terça-feira, 26 de junho de 2012

Filé Mignon ao Molho de Conhaque Caramelizado e Arroz Aromático

Um jeito diferente de servir filé mignon

De uns anos pra cá, reparei que o meu consumo de carne vermelha diminuiu muito. Quando ainda morava no Brasil, andávamos meio irritados com a falta de qualidade das carnes bovinas. Pagávamos uma fortuna nos cortes mais nobres pra quase sempre ter uma carta dura e borrachuda. A única garantia de uma carne macia era comprando filé mignon. Eu particularmente acho um desperdício consumir filé mignon no dia a dia, com arroz e feijão, além do preço ser impraticável para um item rotineiro. Hoje em dia consumo carne bovina em média uma vez por semana, por questões  de saúde e praticidade, mas reconheço como ninguém o valor de um bom medalhão de filé mignon.

Tradicionalmente, quando fazíamos medalhão de filé mignon lá em casa, éramos fieis ao molho madeira. Apesar da combinação ser garantia de sucesso, sentia necessidade de aproveitar o filé de outras maneiras. Esse molho de conhaque caramelizado com alho assado e cogumelos, despertou minha curiosidade e foi sucesso imediato. O alho depois de assado fica macio e docinho, dá até pra comer um dente inteiro! O molho levemente adocicado valoriza bem o sabor das uvas do conhaque e os cogumelos adicionam uma terceira dimensão de sabor e textura. Gosto do filé levemente rosado no centro pra não perder os sucos da carne e preservar a textura correta. Pra acompanhar, um arroz aromático na manteiga e espinafre ao alho e óleo, complementam elegantemente os sabores do molho. 

FILÉ MIGNON AO MOLHO DE CONHAQUE CARAMELIZADO

Ingredientes (4 pessoas)
  • 4 medalhões de filé mignon de 2 cm de altura
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de cogumelos frescos fatiados
  • 1 cabeça de alho assada  (descasque e separe os dentes)*
  • 1/2 xícara de conhaque
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • pimenta do reino
  • sal 
1) Tempere os filés com bastante pimenta do reino. Em uma frigideira derreta uma colher de sopa de manteiga sele a carne por 2 minutos de cada lado até que fique dourada. Transfira os filés para uma assadeira e finalize o cozimento no forno preaquecido a 200 graus, 8 minutos para o centro rosado, e de 10-15 minutos para carne bem passada. 
  • 2) Na mesma frigideira onde os filés foram selados, derreta mais 1 colher de manteiga e refogue os cogumelos até que fiquem dourados e murchos. Tempere-os com sal e pimenta. Reserve. 
  • 3) Adicione os dentes de alho assados, refogue por alguns segundos e acrescente o conhaque. Deixe reduzir por um minuto e coloque as colheres de açúcar e 2 colheres de manteiga. Quando o açúcar estiver dissolvido e o molho levemente caramelizado e borbulhando, desligue o fogo, incorpore o creme de leite e devolva os cogumelos ao molho. Sirva imediatamente com o filé. 

  • *Alho assado: muito simples: embrulhe uma cabeça de alho inteira em papel alumínio e pingue um fiozinho de azeite de oliva. Asse em forno preaquecido por 30 minutos. Para aproveitar que o forno está ligado você pode assar várias cabeças, guardar o restante na geladeira e usá-lo em outras receitas. 
ARROZ AROMATICO 
  • 2 xícaras de arroz basmati (ou branco)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de cebola picada
  • 1 colher de sopa de açafrão da terra
  • 2 xícaras de caldo de galinha (ou um tablete de caldo de galinha dissolvido em 2 xícaras de água)
  • 1 1/2 xícara de água quente
  • sal a gosto
1) Refogue a cebola e o açafrão na manteiga por 2 minutos e acrescente o arroz. Refogue bem por uns 3-4 minutos e acrescente 2 xícaras de caldo de galinha, a água e deixe cozinhar por uns 10 minutos. 

ESPINAFRE AO ALHO E ÓLEO
  • 1 maço inteiro de folhas de espinafre lavadas
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal e pimenta
1) Esquente o azeite e frite o alho rapidamente (20 segundos). 
2) Adicione o espinafre, e deixe refogando por 1-2 minutos. Tempere com sal e pimenta

8 comentários:

  1. Bom dia, opr favor gostaria de seu contato, sou da Tirolez Queijos e não encontrei seu e-mail no Blog.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Ainda não tenho um email oficial pro blog, por enquanto uso o meu pessoal: marianacoutogama@hotmail.com

    Adoro a tirolez. Lá em casa usamos muito e meu pai eh grande amigo do Cícero!

    ResponderExcluir
  3. Mari
    Este filé está de dar água na boca.
    Candidato para o próximo fim de semana.Depois te conto

    ResponderExcluir
  4. Oii, Mariana, tudo bem?
    Um dia conversando com a Bela ela mencionou que tinha uma irmã que escrevia receitas em um blog... Hoje ela me passou o link e, nossa, tô impressionada! Estou tendo um caso de amor pelas receitas, com jeito que tu escreves (tudo detalhadinho) e as fotos. Que fotos lindas! Tu mesma quem bates? Lindas, lindas... Eu tenho um blog de experiências gastronômicas, mas, às vezes, acabo repassando receitas. O problema é que comecei a cozinhar ano passado e pouco sei quando o assunto é "mão na massa". Fico incentivada e passo horas em blogs de receitas. O teu espaço tá muito fofinho e as receitas são de babar. Por que eu não conhecia antes? Parabéns! De repente nesse final de semana já venha buscar um help aqui para preparar um jantar.

    Beijão,
    Pri

    ResponderExcluir
  5. Pri,

    Fiquei muito feliz de ler seu comentario, e mais feliz ainda de vc ter descoberto o blog! Vou confessar que sinto um pouco de preguica de divulgar o blog, geralmente uso o facebook ou boca a boca, que aos pouquinhos funciona! Faco o blog todo com muito carinho, passo horas pesquisando receitas, tenho varios livros em casa e sou viciada em blogs de culinaria. Testo as receitas em casa e so posto se realmente foi um suceso, entao pode confiar! Eu que tenho batido as fotos, no comeco meu noivo me ajudou muito pq ele manja de fotografia. Bater foto de comida eh bem complicado..Volte sempre e se vc fizer alguma receita do blog me fala que eu adoro saber se ficou bom, deu certo, etc! Adorei seu blog e ja estou seguindo! Beijinhos!

    Ps- desculpe a falta de acentos!

    ResponderExcluir
  6. Ah, e pode ter certeza que cozinhar eh muito de "pegar" o jeito. Daqui a pouco vais estar manjando muito, e o mais legal eh que estamos sempre aprendendo e descobrindo coisas novas! :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Mari. E o carinho que tens com tudo aqui está nítido. Tens página do Cravo e Panela no Face? Avisa! Bjj

    ResponderExcluir
  8. Que show de receita!
    É de dar água na boca!!
    Quero muito experimentar!

    ResponderExcluir