segunda-feira, 14 de maio de 2012

Detalhes que fazem a diferença



Pra diversificar mais os posts do blog, vou começar uma nova coluna, que se chamará Top 10. Será um jeito divertido de mostrar uma lista de preferidos, ou de dicas ou de qualquer assunto que minha imaginação permitir. Hoje, vou falar sobre coisas que muitas vezes simplificamos, mas que realmente valeriam a pena escolher o caminho mais longo. Ou aqueles ingredientes que queremos economizar no supermercado, mas que não valem a economia!

Não tem coisa melhor do que descobrir uma dica prática, um jeito de economizar em ingredientes ou algum atalho para transformar as horas que a cozinha pode nos consumir em minutos. Mas existem alguns passos que eu acho muito importantes e não abro mão. Vale lembrar que essas dicas não têm fundamento "científico", são apenas resultado de minhas pesquisas e  das minhas aventuras como cozinheira amadora.


10) Preparar caldo de galinha caseiro:

Não existe nada como preparar o seu próprio caldo de galinha. Além de muito mais saboroso, é mais saudável e faz uma diferença absurda em qualquer prato que leve caldo de galinha. Confesso que pra mim esse é o passo mais difícil de seguir à risca, vira e mexe uso um cubinho por não ter caldo caseiro disponível. A dica aqui é, em um dia que você tiver tempo extra, preparar o caldo em grandes quantidades e congelar. É assim: em um caldeirão, coloque 3 quilos de um frango inteiro, 3 cebolas cortadas em quartos, 6 cenouras cortadas e 4 caules de salsão picados grosseiramente, 1 cabeça de alho descascada e cortada ao meio, 1 maço inteiro de salsinha, e vários raminhos de tomilho, bastante sal e pimenta do reino sem moer (use o grão inteiro) e 6 litros de água. Ferva por aproximadamente 4 horas, e passe o caldo pela peneira. Armazene em vários potinhos individuais e tenha sempre em mãos.

9) Usar um sal de qualidade:


Por muito tempo achava frescura gastar mais dinheiro em sal, afinal sua única função é salgar o alimento, não é mesmo? E isso qualquer sal faz! Mas com o blog fiquei bem mais antenada nesse tipo de "frescura" e depois de muito hesitar comecei a usar sal kosher, que é um sal não tão caro, mas tem muito mais qualidade do que sal de mesa comum. Além disso tem uma ótima textura, perfeita pra temperar saladas e um gostinho distinto. Também gosto de usar sal marinho, especialmente para carnes.  Pra economizar nos sais de qualidade, uso o sal normal para salgar a água do macarrão, ou água do arroz por exemplo.

8) Macarrão grano duro

Olha, vou falar que se tem uma coisa que me irrita muito nos supermercados brasileiros, é o preço do macarrão grano duro. Gosto de usar a marca Barilla e a última vez que fui ao supermercado estava custando incríveis 7 reais. Farinha e ovos! Empresas de massas, por favor, aliviem aí pra gente!  Mas sinceramente, o macarrão grano duro é muito superior. Ele tem a textura ótima, permite uma mastigação mais agradável e consistente (o famoso al dente) e no cozimento libera menos amido, ou seja, a massa gruda menos e nem precisa colocar óleo  na água. Amantes de massa, invistam  uns reaizinhos a mais e usem grano duro, sempre!

7) Extrato de baunilha:

Se o mundo fosse perfeito, eu encontraria favas de baunilha em qualquer supermercado e elas custariam o mesmo que bananas. Como não é o caso, nos resta apelar para os extratos. Mas por favor! Extrato, e não essência, tá? As essências são artificiais, ao contrário do extrato que é obtido a partir das favas de baunilha. 


6) Frutos do mar frescos

Adoro ir a peixarias em mercados e ver a lindeza que é aquele monte de frutos do mar expostos, te convidando a levá-los! Só assim você consegue ver a cor, o brilho, a textura e o tamanho dos frutos do mar. Congelados são super práticos, mas no freezer dentro de um pacote, mal dá pra ver o que estamos comprando. Não há comparação em termos de sabor e textura. Peixe fresco sempre!



