segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ovos Florentinos (Eggs Florentine)

Ovos Florentinos: pra um café da manhã bem italiano.

Eu demorei a gostar de ovos. Quando mais nova, não conseguia simpatizar com aquela meleca amarela nem aquele cheiro esquisitão da clara. E também tinha aquela história de que gema era uma bomba de colesterol, e o alarme todo me deixava menos interessada ainda. Ai aos pouquinhos fui dando uma chance pra omelete, e depois o ovo cozido da maionese, ovo frito com arroz feijao e depois descobri que a gema nem faz tão mal assim. Pelo contrário, ovos não são mais vilões e estão super bem cotados no mercado nutricional. Hoje em dia adoro ovos e até tenho que tomar cuidado pra não me exceder, já que como ovos quase todas as manhãs.

Quando tenho uma manhã tranquila, adoro sair dos ovos mexidos básico e preparar algo mais emocionante. Domingo passado fiz esses ovos florentinos pro brunch e amei o resultado. É basicamente um sanduíche aberto com tomates e manjericão e um ovo pochê coberto por um creme branco de espinafre e parmesão, dos deuses! Que tal fazer algo diferente no próximo fim de semana? Convide alguns amigos e divirta-se logo cedo com esse brunch delicioso e sirva com muita mimosa (espumante com suco de laranja) pra animar a festa!
OVOS FLORENTINOS

Ingredientes (2 pessoas):

  • 4 ovos
  • 4 xicaras de espinafre picado
  • 1/2 xicara de queijo parmesão ralado
  • 1 cebola picada
  • 1 colher de chá de noz moscada (de preferência ralado na hora)
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 2 dentes de alho amassados
  • 3 tomates sem semente picados em cubos
  • 2 colheres de sopa de manjericão picado
  • azeite de oliva, sal e pimenta do reino
  • 4 fatias de pão ciabatta, italiano ou de forma

1) Ovos: Cozinhe os ovos  usando esse método que ensinei aqui. Reserve
2) Tomate: Junte os tomates, com azeite de oliva, sal, pimenta e manjericão. Reserve
3) Molho branco: Refogue uma cebola por uns 4-5 minutos, acrescente o alho e o espinafre. Junte o creme de leite e deixe ferver por 5 minutos. Acerte o sal e pimenta do reino, adicione a noz moscada e o queijo parmesão. Reserve
4) Torradas: Coloque as torradas em uma assadeira, tempere com um pouco de azeite e pimenta do reino. Ponha no forno por uns 5 minutos em 180 graus pra que esquetem e fiquem levemente coradas.

Montagem: Em uma torrada, coloque uma pequena porção da saladinha de tomate, posicione um ovo sobre os tomates e regue com o molho branco. Sirva imediatamente.

PS- sugestão: se quiser uma versão mais leve do molho, use leite no lugar do creme de leite e engrosse o molho com um pouco de maizena ou farinha de trigo.

Um comentário:

  1. Muito bom Mary! Fiz aqui foi muito bem elogiado! Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir