quinta-feira, 22 de maio de 2014

Frittata Colorida

Linda e colorida! 

Nesses tempos de sumiço, descobri muitos pratos gostosos que adicionei na minha rotina. Já não é de hoje que comento o quanto eu adoro ovos e que é só eu arrumar uma receita interessante, que já vai pro topo da minha lista infinita de receitas a provar. Claro que no dia a dia mantenho a comidinha simples, mas quando chega o fim de semana  fico animada pra testar coisas diferentes. Já mostrei para vocês como preparar uma omelete de forno divina aqui, e essa receita de frittata segue a mesma linha. Aliás, a frittata e a omelete só não são irmãs gêmeas porque vieram de mães diferentes. Enquanto a francesíssima omelete sempre deu pinta na casa de todo mundo, a frittata veio da Itália e ainda é menos comum nos lares brasileiros.

A frittata é basicamente uma omelete aberta e recheada,  finalizada no forno. O mais legal de tudo, é que dá pra fazer uma receita pra 4 pessoas em uma leva só e se sua frigideira puder ir ao forno, suja só uma panela. Melhor ainda, o recheio pode ser o que você tiver na geladeira! Dizem que foi pra isso que inventaram a frittata, o equivalente italiano do nosso também delicioso, mexidão. Como frittata soa mais elegante, chame os amigos pra experimentar a novidade, mas nem conte pra eles que está "limpando" a geladeira! Aproveite as sobras de legumes refogados, de frango, ou aquele pedacinho de bacon no fundo da geladeira e a lasca de queijo sumida na gaveta. Essa minha versão é uma opção vegetariana que além de acompanhar a tendência da alimentação saudável, é ótima pra esvaziar minha gaveta de legumes: vai pimentão vermelho, abobrinha, cebola e espinafre. Ainda ponho um queijo parmesão pra dar aquele tom italiano. Aproveitei que os tomates cerejas estavam super vermelhinhos e fiz uma salada com manjericão e calda de balsâmico para acompanhar.
Linda, colorida e saudável

FRITTATA COLORIDA

Ingredientes (4 pessoas):

  • 10 ovos
  • 1 cebola picada
  • 1 abobrinha em cubinhos 
  • 1 pimentao vermelho em cubinhos
  • 1 pimenta dedo de moça picada (opcional)
  • 1 maço de folhas de espinafre 
  • ervas frescas da sua preferência (usei cebolinha)
  • Queijo ralado a gosto (pode ser parmesão ou qualquer queijo que tiver disponível)
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou de oliva
  • pimenta do reino, sal e noz moscada
1) Em uma tigela, quebre os 10 ovos e gentimente mexa-os até que virem um líquido amarelo. Pode usar um fuet ou garfo. Tempere com sal, pimenta do reino e um pouco de noz moscada (gosto de ralar na hora, mas pode ser aquela que já vem moída). Coloque a erva de sua preferência e reserve (sugestões: tomilho, manjericão, salsinha, cebolinha).

2) Em uma frigideira grande que possa ir ao forno, esquente o óleo e refogue a cebola por uns 5 minutos até ficar macia e corada. Tempere com sal e pimenta. Coloque o pimentão vermelho, a pimenta dedo de moça e deixe murchar por uns 3 minutos. Acrescente a abobrinha e o espinafre e deixe refogando por mais 3-4 minutos. 

3) Em fogo baixo, acrescente a mistura de ovos na frigideira, e gentilmente incorpore-a ao refogado; mexa lentamente como se estivesse preparando ovos mexidos. Faça isso por 2 minutos enquanto o forno preaquece a 180 graus. Antes de colocar a fritatta no forno, alise com uma espátula pra ela ficar bonita. 

4) Cubra a frittata com o queijo de sua preferência, coloque no forno e termine de assar de 8-12 minutos, ou até que os ovos estejam firmes e o queijo derretido. 


3 comentários:

  1. Nana, que bom que vc voltou!!!
    Senti falta do blog e dessas receitas maravilhosas que estão na minha lista "de quero aprender um dia"!
    O que eu mais gosto é que além de originais e escolhidas e dedo suas receitas sempre vêm acompanhadas de um post bem escrito e caprichado ;)
    É ótimo ler cada uma delas
    Sucesso!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e suas receitas, parabéns (já estou te seguindo)

    Beijos de Portugal (Mariana)

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!

    Essa receita está com uma cara maravilhosaa!
    Amei seu blog, cada receita maravilhosa. Parabéns!
    Estou te seguindo.

    http://feitocomm.blogspot.com.br/

    Bjks

    ResponderExcluir