domingo, 19 de agosto de 2012

Red Velvet Cupcakes


Red Velvet Cupcakes: Veludo vermelho mais na moda do que nunca!

Tempos atrás li na revista Veja que ovos, depois de muito tempo banidos da alta gastronomia, voltaram com mais força do que nunca. Acho interessante como certas comidas entram e saem de moda, como se houvesse algum ser superior ditando as novas tendências. Quem não lembra da febre do açaí no finzinho dos anos 90? Ou aqueles deliciosos cones recheados de maionese que toda festa bacana tinha nos anos 80/90? Lembro da comida chinesa estar super em alta nos anos 90, eu achava o máximo as caixinhas do China in Box. Tempos depois só se houvia falar em rúcula e tomate seco, muçarela de búfala, aí veio o sushi com tudo, depois temakis, macaroons e cupcakes. E o brigadeiro que nunca saiu de moda, tomou um banho de luxo e segue bombando em suas versões gourmets. Quem gosta de assuntos de dieta então, deve se perder no meio de tanta tendência: é chá verde, não calma, agora é chá branco, ração humana, óleo de coco entre tantos outros!

Um dos queridinhos do momento são as gracinhas cupcakes. Não sei ao certo quando viraram febre, mas de um dia pra outro estavam em todas as festas cools, em blogs de moda, pessoas postando no facebook...Qual o apelo dos cupcakes? São bolinhos, bem molhadinhos e fofinhos que desmancham na boca. Muita gente faz massa de bolo normal e poe nas pequenas forminhas e chamam de cupcake. Como são assados em forma pequena, os cupcakes tendem a ressecar muito no forno, por isso é importante ter uma boa receita de massa e jamais assar demais. Para acertar essa receita de Red Velvet Cupcake precisei testar três receitas diferentes, até achar essa, que simplesmente derrete na boca. Red Velvet significa veludo vermelho e o nome não poderia ser mais apropriado. Criado em Nova Iorque, no famoso Waldord Altoria Hotel, os bolinhos são luxo puro! De sabor de chocolate, adiciona-se corante vermelho pra dar a cor linda, e uma cobertura de cream cheese e baunilha que é a melhor cobertura que já comi na vida! Nada daquelas coberturas do tipo glacê super açucaradas: essa tem gosto de cheescake, é super cremosa e derrete na boca. Experimente logo, antes de todo mundo! Eu garanto que você ainda vai ouvir falar muito desse Veludo Vermelho!






RED VELVET CUPCAKES

Ingredientes (24 cupcakes):

  • 2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de manteiga a temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de chocolate ou cacau em pó (do Padre por exemplo)
  • 1 xícara de creme de leite fresco misturado com 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1/2 xícara de leite misturado com duas colheres de chá de suco de limão ou vinagre
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 2 colheres de sopa de corante vermelho

1) Em uma tigela, misture a farinha, o chocolate em pó, o bicarbonato e o sal. Reserve.
2) Bata o açúcar e a manteiga em velocidade média até que fique um creme fofo (uns 3-5 minutos)
3) Acrescente os ovos, um de cada vez e bata até que se incorpore  na massa, antes de adicionar o próximo
4) Acresce o leite, o creme de leite fresco, a baunilha e o corante. Bata por alguns segundos, até que a cor se incorpore na massa
5) Acrescente a misture de farinha, aos poucos, meia xícara por vez. Não bata demais. Massa batida demais fica dura.
6) Encha as forminhas (eu gosto de colocar forminhas de papel e assar as cupcakes nela. Asse por 20 minutos em forno preaquecido a 180 graus.

Para a cobertura de cream cheese

1 embalagem de cream cheese (225 gramas) a temperatura ambiente
1/2 xícara de manteiga a temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro

1) Bata todos os ingredientes em uma batedeira até que forme um creme homogeneo.
2) Espere os cupcakes esfriarem completamente e decore como preferir. Se não tiver um bico de confeitar, pode usar uma faca e apenas passar a cobertura generosamente nos bolinhos. 

18 comentários:

  1. Nana,
    De todas essas tendências só sigo aquelas da ração humana, linhaça, quinoa...faço cada vitamina mais horrível que a outra.
    Mas vendo essa foto linda me deu uma vontade de experimentar esse outro lado da moda culinária!!
    Vou ver se a Bruna topa a empreitada comigo, porque sozinha acho que vai ser desastre na certa!
    Outro dia queríamos fazer um bolo de pão de ló, recheado com doce de nozes e trufa: foi o caos. E olha que seguimos a receita da minha sogra tim tim por tim tim (só reduzimos o açúcar à metade, porque o que essas receitas pedem de açúcar é coisa de outro mundo!). Enfim, fizemos tudo com o maior amor e ele virou um solado. Essas experiências me desanimam. Resultado, a mamãe ficou sem bolo de aniversário.
    Daí que eu vejo o quanto é difícil, e você apresentar uns bolinhos desses é porque você é uma artista mesmo. Parabéns pelos seus dotes culinários,nana! queria ter um pouquinho deles!
    Quando eu arriscar a receita te conto!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Até eu que não tenho paixão por chocolate fiquei com água na boca!...

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de dizer que a foto está um desbunde!