5) Queijo parmesão ralado na hora

Sou a primeira a admitir: abrir um pacotinho de queijo ralado e servir imediatamente é uma mordomia. É difícil evitar os pacotinhos no supermercado e comprar um pedaço de parmesão pra ralar em casa. Mas acho que o esforço a mais vale a pena. O parmesão já ralado perde muito do aroma e sabor, sem falar na textura que fica mais emborrachada. Se precisar de uma grande quantidade de queijo pra ralar e não quiser suar em cima do ralador, use um mini-processador que torna a tarefa moleza!

4) Usar azeite de oliva extra virgem

 Sim, ele é mais caro que os azeites virgens, e bem mais caro que os outros óleos vegetais e os óleos misturados. Mas ao sentir o perfume de um bom azeite de oliva extra virgem, você irá se convencer. Pra finalizar pratos, temperar saladas, refogar legumes e preparar paellas, não existe substituição! Azeite de oliva extra virgem é a única solução! 




3) Usar alho fresco, descascado na hora

Tudo bem que a vida não tá fácil pra ninguém, estamos todos na correria e pegar um alho, descascar e amassar parece trabalho demais,  não é mesmo? Mas poxa, com um truquinho malandro a gente já se livra da casca rapidinho: pressione a lateral de uma faca grande sobre o dente de alho e usando pouca força ele já dá uma boa amassada e a pele sai todinha. Depois use um bom espremedor e pronto! Vai gastar um minuto a mais do que usá-lo seco, ou os vidrinhos de alho já picados.

2) Ervas frescas 

Ahhh, o cheiro de ervas frescas! A cor vibrante do verde, os diferentes formatos das folhinhas, isso tudo já me convence. Não tem prato que não agradeça um bom punhado de ervas frescas. Com poucas exceções, sempre dê preferência a elas. Manjericão, salsinha, coentro, hortelã, cebolinha, só se for fresco, viu? Dá pra encarar alecrim, tomilho e louro secos, apesar dos frescos serem muito mais saborosos e perfumados. A única erva que é exceção (pelo menos pra mim) é o orégano, que prefiro desidratado. O fresco é forte demais. 



1) Moer pimenta do reino na hora

Pra mim é o item mais simples e essencial. Não tem desculpa. Moer pimenta na hora é até divertido, dependendo do moedor que você tem, e aquele cheirinho que você sente imediatamente depois de começar a moer é incomparável. A pimenta já moída não tem 1/10 do sabor e perfume, já que os óleos aromáticos se evaporam depois que o grão de pimenta foi moído. Vamos lá minha gente, para qualquer receita que leve pimenta do reino (que são  quase todas né?), não deixe de moer na hora! Não custa nada!

E você? Quais as dicas e produtos que você não abre mão, nem que seja trabalhoso ou caro?


* Fotos: imagens do google

8 comentários:

  1. ALOKA da fava de baunilha!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!! Muito legal seu post!!

    ResponderExcluir
  3. Pra ser franca não sabia que existia o extrato de baunillha e quiça, fava de baunilha.
    Se a receita fazia menção a essência de baunilha,ela,automaticamente, estava de fora , pois acho o sabor muito artificial.
    Onde podemos encontrar o extrato?
    E que sabor ele confere à sobremesa?

    ResponderExcluir
  4. Tianinha, a fava de baunilha é uma das especiarias mais caras do mundo, acho que só fica atrás do açafrão. Comprei uma fava outro dia pra uma receita e custava 10 reais! Extrato de baunilha é um pouco difícil de encontrar, acredito que em lojas gourmet, pois nunca vi em supermercados aqui em Floripa. Nos EUA acha em qualquer lugar e é baratinho. O sabor é saubor de baunilha mesmo, mas é suave e não tem gosto artificial. É bom demais! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente... em tudo q vc disse... a questão do sal eu não consigo usar sal comum... apenas o marinho... acho que o comum arde a boca e salga mto sei lá pode ser impressão...

    ResponderExcluir
  6. Ju, qual sal você usa? Estou no Brasil passeando e encontrei muita dificuldade de achar o sal kosher, que é o que eu gosto! Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Que post bacana.
    Olha, se tem uma coisa que me recuso comprar é batata palha! A caseira é muiiitooo mais gostosa e nem dá tanto trabalho assim. Vale a pena!
    Eliane

    ResponderExcluir
  8. Olá, dê dicas de bons moedores, please!!!
    Tô procurando na net faz tempo, mas tá dificil...

    ResponderExcluir