terça-feira, 30 de julho de 2013

Massa Caseira



No post passado, contei da minha experiência preparando massa caseira. Já li tanto sobre o assunto e testei muitas receitas diferentes e enfim cheguei a essa, que me acertei bem. Se você já tem a máquina de fazer a massa, lápis na mão pra anotar a receita. Se não tem, eu não recomendo fazer, a não ser que você curta muito atividades manuais. No muque, exige muito trabalho braçal e agilidade. Uma vez fui inventar de fazer massa caseira sem ter a máquina e foi estressante e no fim nem ficou bom...

Nesse método, eu usei uma batedeira pra fazer o trabalho sujo inicial, que é combinar os ovos com a farinha. Massa caseira é só isso: farinha e ovos. Eu gosto de um fio de azeite pra deixar a massa mais macia e com um suave sabor de azeite. Eu coloco os ingredientes em uma batedeira e bato por 2 minutos até que tudo esteja combinado. Depois não tem jeito, tem que por a mão na massa. É importante trabalhar a massa na mão pra liberar o glúten da farinha e deixar a massa macia. Depois, passar a massa na máquina até que fique bem fina, e por último cortar. Você pode cortar manualmente ( em formato de parpadelle, maravilhoso!), pode deixar a massa quase inteira pra fazer lazanha ou raviolli, ou passar na máquina de corte pra fazer espaguete ou fettuccini. Se você tem filhos, chame as crianças pra participar pois eles vão amar! Se não, brinque sozinho, que a experiência também será super divertida. Se você pegar o jeito e curtir, mais divertido ainda é fazer massa de espinafre, beterraba, e começar a brincar com diferentes combinações. Se não quiser investir em uma máquina de massas, a melhor ideia é pedir emprestado de alguém que você conheça pra ver se você curte antes de comprar a sua.

MASSA CASEIRA

Ingredientes:
  • 300 gramas de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
1) Junte os ingredientes em uma batedeira e bata em velocidade média por dois minutos. Retire a massa da batedeira, polvilhe a superfície de trabalho com farinha de trigo e trabalhe a massa por um 5 minutos. É necessário por a mão na massa pra desenvolver bem o glúten da farinha e deixar a massa leve e macia. Se a massa estiver muito seca precisando de "liga", adicione uns pinguinhos de água até a textura da massa ficar correta.

2) Quando a massa estiver inteira (no começo ela é bem esfarelenta), faça uma bola com ela e corte em 4 partes. Abra a massa com a mão, um rolo de macarrão ou com uma garrafa de vinho antes de passar na máquina de massas.

3) Passe a massa  na máquina de massas na opção afinar, e vá passando até a massa ficar bem lisinha. Vá afinando até chegar na espessura desejada. Eu gosto de passar no número mais fino, pra massa ficar bem fina.

4) Escolha o corte (geralmente as máquinas vêm com as opções espaguete e talharim) e enrole a massa em ninhos, sempre usando farinha de trigo pra polvilhar.

5) Você pode cozinhar a massa imediatamente (leva cerca de 3-4 minutos) ou deixar a massa secando e usar mais tarde. Pra congelar, o melhor jeito é arranjar os ninhos em uma assadeira, congelar, e quando estiver congelado, transferir para um saco plástico. Assim ocupa menos espaço.


2 comentários:

  1. Mariana, olá!!!

    Coisa "buena", massa caseira, não?!

    Adoro muito!!!!

    Um abraço,
    Fábio.

    ResponderExcluir
  2. Bom demais né Fábio?? Vontade de fazer sempre :)

    ResponderExcluir