    ResponderExcluir
  4. Lu querida, não desanime! Cozinha é um eterno aprendizado, e nem sempre as coisas dão certo de primeira. Entendo que possa ser frustrante, mas desistir na primeira tentativa não tem nada a ver, e não é nem um pouco sua cara! Não leu no post que demorei 3 receitas até chegar ao cupcake perfeito? Tudo bem que sou chata, os outros dois nao ficaram ruim, apenas não ficaram perfeitos! Mas não tem nada como assar um bolo para nossa mãezinha querida! É muito amor!

    Falando em tendências naturebas, eu descobri uma tal de semente Chia, já ouviu falar? Dá uma lida no google, comprei um pacotinho e vou experimentar! Parece que é a oitava maravilha do mundo, vamos ver! Depois te conto! E não se esqueça: nada de neura nem radicalismo! Alimentação saudável, 80%, mas merecemos 20% de abuso e malandragem, não concorda?? Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que espetáculo!
    Essa é a típica comida que se come primeiro com os olhos!
    Acho que não existe um mortal que não tenha vontade de experimentá-la assim que bater os olhos nela!

    ResponderExcluir
  6. Ficaram lindos, Mariana! O vermelho contrastando com o branco morno, quase creme, é o que mais me encanta nesses bolinhos!

    Acho que vou fazer pro meu aniversário, depois te conto! ;)

    ResponderExcluir
  7. faltou dizer qual a quantidade do iogurte...

    ResponderExcluir
  8. A massa ficou excelente, muito fofinha. Parabens! mas nao consegui o ponto da cobertura, ficou mole.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, que estranho. Vc tentou derreter o cream cheese no microondas ou estava apenas a temperatura ambiente? Se ficou mole demais, talvez na próxima vez deixe menos tempo fora da geladeira? Qual marca de cream cheese vc usou? Já fiz essa receita tantas vezes que fiquei triste de saber que não deu certo pra vc. O gosto ficou bom pelo menos? Me conta mais pra ver se consigo entender pq não deu certo..

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se essa cobertura de creem cheese não azeda ou tem q ficar sempre na geladeira pra nao derreter, devido a esse clima brasileiro.

    E outra, não seria melhor bater clara em neve junto com açucar e depois acrescentar manteiga, baunilha, leite.. essas coisas ??

    Vou fazer no final de semana e fiquei com essas duvidas.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Oi Talita!

    Que bom que vc vai fazer essa receita. Ela é ótima! Dependendo do clima da sua cidade pode deixar até dois dias fora da geladeira, mas se for quente (mais de 25 graus) melhor deixar na geladeira, mas a cobertura vai endurecer e a massa resseca um pouco. O legal seria fazer a receita para uma ocasião onde mais gente fosse comer, pra acabar com ela. Se não, passe a cobertura apenas nos bolinhos que vá comer naquele dia e guarde o resto na geladeira. a cobertura somente nos bolinhos que vai comer, e guardar o resto na geladeira pra passar nos bolinhos no dia seguinte.

    Acho que vc pode fazer a massa do bolo como falou, vou confessar que fazer bolos não é meu forte, e sempre sigo as receitas à risca. Fiz 3 receitas diferentes até chegar nessa que ficou perfeita, então recomendo seguir o passo a passo. Mas talvez não faça diferença sabe? Me conta como ficou depois que fizer?

    ResponderExcluir
  12. EU QUERO!! to sem batedeira da p fazer na mao?

    ResponderExcluir
  13. Se tiver a mão boa pra bater, acho que dá sim! O problema maior seria na hora de fazer a cobertura, recomendo um fuet e muito muque, pois é a batedeira que dá textura de veludo! beijos!! me conta se deu certo

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari ! Vi sua receita e achei super prática... Estou pensando em fazer para meu chá de bebê,mas estou com uma dúvida nessa parte da receita em que se colocam os ovos. Não entendi se é pra acrescentar o leite, creme de leite fresco.. entre um ovo e outro ou se é pra acrescentar antes de por o último.
    Desde já agradeço ! Bjks

    ResponderExcluir
  15. Oi Anônimo! Então,você primeiro acrescenta todos os ovos, e depois coloca o leite e creme de leite. Eu não entendo muito de confeitaria, então geralmente sigo as receitas à risca pra não ter problemas, mas não sei muito bem se a ordem dos fatores altera o produto..achei a ideia ótima para o seu chá de bebê, vai fazer o maior sucesso!! Depois me conta se deu certo! Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro fazer cupcakes,e agora quero testar essa gostosuuura.
    Aqui em casa adoramos fazer descobertas.Na maioria das vezes dá certo,mas de vez em quando...lá se vai uma receita inteira fora.
    Mas não é de desanimar.No final sempre tem um sabor diferente pra degustar...Huuummmm e esse vai ser o próximo.

    ResponderExcluir
  17. This iis my fігst tіme go tο ѕee at hdre аnd i аm rеally pleassant to
    read everthing at single place.

    Hеrе is my web pagе ... Superior Velvet

    ResponderExcluir
  18. Essa receita é MUITO BOA!!! Parabéns! :) Já fiz e vou refaze-la esse fds!

    ResponderExcluir