de todos que experimentam. E o melhor: lá em casa, ninguém se cansa! 

Os curries tailandeses se diferem dos indianos principalmente pelo seu caldo. Os indianos são mais encorpados, a base de tomates, gengibre e cebola. Os tailandeses são mais líquidos e com ingredientes mais tropicais: leite de coco e suco de limão. Eles usam três tipos de curry: amarelo, vermelho ou verde, que são vendidos em forma de pasta ou pó. No Brasil o mais comum e fácil de encontrar são os amarelos, em pó. Curry ao contrário do que muitos pensam, não é um tempero, e sim um misto de diferentes condimentos que variam de acordo com os fabricantes. Na Tailândia, eles não gostam de usar os pozinhos prontos;  preferem eles mesmos fazerem seus curries. Nessa receita uso o curry que vende na prateleira dos supermercados brasileiros, mas só tomem o cuidado de escolher uma marca legal. 

Se você não está acostumado com a culinária tailandesa, essa é a oportunidade perfeita pra experimentá-la. Super fácil de fazer, com ingredientes acessíveis, mas com pinta de comida exótica e sofisticada,  sua combinação de sabores vai te seduzir: tropical, docinha, azedinha, ardida e condimentada. Experimente servir com arroz jasmim, que pra mim é uma coisa linda de dizer e comer. Quer algo mais romântico do que arroz com nome e cheiro de flor? Você vai se sentir em uma paradisíaca praia tailandesa curtindo um dia de sol de verão...

CAMARÃO TAILANDÊS COM CURRY E ABACAXI

Ingredientes: 4 pessoas

  • 1kg de camarão médio ou grande,sem casca 
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de alho esmagado
  • 15 folhas de manjericão rasgadas
  • 2 vidros de leite de coco (400 ml)
  • 4 colheres de sopa de hondashi (caldo de peixe tailandês)
  • 2 colheres de sopa de curry (dependendo da marca, mais ou menos, pois algumas são muito ardidas e podem não agradar àqueles que preferem menos picante)
  • 2 colheres de sopa de tomates, sem sementes e picados em cubinhos
  • 3 xícaras de abacaxi em cubinhos 
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 folhas de limoeiro
  • pimenta dedo de moça sem sementes a gosto (quando o curry é muito picante não usamos pimenta para não condimentar demais)
1) Esquente o óleo e frite rapidamente o alho e o manjericão em fogo baixo. Quando o alho estiver dourado (não deixe queimar, senão fica amargo), retire da panela e reserve.
2) Na mesma panela, coloque metade do leite de coco e o curry. Aumente o fogo e adicione o hondashi, tomate, abacaxi, suco de limão, açúcar e mexa bem por uns 2 minutos.
3) Coloque os camarões e cozinhe até que fiquem opacos e ligeiramente rosados, de 3 a 5 minutos, cuidado para não cozinharem demais. 
4) Adicione por fim o  leite de coco restante, o alho e o manjericão reservados, as folhas de limoeiro e a pimenta dedo de moça a gosto. Deixe curtindo por um minuto e sirva com arroz branco ou jasmim.

2 comentários:

  1. Oba! Finalmente chegou a vez do nosso amado camarão tailandês, aquele que é sempre um deleite saborear... Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. mandou muito bem
    a receita é perfeita
    e a gata aprovou
    sugestão de sobremesa

    ResponderExcluir