quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Salmão ao molho de maracujá



Com o verão bombando, fico procurando receitas e ideias para aproveitar a estação com pratos bem leves e tropicais. Adoro comer peixes, então pra fugir um pouco do delicioso e calórico peixe à milanesa e dar mais emoção a um peixe grelhado, procuro molhos leves e refrescantes. Comentei no último post que adoro aproveitar maracujá quando estou aqui, já que dificilmente o encontro nos EUA. Então pra mim, um prato quase obrigatório quando passo o verão aqui, é o clássico salmão ao molho de maracujá.

Esse prato é super elegante e acreditem: é muito fácil de fazer. Praticamente é como fazer um suco de maracujá e refogar na manteiga e cebola. A textura fica por conta da caramelização do açúcar e da maizena, usada pra engrossar.  Para não ter que grelhar os filés de salmão (pra mais de duas pessoas dá muito trabalho), uso o gratinador do forno. Incrível como sempre funciona, dá pra fazer vários ao mesmo tempo e a casa fica com menos cheiro de peixe. Assado convencionalmente também é uma opção, mas demora mais pra assar e não deixa a aparência dourada de um grelhado. Esse prato é um clássico para todos anotarem e adotarem de vez no cardápio:
SALMÃO AO MOLHO DE MARACUJÁ

Ingredientes (4 pessoas):

  • 4 filés de salmão
  • 1 maracujá
  • 1 copo de água
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de maizena
  • 1/2 xícara de cebola ralada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • cebolinha picada
  • 2 colheres de sopa de creme de leite (opcional)

1) Em uma assadeira, posicione os filés de salmão deixando um espaço de 2 cm entre eles. Tempere com sal e pimenta do reino. Regue com azeite de oliva. Na função gratinar do forno, espere ele ficar bem quente e coloque a travessa na prateleira mais alta. Asse de 5-7 minutos ou até que estejam dourados.
2) Bata o maracujá, a água e a maizena no liquidificador. Coe o suco e reserve
3) Derreta a manteiga e refogue a cebola com o açúcar até que esteja macia e levemente caramelizada. Adicione o suco de maracujá e mexa bem até que engrosse. Se estiver ralo, acrescente um pouco mais de maizena (sempre dissolva a maizena em um pouco de água antes de acrescentá-la a um molho quente).
4)Tempere com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo, coloque a cebolinha e o creme de leite.

PS- O creme de leite ajuda a controlar a acidez do molho, e o resultado é um molho mais suave e cremoso.

2 comentários:

  1. Estava louca por uma receita de molho de maracujá justamente para fazer um salmão que comprei semana passada.
    Chegou na hora certa! Adorei!

    ResponderExcluir